O Community Manager é a voz da marca nas redes sociais: é o primeiro contato dos usuários. Seu papel é chave para converter e, principalmente, fidelizar.
Seu papel, particularmente em 2020, se tornou muito relevante. Por quê? Pela dinâmica atípica que estamos vivendo: milhões de pessoas em confinamento em suas casas, o que aumentou consideravelmente o uso de redes sociais, segundo a Análise Global de Comscore.
Instagram e Facebook são as redes sociais com maior crescimento durante a pandemia, principalmente na América Latina, Europa e Ásia, de acordo com a organização digital.
Por isso, a maior presença de internautas nas plataformas sociais gera maior interação com as marcas. Será que elas estão preparadas para enfrentar a digitalização acelerada que estamos enfrentando? Será que elas têm equipe responsável pelas mídias sociais suficientemente treinada?
É aí que o papel de Community Manager cresce: tanto em expectativas quanto em habilidades e desafios. Surge, então, uma oportunidade para se capacitar e seguir atualizado no mercado, mas como?
Cinco conselhos para encontrar trabalho como Community Manager
Diana Reyes, professora da Platzi, e Diana Páez, Social Media Manager também da Platzi, concordam que se trata de uma época de oportunidade se o que você quer é encontrar trabalho na gestão das redes sociais, compartilhando os seguintes conselhos:
1. Melhore seu CV
Ele é sua carta de apresentação. Você deve se preocupar principalmente com:
- A ortografia.
- Destacar o que você alcançou (muito importante).
- Liste suas habilidades: em que você é bom? Em que você tem mais experiência?
- Descrever as ferramentas que domina, por exemplo, Hootsuite ou Facebook Business Manager.
2. Cuide se sua marca pessoal
Por quê? Porque você é Community Manager de suas próprias redes sociais! E qualquer coisa que você publique no Twitter ou LinkedIn, por exemplo, pode te impulsionar ou te destruir.
- Procure um CV vivo em suas redes sociais de acordo com seus gostos, experiências e histórias.
- Com a possibilidade e experimentar e dar vida aos projetos e iniciativas.
- Onde seja possível conhecer sua voz e suas nuances.
Conselho: melhore seu nível de relacionamento com as pessoas. Como? Com o Curso de Marca Pessoal.
3. Desenvolva ainda mais suas habilidades
Não se trata apenas de gerenciar plataformas digitais, **mas também melhorar cada dia mais sua experiência nelas e nível de habilidades. Além disso, se adaptar às circunstancias atuais:
- Aprenda a escutar (literalmente). Não robotize as conversas: humanize-as.
- Mostre empatia: os usuários buscam isso, reciprocidade, e você será o primeiro filtro que eles terão com a marca (e talvez o único).
- Curiosidade: indague, pergunte, questione tudo, não tenha vergonha de perguntar.
- Preste atenção ao detalhes: básico e talvez uma habilidade que te ajudará a melhorar seu fluxo de trabalho.
4. Prepare-se para os desafios que já existem (e aqueles que estão por vir)
- Se você está buscando trabalho preste atenção nas empresas emergentes ou que precisam se digitalizar (Tecnologia e Saúde encabeçam a lista).
- Prepare-se para o Serviço ao Cliente. Como? Conhecendo em que plataformas estão os usuários e como interagem lá. Assim, você pode se aproximar deles e criar uma relação.
- Gere conteúdo nativo: aquilo que se consume nas redes sociais sem sair delas, por exemplo, os vídeos e infográficos, além dos stories.
- Co-crie: ou, em outras palavras, aprenda a trabalhar em equipe. A posição de Community Manager é multidisciplinar e se fortalece da habilidade e visão de outros papeis, como o de Designers Gráficos.
5. Razões para ser rachaç[email protected] a uma função de Community Manager
Trata-se de algo que pode passar, e é preciso se preparar:
- Seu perfil não se enquadra com o da empresa: e não se desamine, pelo contrário, peça feedback para detectar suas fortalezas e fraquezas.
- Você não tem os conhecimentos técnicos para o cargo: isto é, seu perfil não está focado no que eles precisam, talvez seja necessário Community Manager com especialização em Tecnologia ou Política. O convite, neste caso, é continuar aprendendo.
- Sua atitude não foi a melhor: e com isso, não me refiro que você foi [email protected], mas talvez [email protected] e não com suas palavras, mas com sua expressão corporal. É preciso cuidar do que nosso corpo comunica durante uma entrevista de emprego.
- Seu CV não nos convenceu: e com esse ponto encerro minha intenção com esse post, se seu CV não é sincero nem reflete suas habilidades e fortalezas, você não terá êxito.
Se você se interessa em ser Community Manager, lembre-se que você pode fazer o curso ensinado por Rafael Kiso, para que você continue aprendendo tudo o que é necessário e se converta em alguém incrível. Ser CM pode abrir portas para muitas oportunidades de trabalho dentro do Marketing e Publicidade Digital.
Se você é Community Manager e tem alguns conselhos que você gostaria de compartilhar com os demais estudantes da Platzi, sinta-se livre para compartilhá-los nos comentários. Adoraríamos ler e aprender com todos. �