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Você conhece as métricas-chave da sua startup?

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hace un año

Startup Academy by Platzi
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Aprenda com os fundadores das principais startups brasileiras a tirar sua ideia do papel e transformá-la em uma startup unicórnio. Startup Academy by Platzi é um curso online e gratuito que te ensina todos os conceitos envolvidos na criação, gestão e fundraising de uma startup.

Se você tem uma startup, trabalha em uma ou é entusiasta do marketing, deve saber o que são as tais métricas-chave. Mas se não souber, vamos aqui te explicar e te apresentar algumas!

Em algum momento - espero que muito cedo! -, você vai perceber que é importante saber algumas informações sobre sua startup para que você possa tomar algumas decisões mais assertivas lá na frente.

Bom, mas o que isso tem a ver com métricas?

As métricas vão te dar essas informações! Se você precisa conseguir mais usuários ou clientes da sua startup, por exemplo, é importante calcular quanto você vai gastar para conquistar um número x de novos usuários.

Ou, talvez, você queira saber se seus clientes estão satisfeitos com o que sua startup oferece. Quem sabe até ter noção de quantos clientes sua startup perdeu no último mês!

A verdade é que você pode querer saber uma infinidade de informações e para isso, vai buscar entender quais indicadores são essenciais para obter tais dados.

Métricas mais conhecidas e usadas

Para um mar de informações, existe um oceano de métricas. Vamos conhecer algumas que se destacam por trazer informações importantes para diversos tipos de empresas:

  • NPS (Net Promoter Score)

É uma métrica muito conhecida porque nos indica a satisfação dos clientes/usuários em relação ao produto ou serviço oferecido por sua startup. É uma métrica tão versátil que, na verdade, pode ser aplicada em diversos cenários.

É também muito simples para seu cliente, que deve avaliar, numa escala de 0 a 10, o quanto ele recomendaria sua startup para um amigo. Quanto mais respostas você tiver e quanto mais leais forem os seus clientes no momento da avaliação, mais fiel será o resultado e mais assertiva será a decisão que você irá tomar baseada no NPS.

Como é uma escala, a ideia é que para cada intervalo, os clientes sejam identificados como promotores, detratores ou neutros. Você pode pensar assim, por exemplo:

0 - 6: não pretendem voltar a ser cliente e não falam bem da sua startup|
7 - 8: apesar de fazer uso do produto/serviço da sua startup, não é um entusiasta da mesma|
9 - 10: são clientes fieis e falam bem da sua startup em público|

  • Churn ou churn rate

É uma métrica que vai te informar quantos clientes/usuários deixaram de utilizar o serviço ou produto oferecido por sua startup, em determinado período de tempo. Dessa forma, se muitos clientes desistiram de voltar a fazer negócio com sua startup, ela apresentará um churn rate alto. Essa é uma métrica que, quanto menor for o número indicado, melhor para sua startup!

  • CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

A sigla é quase auto-explicativa, mas, por que não explicar? Essa métrica te informa quanto você gasta para conseguir um novo cliente. Para te dar um valor fiel, é importante considerar aqui todos os investimentos feitos em Marketing (físico e digital), vendas e demais setores que focam na aquisição de novos clientes. Tendo esse valor, só é preciso dividir pela quantidade de novos clientes adquiridos. Lembre-se, é necessário que você estabeleça um período para avaliar o CAC, isto é, se você somar os investimentos para obter novos clientes no período de 2 meses, deve dividir pelo número de novos clientes adquiridos nesses 2 meses medidos!

  • LTV (Lifetime Value)

Já pensou saber quanto um cliente rende para sua startup durante todo o tempo em que ele se mantém cliente? É isso que o lifetime value vai te dizer!

A forma mais eficiente é usar essa métrica para analisar todos os clientes (e não um por um, individualmente), assim você vai saber a média de valor gasto e o tempo de permanência deles. O cálculo é simples: é a razão entre o valor gasto e o período de tempo que permenecem como clientes. A partir dessa métrica você pode analisar se seu produto ou serviço precisa de ajustes: seja de qualidade, seja de preço ou outro fator, mas que façam seus clientes desistirem de procurar outra startup agora.

Ufa!

Foi muito assunto, né? E se eu te contar que existem várias outras métricas que vão te dar informações que podem ser essenciais para o seu tipo de startup?

Agora que você já conhece algumas métricas, quer utilizar todas em sua startup, né? Aproveita e dá uma olhada na aula sobre Métricas-chave e nas demais aulas do nosso curso Startup Academy! Ele é gratuito e os professores são fundadores de startups brasileiras de sucesso!

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Fernanda
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