2

Você precisa entender suas finanças pessoais agora

113Pontos

hace 3 años

Curso de Finanças Pessoais
Curso de Finanças Pessoais

Curso de Finanças Pessoais

Aprenda as ferramentas básicas para controlar suas finanças. Saiba como planejar suas despesas e projetar seus recursos de maneira inteligente. Conheça as melhores dicas e algumas das bases para fazer investimentos no mercado de ações no Curso de Finanças Pessoais da Platzi.

“Se você quer mudar o mundo, comece arrumando sua cama!”

É isso aí. Se você quer ser verdadeiramente rico, precisa organizar suas finanças pessoais agora! Entender de finanças pessoais é simples e muda sua vida para sempre. Finanças pessoais vão bem além de simples organização.

rawpixel-252130-unsplash.jpg

O objetivo do nosso Curso de Finanças Pessoais da Platzi é Otimizar seu dinheiro. E … por que otimizar é diferente de organizar?

Otimizar significa tirar todo proveito possível. Por isso, otimizar suas finanças pessoais quer dizer que você vai aprender a extrair o melhor do seu dinheiro. Para que alcance este objetivo, te ensino 3 simples passos:

  • Organizar
  • Poupar
  • Investir

Assim, quero te introduzir no mundo dos investimentos e te ajudar nos primeiros passos. É por isso que nosso Curso de Finanças Pessoais é diferente de tudo que você já viu. Além disso, você aprende a traçar seu próprio planejamento.

Todo e qualquer planejamento financeiro deve ser personalizado a realidade de cada pessoa. Então, você deve ter um planejamento pessoal próprio. E quem melhor para traçar suas próprias metas do que você?

Por que você precisa organizar suas finanças?

O mundo mudou. O uso do crédito hoje é amplo.

Esse fato traz novas possibilidades: o mundo digital contribui para a expansão do uso do crédito, o dinheiro digital está mais presente que o dinheiro físico e o uso indiscriminado do crédito traz consequências.

O controle sobre seu próprio dinheiro é fundamental, senão criamos amplas possibilidades de pagamento e extrapolando o uso do crédito para o consumidor – uma maneira muito fácil de acumular dívidas cada vez mais rápido.

Enquanto isso, empresas de cartão de crédito, bancos e outras instituições financeiras inundam os consumidores com oportunidades de crédito que parecem maravilhosas à primeira vista.

Todo esse mundo de facilidades torna-se um belo convite para problemas financeiros. E a falta de compreensão financeira tem sido apontada como uma das principais razões por trás dos problemas de poupança e investimento enfrentados pelos consumidores.

O que afasta várias pessoas do próprio controle e da gestão de suas finanças pessoais é, na verdade, o simples fato de que dizer não a si mesmo é muito difícil.

Educação financeira e Finanças Pessoais

Podemos dizer que a educação financeira é o primeiro passo para a gestão financeira.

Infelizmente, a falta de educação financeira não é um problema apenas nas economias emergentes ou em desenvolvimento. O nível de alfabetização financeira varia de acordo com os níveis de educação e renda, o fato é: educação financeira é proporcionalmente ligada ao nível de educação geral.

Pessoas com mais horas de estudo tendem a se controlar e a se portar melhor financeiramente. É o que eu chamo de: “Não gaste para parecer rico; Economize para ser rico de verdade!”

Por que eu devo aprender sobre finanças pessoais?

1. Para controlar seu fluxo de caixa e entradas e saídas

É fundamental mensurar quanto dinheiro você ganha/gasta! Qualquer planejamento financeiro que você for traçar exige um certo nível de previsibilidade de receitas.

E você só consegue prever algo quando têm noção dos números. Por isso, você precisa controlar seus gastos e ganhos!

2. Planejamento

Se você consegue traçar um planejamento assertivo, quer dizer que você está apto a vislumbrar um horizonte de tempo mais longo. Ou seja: se você consegue planejar e alcançar, você pode aumentar suas metas e objetivo,s principalmente a longo prazo.

Quando falamos de metas financeiras, você precisa entender que números plausíveis e embasados devem ser considerados, e não um simples chute. Você não pode chutar que deseja ter 1 milhão de reais daqui um ano, sendo que ganha 5 mil por mês, num exemplo esdrúxulo.

A cada dia a expectativa de vida do ser humano eleva-se. Você está se preparando para sua aposentadoria? Que tal deixar seu futuro em suas mãos e não depender de nenhuma reforma da previdência?

Pois é. De fato, o planejamento financeiro a longo prazo é o que te dá uma velhice tranquila e próspera. Comece a traçar seus planos para a aposentadoria.

Investir seu dinheiro NÃO é uma opção

Cada dia mais, você, consumidora/consumidor é mais exposto ao mercado e às escolhas financeiras e de investimentos, dentre elas, há vários produtos de investimento e poupança: bancos, cooperativas de crédito, firmas de corretagem, seguradoras, empresas de cartão de crédito, companhias hipotecárias, planejadores financeiros e outras empresas de serviços financeiros.

william-iven-8514-unsplash.jpg

Aprender sobre finanças é o primeiro passo para realizar boas escolhas e para rentabilizar seu dinheiro. E poupar é bem diferente de investi, você sabia?

Poupar é só o primeiro passo para investir, e investir multiplica EXPONENCIALMENTE seu dinheiro poupado. De fato, a diferença é absurda, principalmente a longo prazo, entre um poupador e um investidor.

Por isso, se você quer ser rico de verdade, precisa saber investir e gerar uma excelente fonte de renda passiva. Esse é outro dos nossos objetivos no Curso de Finanças Pessoais da Platzi, te ensinar a gerar fontes de renda passiva.

A alfabetização financeira é crucial para ajudar os consumidores a economizar o suficiente para fornecer renda adequada, não apenas na aposentadoria, mas ao longo da vida, evitando altos níveis de dívida que podem resultar em inadimplência e até falência.

No final, qual é a melhor opção?

Se você deseja organizar suas finanças pessoais; sair do vermelho; gerenciar seu próprio patrimônio; otimizar sua renda e daí investir para garantir seu futuro, então esse curso é para você!

Muito além de organizar suas finanças, meu objetivo aqui é te deixar rico de verdade. Mas não se engane: é bem fácil aprender e assimilar o que vou te ensinar, o que é difícil é colocar em prática, porque requer uma disciplina de aço e uma vontade maior ainda.

Por isso eu quero te ajudar fornecendo, além do aprendizado correto, ferramentas para facilitar sua vida. Vamos, desde a primeira aula, moldar e construir uma planilha de finanças pessoais totalmente personalizada às suas necessidades.

Eu não vou te entregar uma planilha e pedir que preencha. Não. O que vai acontecer é que você vai montá-la, colocando em prática tudo que aprendeu durante o curso e de acordo com sua realidade e necessidades.

Vejo você no curso!

Curso de Finanças Pessoais
Curso de Finanças Pessoais

Curso de Finanças Pessoais

Aprenda as ferramentas básicas para controlar suas finanças. Saiba como planejar suas despesas e projetar seus recursos de maneira inteligente. Conheça as melhores dicas e algumas das bases para fazer investimentos no mercado de ações no Curso de Finanças Pessoais da Platzi.
Luis
Luis
Escreva o seu comentário
+ 2