O Community Manager é a voz da marca nas redes sociais: é o primeiro contato dos usuários. Seu papel é chave para converter e, principalmente, fidelizar.
Seu papel, particularmente em 2020, se tornou muito relevante. Por quê? Pela dinâmica atípica que estamos vivendo: milhões de pessoas em confinamento em suas casas, o que aumentou consideravelmente o uso de redes sociais, segundo a Análise Global de Comscore.
Instagram e Facebook são as redes sociais com maior crescimento durante a pandemia, principalmente na América Latina, Europa e Ásia, de acordo com a organização digital.
Por isso, a maior presença de internautas nas plataformas sociais gera maior interação com as marcas. Será que elas estão preparadas para enfrentar a digitalização acelerada que estamos enfrentando? Será que elas têm equipe responsável pelas mídias sociais suficientemente treinada?
É aí que o papel de Community Manager cresce: tanto em expectativas quanto em habilidades e desafios. Surge, então, uma oportunidade para se capacitar e seguir atualizado no mercado, mas como?
Diana Reyes, professora da Platzi, e Diana Páez, Social Media Manager também da Platzi, concordam que se trata de uma época de oportunidade se o que você quer é encontrar trabalho na gestão das redes sociais, compartilhando os seguintes conselhos:
1. Melhore seu CV
Ele é sua carta de apresentação. Você deve se preocupar principalmente com:
2. Cuide se sua marca pessoal
Por quê? Porque você é Community Manager de suas próprias redes sociais! E qualquer coisa que você publique no Twitter ou LinkedIn, por exemplo, pode te impulsionar ou te destruir.
Conselho: melhore seu nível de relacionamento com as pessoas. Como? Com o Curso de Marca Pessoal.
3. Desenvolva ainda mais suas habilidades
Não se trata apenas de gerenciar plataformas digitais, **mas também melhorar cada dia mais sua experiência nelas e nível de habilidades. Além disso, se adaptar às circunstancias atuais:
4. Prepare-se para os desafios que já existem (e aqueles que estão por vir)
5. Razões para ser rachaç[email protected] a uma função de Community Manager
Trata-se de algo que pode passar, e é preciso se preparar:
Se você se interessa em ser Community Manager, lembre-se que você pode fazer o curso ensinado por Rafael Kiso, para que você continue aprendendo tudo o que é necessário e se converta em alguém incrível. Ser CM pode abrir portas para muitas oportunidades de trabalho dentro do Marketing e Publicidade Digital.
Se você é Community Manager e tem alguns conselhos que você gostaria de compartilhar com os demais estudantes da Platzi, sinta-se livre para compartilhá-los nos comentários. Adoraríamos ler e aprender com todos. 💪