2

Você é mais empreendedor do que pensa

87Pontos

hace 2 años

Curso de Internacionalização de Startups
Curso de Internacionalização de Startups

Curso de Internacionalização de Startups

Alcance novos países, abra mercados e melhore a competitividade de sua startup. Aprenda a selecionar os mercados em que seu produto pode ter sucesso, crie planos de adaptação financeira, legal e comercial para o seu negócio e acelere o crescimento de sua startup com a Platzi.

Ideias movem o mundo. Transformam vidas. Facilitam nosso dia-a-dia. Talvez você não conseguisse me ler hoje se Robert Khan e Vint Cerf não tivessem juntos pensado em desenvolver algo que hoje ia ser conhecido por internet. Você consegue imaginar como seria nossa vida se, quando você estivesse com fome, Martin Cooper não tivesse tido a ideia de inventar o telefone celular e Guilherme, Patrick, Felipe e Simone não tivessem desenvolvido o iFood, para que você pudesse facilmente ter uma comida gostosa entregue na porta de sua casa?

Talvez você não tivesse parado para pensar nisso ainda, porém mesmo assim, essa realidade parece bem distante de você. Esses grandes marcos da inovação só foram possíveis porque grandes inventores estiveram por trás deles. Mas, em que essas pessoas são diferentes de você? Será que elas nasceram predestinadas a serem grandes e você não é tão especial? Não é bem assim.

daria-nepriakhina-474036-unsplash.jpg

É fato que existe algo que chamamos de veia empreendedora, uma predisposição a, de alguma maneira, desenvolver uma ideia pequena em algo que dê frutos e perpetue em um meio. As ideias são inerentes dos seres humanos, ou você não consegue lembrar daquela ideia que você teve de fazer algo de uma maneira diferente e que hoje aquilo facilita sua vida de alguma forma? Essas ideias que você teve estão vindo à mente agora, não é?

Então… minhas ideias são empreendimentos?

Depende de você. Só você é capaz de permitir que essa ideia não seja apenas um pensamento, amadurecê-las e transformá-las em algo maior e de grande importância. Você precisa se perguntar questões como:

  • Essa ideia é possível? O que é necessário para realizá-la?
  • Essa ideia é relevante? De que maneira ela melhora minha vida e dos outros?
  • Essa ideia é interessante? Outras pessoas ficariam estimuladas ao conhecê-la?
  • Essa ideia é monetizável? Existe uma maneira que eu possa lucrar com ela?

Se a resposta para alguma dessas perguntas é sim, você já tem um começo! O empreendedorismo nasce aí, do momento em que você emprega na sua ideia tempo, conhecimento e esforço para que ela cresça de maneira que ela não apenas floresça, mas que dê frutos, que podem vir em forma de lucro financeiro e abertura para outras ideias.

riccardo-annandale-140624-unsplash.jpg

O empreendedorismo nasce aí, do momento em que você emprega na sua ideia tempo, conhecimento e esforço para que ela cresça

Ainda não sei como isso é possível…

Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:

- Conhecimento é poder: há inúmeros artigos, vídeos, aulas e palestras disponíveis em plataformas, pagas ou gratuitas, que podem te conceder ferramentas para te auxiliar a estruturar planos de desenvolvimento para suas ideias. A Platzi é uma delas! 😃

- O meio influencia: procure adentrar ambientes que sejam férteis e que fortaleçam suas ideias. Universidades, fóruns e encontros de empreendedorismo podem ser alguns dos lugares onde você conheça aquela pessoa que acredite na sua ideia, acrescente algo a ela e esteja disposta a desenvolvê-la junto com você.

- Não tem dinheiro? Isso não é problema: muitos dos fundadores das grandes empresas da atualidade começaram com poucas quantias de dinheiro, algumas nasceram como pequenas empresas locais, crescendo e se desenvolvendo até estarem presentes no mundo todo. E se sua ideia for boa e inovadora o suficiente, chamará logo a atenção de pessoas que invistam em você, acelerando o desenvolvimento dessa ideia.

- Não deixe as idéias escaparem: quantas empresas não nasceriam se as pessoas dessem real importância àqueles pensamentos aparentemente irrelevantes que as ocorrem em momentos aleatórios do dia, mas que se pensados de maneira analítica e detalhista, poderiam resultar em algo grande? Tome nota daquela ideia bacana que você teve e depois sente com calma para pensar sobre ela.

E se minha ideia for realmente genial?

Quem sabe sua ideia realmente tem potencial para mudar o mundo? Você tem a capacidade de causar impacto positivo na vida das pessoas, basta dar o primeiro passo. Já pensou se sua ideia resulta em uma startup internacional?!

Meu nome é Clécius e eu sou o professor do Curso de Internacionalização de Startups da Platzi. Eu venho te convidar a conferir o nosso curso porque ele pode ter aquele insight* que você precisa para colocar a mão na massa e levar sua ideia para o próximo nível. O que está esperando? Te vejo lá! 😉

*Insight: A capacidade de obter um entendimento preciso e profundamente intuitivo sobre algo ou alguém.

Curso de Internacionalização de Startups
Curso de Internacionalização de Startups

Curso de Internacionalização de Startups

Alcance novos países, abra mercados e melhore a competitividade de sua startup. Aprenda a selecionar os mercados em que seu produto pode ter sucesso, crie planos de adaptação financeira, legal e comercial para o seu negócio e acelere o crescimento de sua startup com a Platzi.
Clécius
Clécius
cleciusb

87Pontos

hace 2 años

Todas as suas entradas
Escreva o seu comentário
+ 2