Como conseguir trabalho como Community Manager em 2020?

O Community Manager é a voz da marca nas redes sociais: é o primeiro contato dos usuários. Seu papel é chave para converter e, principalmente, fidelizar.

Seu papel, particularmente em 2020, se tornou muito relevante. Por quê? Pela dinâmica atípica que estamos vivendo: milhões de pessoas em confinamento em suas casas, o que aumentou consideravelmente o uso de redes sociais, segundo a Análise Global de Comscore.

Instagram e Facebook são as redes sociais com maior crescimento durante a pandemia, principalmente na América Latina, Europa e Ásia, de acordo com a organização digital.

Por isso, a maior presença de internautas nas plataformas sociais gera maior interação com as marcas. Será que elas estão preparadas para enfrentar a digitalização acelerada que estamos enfrentando? Será que elas têm equipe responsável pelas mídias sociais suficientemente treinada?

É aí que o papel de Community Manager cresce: tanto em expectativas quanto em habilidades e desafios. Surge, então, uma oportunidade para se capacitar e seguir atualizado no mercado, mas como?
enter image description here

Cinco conselhos para encontrar trabalho como Community Manager

Diana Reyes, professora da Platzi, e Diana Páez, Social Media Manager também da Platzi, concordam que se trata de uma época de oportunidade se o que você quer é encontrar trabalho na gestão das redes sociais, compartilhando os seguintes conselhos:

1. Melhore seu CV

Ele é sua carta de apresentação. Você deve se preocupar principalmente com:

  • A ortografia.
  • Destacar o que você alcançou (muito importante).
  • Liste suas habilidades: em que você é bom? Em que você tem mais experiência?
  • Descrever as ferramentas que domina, por exemplo, Hootsuite ou Facebook Business Manager.

2. Cuide se sua marca pessoal

Por quê? Porque você é Community Manager de suas próprias redes sociais! E qualquer coisa que você publique no Twitter ou LinkedIn, por exemplo, pode te impulsionar ou te destruir.

  • Procure um CV vivo em suas redes sociais de acordo com seus gostos, experiências e histórias.
  • Com a possibilidade e experimentar e dar vida aos projetos e iniciativas.
  • Onde seja possível conhecer sua voz e suas nuances.

Conselho: melhore seu nível de relacionamento com as pessoas. Como? Com o Curso de Marca Pessoal.

3. Desenvolva ainda mais suas habilidades

Não se trata apenas de gerenciar plataformas digitais, **mas também melhorar cada dia mais sua experiência nelas e nível de habilidades. Além disso, se adaptar às circunstancias atuais:

  • Aprenda a escutar (literalmente). Não robotize as conversas: humanize-as.
  • Mostre empatia: os usuários buscam isso, reciprocidade, e você será o primeiro filtro que eles terão com a marca (e talvez o único).
  • Curiosidade: indague, pergunte, questione tudo, não tenha vergonha de perguntar.
  • Preste atenção ao detalhes: básico e talvez uma habilidade que te ajudará a melhorar seu fluxo de trabalho.

4. Prepare-se para os desafios que já existem (e aqueles que estão por vir)

  • Se você está buscando trabalho preste atenção nas empresas emergentes ou que precisam se digitalizar (Tecnologia e Saúde encabeçam a lista).
  • Prepare-se para o Serviço ao Cliente. Como? Conhecendo em que plataformas estão os usuários e como interagem lá. Assim, você pode se aproximar deles e criar uma relação.
  • Gere conteúdo nativo: aquilo que se consume nas redes sociais sem sair delas, por exemplo, os vídeos e infográficos, além dos stories.
  • Co-crie: ou, em outras palavras, aprenda a trabalhar em equipe. A posição de Community Manager é multidisciplinar e se fortalece da habilidade e visão de outros papeis, como o de Designers Gráficos.

5. Razões para ser rachaç[email protected] a uma função de Community Manager

Trata-se de algo que pode passar, e é preciso se preparar:

  • Seu perfil não se enquadra com o da empresa: e não se desamine, pelo contrário, peça feedback para detectar suas fortalezas e fraquezas.
  • Você não tem os conhecimentos técnicos para o cargo: isto é, seu perfil não está focado no que eles precisam, talvez seja necessário Community Manager com especialização em Tecnologia ou Política. O convite, neste caso, é continuar aprendendo.
  • Sua atitude não foi a melhor: e com isso, não me refiro que você foi [email protected], mas talvez [email protected] e não com suas palavras, mas com sua expressão corporal. É preciso cuidar do que nosso corpo comunica durante uma entrevista de emprego.
  • Seu CV não nos convenceu: e com esse ponto encerro minha intenção com esse post, se seu CV não é sincero nem reflete suas habilidades e fortalezas, você não terá êxito.

Se você se interessa em ser Community Manager, lembre-se que você pode fazer o curso ensinado por Rafael Kiso, para que você continue aprendendo tudo o que é necessário e se converta em alguém incrível. Ser CM pode abrir portas para muitas oportunidades de trabalho dentro do Marketing e Publicidade Digital.

Se você é Community Manager e tem alguns conselhos que você gostaria de compartilhar com os demais estudantes da Platzi, sinta-se livre para compartilhá-los nos comentários. Adoraríamos ler e aprender com todos. �

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que