Vender é uma história com final de conto de fadas

Sonia Ardila @soniaardila1, é cientista de dados e Data Storyteller, professora épica da Platzi. A Sonia combina a estatística, matemática, dados e histórias para comunicar resultados aos seus clientes. Este é o resumo da sua palestra em PlatziTalks.

Vender não é fácil: requer talento, empatia e, muitas vezes,capacidade de persuasão, mas isso você já sabia. O que provavelmente não sabe é que existem recursos de comunicação assertiva que, em conjunto com a aplicação de algumas dicas, são infalíveis na hora de vender.

Portanto, não importa se o seu objetivo é vender um carro ou um pouco de areia no deserto, se você souber como usá-la, a ferramenta de storytelling é muito poderosa e capaz de te ajudar a alcançar os seus objetivos comerciais. Para aprender como usá-la, leia o seguinte post.

Quando apresentamos um app a um cliente, por exemplo, mais importante que a linguagem de programação é a linguagem de comunicação.

Como funciona? Bem, deve-se encontrar o lado empático do discurso de venda. Assim, se eu quiser vender um app que permite organizar a agenda e o estilo de vida dos usuários, certamente o meu discurso não deve ser sobre a parte técnica do app, mas sobre as vantagens incríveis que ele pode representar na vida dos usuários.

Conte histórias

Claro, nem sempre o nosso produto é fácil de abordar em um discurso, então podemos usar as histórias para nos ajudar a levar nossos usuário ao ponto em que queremos. O storytelling é tão eficaz porque toma proveito da busca das emoções para empatizar com o usuário. O storytelling é sobre vender histórias.

Por que gostamos de histórias? Quando ouvimos uma história, nossos cérebros se sincronizam: isto se chama acoplamento neural, que é uma descarga de dopamina, o que, no final das contas, se traduz em uma sensação de bem-estar e prazer.

¿Como contar dados com storytelling?

Para montar uma história, devemos ter um princípio, um meio e um fim. Você lembra das partes dos contos? É o mesmo princípio aplicado no storytelling.

Estas são as fases:

  • Apresentação ou dados: não há história sem contexto. Para começar, devemos conhecer e explorar os dados para avaliar o comportamento dos usuários. Os dados são o conteúdo, mas a forma de apresentar os dados nos dá o contexto da história.

  • O conflito: pense nas características do seu produto e nos sentimentos que você quer despertar nos usuários quando pensem no que você vende. Para defini-lo, você só precisa responder uma pergunta: “quais sentimentos você quer despertar no seu público?”

  • A reviravolta: existe um dado que não se comporta como os outros. Se trata de um plus que faz com que o seu produto seja único.

  • A solução: é o momento em que você alcança o seu objetivo. A conclusão natural da história deve ser que a melhor solução ao problema é, justamente, o produto ou serviço que estamos tentando vender. No geral, o ápice de empatia do discurso se concentra neste ponto. O fim ideal tem um call to action, que não é outra coisa além de uma convite direto para adquirir o produto.

Portanto, o storytelling é uma ferramenta que permite vender produtos ou serviços através de histórias que gerem empatia com os usuários. Devemos conhecer o que vendemos para criar histórias incríveis que nos ajudem com o processo. Para isto, utilizamos a criação de uma história com começo, meio e, obviamente, um grand finale que não é outro senão a venda.

Agora que você conhece a utilidade do storytelling para a sua empresa ou empreendimento, que tal fazer o curso para conseguir vendas com final de conto de fadas?

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que