Você precisa entender suas finanças pessoais agora

“Se você quer mudar o mundo, comece arrumando sua cama!”

É isso aí. Se você quer ser verdadeiramente rico, precisa organizar suas finanças pessoais agora! Entender de finanças pessoais é simples e muda sua vida para sempre. Finanças pessoais vão bem além de simples organização.

rawpixel-252130-unsplash.jpg

O objetivo do nosso Curso de Finanças Pessoais da Platzi é Otimizar seu dinheiro. E … por que otimizar é diferente de organizar?

Otimizar significa tirar todo proveito possível. Por isso, otimizar suas finanças pessoais quer dizer que você vai aprender a extrair o melhor do seu dinheiro. Para que alcance este objetivo, te ensino 3 simples passos:

  • Organizar
  • Poupar
  • Investir

Assim, quero te introduzir no mundo dos investimentos e te ajudar nos primeiros passos. É por isso que nosso Curso de Finanças Pessoais é diferente de tudo que você já viu. Além disso, você aprende a traçar seu próprio planejamento.

Todo e qualquer planejamento financeiro deve ser personalizado a realidade de cada pessoa. Então, você deve ter um planejamento pessoal próprio. E quem melhor para traçar suas próprias metas do que você?

Por que você precisa organizar suas finanças?

O mundo mudou. O uso do crédito hoje é amplo.

Esse fato traz novas possibilidades: o mundo digital contribui para a expansão do uso do crédito, o dinheiro digital está mais presente que o dinheiro físico e o uso indiscriminado do crédito traz consequências.

O controle sobre seu próprio dinheiro é fundamental, senão criamos amplas possibilidades de pagamento e extrapolando o uso do crédito para o consumidor – uma maneira muito fácil de acumular dívidas cada vez mais rápido.

Enquanto isso, empresas de cartão de crédito, bancos e outras instituições financeiras inundam os consumidores com oportunidades de crédito que parecem maravilhosas à primeira vista.

Todo esse mundo de facilidades torna-se um belo convite para problemas financeiros. E a falta de compreensão financeira tem sido apontada como uma das principais razões por trás dos problemas de poupança e investimento enfrentados pelos consumidores.

O que afasta várias pessoas do próprio controle e da gestão de suas finanças pessoais é, na verdade, o simples fato de que dizer não a si mesmo é muito difícil.

Educação financeira e Finanças Pessoais

Podemos dizer que a educação financeira é o primeiro passo para a gestão financeira.

Infelizmente, a falta de educação financeira não é um problema apenas nas economias emergentes ou em desenvolvimento. O nível de alfabetização financeira varia de acordo com os níveis de educação e renda, o fato é: educação financeira é proporcionalmente ligada ao nível de educação geral.

Pessoas com mais horas de estudo tendem a se controlar e a se portar melhor financeiramente. É o que eu chamo de: “Não gaste para parecer rico; Economize para ser rico de verdade!”

Por que eu devo aprender sobre finanças pessoais?

1. Para controlar seu fluxo de caixa e entradas e saídas

É fundamental mensurar quanto dinheiro você ganha/gasta! Qualquer planejamento financeiro que você for traçar exige um certo nível de previsibilidade de receitas.

E você só consegue prever algo quando têm noção dos números. Por isso, você precisa controlar seus gastos e ganhos!

2. Planejamento

Se você consegue traçar um planejamento assertivo, quer dizer que você está apto a vislumbrar um horizonte de tempo mais longo. Ou seja: se você consegue planejar e alcançar, você pode aumentar suas metas e objetivo,s principalmente a longo prazo.

Quando falamos de metas financeiras, você precisa entender que números plausíveis e embasados devem ser considerados, e não um simples chute. Você não pode chutar que deseja ter 1 milhão de reais daqui um ano, sendo que ganha 5 mil por mês, num exemplo esdrúxulo.

A cada dia a expectativa de vida do ser humano eleva-se. Você está se preparando para sua aposentadoria? Que tal deixar seu futuro em suas mãos e não depender de nenhuma reforma da previdência?

Pois é. De fato, o planejamento financeiro a longo prazo é o que te dá uma velhice tranquila e próspera. Comece a traçar seus planos para a aposentadoria.

Investir seu dinheiro NÃO é uma opção

Cada dia mais, você, consumidora/consumidor é mais exposto ao mercado e às escolhas financeiras e de investimentos, dentre elas, há vários produtos de investimento e poupança: bancos, cooperativas de crédito, firmas de corretagem, seguradoras, empresas de cartão de crédito, companhias hipotecárias, planejadores financeiros e outras empresas de serviços financeiros.

william-iven-8514-unsplash.jpg

Aprender sobre finanças é o primeiro passo para realizar boas escolhas e para rentabilizar seu dinheiro. E poupar é bem diferente de investi, você sabia?

Poupar é só o primeiro passo para investir, e investir multiplica EXPONENCIALMENTE seu dinheiro poupado. De fato, a diferença é absurda, principalmente a longo prazo, entre um poupador e um investidor.

Por isso, se você quer ser rico de verdade, precisa saber investir e gerar uma excelente fonte de renda passiva. Esse é outro dos nossos objetivos no Curso de Finanças Pessoais da Platzi, te ensinar a gerar fontes de renda passiva.

A alfabetização financeira é crucial para ajudar os consumidores a economizar o suficiente para fornecer renda adequada, não apenas na aposentadoria, mas ao longo da vida, evitando altos níveis de dívida que podem resultar em inadimplência e até falência.

No final, qual é a melhor opção?

Se você deseja organizar suas finanças pessoais; sair do vermelho; gerenciar seu próprio patrimônio; otimizar sua renda e daí investir para garantir seu futuro, então esse curso é para você!

Muito além de organizar suas finanças, meu objetivo aqui é te deixar rico de verdade. Mas não se engane: é bem fácil aprender e assimilar o que vou te ensinar, o que é difícil é colocar em prática, porque requer uma disciplina de aço e uma vontade maior ainda.

Por isso eu quero te ajudar fornecendo, além do aprendizado correto, ferramentas para facilitar sua vida. Vamos, desde a primeira aula, moldar e construir uma planilha de finanças pessoais totalmente personalizada às suas necessidades.

Eu não vou te entregar uma planilha e pedir que preencha. Não. O que vai acontecer é que você vai montá-la, colocando em prática tudo que aprendeu durante o curso e de acordo com sua realidade e necessidades.

Vejo você no curso!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que