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Quais são as vantagens e desvantagens do e-commerce?

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hace 4 meses

Curso de Marketing para E-commerce
Curso de Marketing para E-commerce

Curso de Marketing para E-commerce

Quão efetivo em vendas é seu e-commerce? Neste curso te ajudaremos a desenvolver uma estratégia sólida de marketing digital para seu e-commerce, para que você pode implementar boas práticas que vão gerar mais visitas ao seu site, mais conversões e mais retorno ao investimento.

2020 será mundialmente lembrado como o ano da pandemia mas, para muitos negócios, também será o ano em que decidiram apostar em um e-commerce ou comércio eletrônico.

No ano passado, o comércio eletrônico cresceu uma média de 230% na América Latina. Isso trouxe a migração de muitos negócios tradicionais a esse novo modelo aproveitando as vantagens incalculáveis mas também alguns desvantagens que vale a pena levar em conta.

O que é o comércio eletrônico ou e-commerce?

É um modelo de negócios no qual se baseia na compra e venda de produtos ou serviços através da internet. Seja em redes sociais, sites, aplicativos ou marketplace. Conheça mais sobre o que é comércio eletrônico.

É um setor em constante crescimento, por exemplo no caso do México, o comércio eletrônico cresceu cerca de 11 milhões de dólares em 2018 e se converteu no segundo país com mais vendas em varejo na América Latina, de acordo com a Statista.

Neste ponto é importante que você já tenha planejado a possibilidade de criar uma loja online e que por isso se pergunte sobre quais vantagens e desvantagens tem o comércio eletrônico. O que ele pode acrescentar a sua empresa? Quais são os benefícios do e-commerce? O que traz contra?

É normal fazer tais perguntas quando estamos em um caminho desconhecido pra gente ou nossa empresa. Por isso, decidimos te apresentar os prós e contras do comércio eletrônico.

Vantagens do comércio eletrônico

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Vamos começar por definir as vantagens que uma loja online ou e-commerce pode trazer para você ou sua empresa:

Análise de dados

De lançar campanhas de marketing ou na investigação do comportamento dos usuários em nosso site, nos dá a possibilidade de sempre adequar uma estratégia. As métricas nos ajudam a melhorar, ajustar ou a continuar com aquilo que funciona e eliminar aquilo que não.

Informação do usuário

Um dos elementos que existe a favor do e-commerce é a informação que podemos ter de nossos clientes. O processo de compra e venda pela internet nos dá a possibilidade de obter informação dos padrões de consumo deles, suas necessidades ou preferência, entre outros dados que nos ajuda a ter um panorama claro para diferentes estratégias de marketing.

Menos gastos de operação

Se você está começando ou se sua empresa é pequena, pode iniciar sem grandes contratações de pessoas, sem a necessidade de um espaço físico de trabalho, custo de empregados, entre outros. Uma das alternativas do e-commerce é o dropshipping, então no começo você nem precisa ter um estoque de seus produtos num armazém.

Maior alcance

Você não está limitado a um espaço geográfico, até onde podem chegar seus produtos e serviços é uma decisão da sua empresa. A internet permite derrubar essas fronteiras e pensar grande.

Possibilidades de vendas 24/7

Ao ter uma loja online e ao automatizar os processos, não existe um horário ou dia em que você não possa vender. A qualquer hora e em qualquer momento os usuários poderão entrar no seu e-commerce e se quiserem, fazer uma compra.

Não requer muito investimento

Se você tem uma pequena ou média empresa, ou se você está começando seu empreendimento, o comércio eletrônico é uma excelente alternativa, já que ter permite começar sem a necessidade de grandes investimentos. Você pode economizar todos os custos que um espaço físico, serviços, armazenamento ou funcionários geram. Isso não quer dizer que eventualmente você não vai precisar, mas de início isso é um ponto a favor.

Desvantagens do comércio eletrônico

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Por outro lado, também estão aqueles fatores negativos de montar uma loja online:

Desconfiança

Para muitas pessoas, os sites, aplicaticos e redes sociais não são um lugar seguro para comprar. Então, existe um setor que não ultrapassou a linha da desconfiança da internet e, portanto, também do comércio eletrônico.

Fraudes eletrônicos

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Com o crescimento do comércio eletrônico, as opções de fraudes digitais também cresceram, um ponto pelo qual muitas empresas temem ingressar no setor, pelos custos que isso pode significar, por exemplo, com os estornos. Da mesma forma, produzem desconfiança nos usuários como mencionamos. Essa ameaça latente deve ser contra-atacada com uma preocupação contínua com a segurança dos usuários e a implementação de segurança que minimize qualquer tipo de risco.

Alta concorrência

Cada dia existem mais comércios eletrônicos, mais buscas por produtos e serviços similares e que você pode oferecer, então aí encontramos uma alta concorrência.

Inacessível para alguns setores

Dependemos completamente de dispositivos e da internet para que o e-commerce funcione. Enquanto forem inacessíveis para alguns setores, não alcançaremos todos os usuários.

Impossibilidade de conhecer o produto físico

Quanto à experiência da compra, há pessoas que valorizam muito conhecer o produto ou a atenção cara a cara, então é um ponto negativo para uma loja online quando comparada ao comércio tradicional.

Logísitca de entregas

Sobretudo quando está começando, é complicado as opções de envios, desde os custos até encontrar um bom serviço de envio de produtos, já que se não conseguir isso é uma das principais razões pelas quais os usuários podem deixar más avaliações ou pedir estornos.

Se colocamos isso na balança, sabemos que apesar dos pontos negativos, o comércio eletrônico tem excelentes opções quanto ao crescimento e rentabilidade da sua empresa. Desenvolva as estratégias de marketing do seu comércio eletrônico com o Curso de Marketing para E-commerce. É hora de vender!

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Geraldinne
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