Você conhece as métricas-chave da sua startup?

Se você tem uma startup, trabalha em uma ou é entusiasta do marketing, deve saber o que são as tais métricas-chave. Mas se não souber, vamos aqui te explicar e te apresentar algumas!

Em algum momento – espero que muito cedo! -, você vai perceber que é importante saber algumas informações sobre sua startup para que você possa tomar algumas decisões mais assertivas lá na frente.

Bom, mas o que isso tem a ver com métricas?

As métricas vão te dar essas informações! Se você precisa conseguir mais usuários ou clientes da sua startup, por exemplo, é importante calcular quanto você vai gastar para conquistar um número x de novos usuários.

Ou, talvez, você queira saber se seus clientes estão satisfeitos com o que sua startup oferece. Quem sabe até ter noção de quantos clientes sua startup perdeu no último mês!

A verdade é que você pode querer saber uma infinidade de informações e para isso, vai buscar entender quais indicadores são essenciais para obter tais dados.

Métricas mais conhecidas e usadas

Para um mar de informações, existe um oceano de métricas. Vamos conhecer algumas que se destacam por trazer informações importantes para diversos tipos de empresas:

  • NPS (Net Promoter Score)

É uma métrica muito conhecida porque nos indica a satisfação dos clientes/usuários em relação ao produto ou serviço oferecido por sua startup. É uma métrica tão versátil que, na verdade, pode ser aplicada em diversos cenários.

É também muito simples para seu cliente, que deve avaliar, numa escala de 0 a 10, o quanto ele recomendaria sua startup para um amigo. Quanto mais respostas você tiver e quanto mais leais forem os seus clientes no momento da avaliação, mais fiel será o resultado e mais assertiva será a decisão que você irá tomar baseada no NPS.

Como é uma escala, a ideia é que para cada intervalo, os clientes sejam identificados como promotores, detratores ou neutros. Você pode pensar assim, por exemplo:

0 – 6: não pretendem voltar a ser cliente e não falam bem da sua startup|
7 – 8: apesar de fazer uso do produto/serviço da sua startup, não é um entusiasta da mesma|
9 – 10: são clientes fieis e falam bem da sua startup em público|

  • Churn ou churn rate

É uma métrica que vai te informar quantos clientes/usuários deixaram de utilizar o serviço ou produto oferecido por sua startup, em determinado período de tempo. Dessa forma, se muitos clientes desistiram de voltar a fazer negócio com sua startup, ela apresentará um churn rate alto. Essa é uma métrica que, quanto menor for o número indicado, melhor para sua startup!

  • CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

A sigla é quase auto-explicativa, mas, por que não explicar? Essa métrica te informa quanto você gasta para conseguir um novo cliente. Para te dar um valor fiel, é importante considerar aqui todos os investimentos feitos em Marketing (físico e digital), vendas e demais setores que focam na aquisição de novos clientes. Tendo esse valor, só é preciso dividir pela quantidade de novos clientes adquiridos. Lembre-se, é necessário que você estabeleça um período para avaliar o CAC, isto é, se você somar os investimentos para obter novos clientes no período de 2 meses, deve dividir pelo número de novos clientes adquiridos nesses 2 meses medidos!

  • LTV (Lifetime Value)

Já pensou saber quanto um cliente rende para sua startup durante todo o tempo em que ele se mantém cliente? É isso que o lifetime value vai te dizer!

A forma mais eficiente é usar essa métrica para analisar todos os clientes (e não um por um, individualmente), assim você vai saber a média de valor gasto e o tempo de permanência deles. O cálculo é simples: é a razão entre o valor gasto e o período de tempo que permenecem como clientes. A partir dessa métrica você pode analisar se seu produto ou serviço precisa de ajustes: seja de qualidade, seja de preço ou outro fator, mas que façam seus clientes desistirem de procurar outra startup agora.

Ufa!

Foi muito assunto, né? E se eu te contar que existem várias outras métricas que vão te dar informações que podem ser essenciais para o seu tipo de startup?

Agora que você já conhece algumas métricas, quer utilizar todas em sua startup, né? Aproveita e dá uma olhada na aula sobre Métricas-chave e nas demais aulas do nosso curso Startup Academy! Ele é gratuito e os professores são fundadores de startups brasileiras de sucesso!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que