Tudo o que você precisa saber sobre o Startup Academy by Platzi

Sim, é isso mesmo! Nós lançaremos em março um curso livre e 100% gratuito na área de empreendedorismo tecnológico, o Startup Academy.

Com um índice de quase 20% dos estudantes da Platzi abrindo suas próprias empresas ao cncluírem seus estudos, nossos fundadores Freddy Vega e Christian Van Der Henst decidiram assumir a responsabilidade de orientar estes novos empreendedores em sua brava jornada. ******

Conhecendo o ciclo de vida das startups

Em se falando de empreendedorismo tecnológico, não é segredo para ninguém que a tarefa de manter uma startup funcionando é difícil, terminando na maioria das vezes em fracasso.

O ciclo de vida de uma startup geralmente começa com uma boa ideia. Aliás, será que a ideia que você tem é mesmo boa? É possível testar antes de dar um grande passo e lançar este empreendimento?

Além disso, ter uma boa ideia é apenas 0,0001% do que você precisa fazer para se tornar um empreendedor de alto impacto.
Depois de ter a ideia, é preciso lançá-la, criar seu MVP (produto mínimo viável) definido pela capacidade de criar uma primeira versão do seu produto de forma rápida e barata, para que você possa ir ao mercado e obter feedback e insights. Também é preciso encontrar seus primeiros clientes com poucos recursos financeiros. Trata-se de encontrar o famoso equilíbrio product/market fit antes que você possa começar a crescer.

Aliás, como você definiria product/market fit? Quais são os indicadores de que você alcançou este equilíbrio? Este período de testes pode ser muito longo, e quanto mais demora, mais escassos se tornam os seus recursos. O caminho não é bem definido, então você precisa experimentar, aprender, iterar e começar de novo. Este é o momento difícil do vale da morte. Normalmente muito mais árido e difícil em mercados emergentes do que em países desenvolvidos e confortáveis como os Estados Unidos ou a minha terra natal, a Suíça.

Eventualmente, você vai superar este desafio e então se deparará com um novo: Crescer, escalar. É importante ter claro qual é o lugar que você deseja alcançar, qual caminho você deve testar e priorizar. Na linguagem das startups, trata-se de definir seus Objetivos, seus Key Results – juntos chamados OKRs. É hora de definir quais são as principais métricas a serem rastreadas de acordo com o seu negócio. Na Platzi, por exemplo, nós acompanhamos o número de alunos ativos mensalmente.

Crescer também exige que seu time cresça. Qual é o perfil de profissional que você quer ter dentro da sua startup? Como atrair os talentos certos? E talvez um dos maiores desafios de todos: estabelecer a cultura da organização. Você já pensou sobre a cultura da sua empresa? Quais valores são importantes para sua companhia?

Crescer é muito mais complexo do que pensamos. Existem muitas estratégias para se chegar lá: lançamento de novos produtos, internacionalização, como a Easy Taxi fez, ou criação de nova estrutura de indústria. Um exemplo disso pode ser a fusão da Yellow & Grin no Brasil para criar um ecossistema de micro mobilidade mais eficiente e democrático.

Todos esses passos devem ser tomados com cuidado, mas com rapidez, para respeitar a dinâmica e sobreviver. Você precisará de mais um pouco de combustível. Você deve arrecadar dinheiro – como o Liftit, que em menos de um ano havia levantado 14 milhões de dólares? Ou será que se tornar um rei das vendas poderia salvá-lo da árdua tarefa de encontrar e gerenciar investidores?

A principal razão pela qual estamos produzindo este curso é: fundar e escalar uma startup é trabalho DURO. E se você está se perguntando se estamos apenas reproduzindo um discurso genérico, lembre-se de que nós também somos empreendedores e, há alguns anos, fomos uma startup recém-nascida na América Latina. Nós passamos por tudo isso e sabemos do que estamos falando.

Com fundadores brasileiros de startups de destaque

Melhor do que ter aula com um professor universitário, nós trazemos para você professores com experiência: Bruna Guimarães, co-fundadora da Gupy, Brian Requarth do Viva Real or Gustavo Gorenstein da bxblue, só para citar alguns exemplos.

Qual é o formato?

A Startup Academy é composta por 20 aulas de no máximo 10 minutos que tratam da escolha de uma boa ideia até sua expansão. Cada aula é dada por um fundador de uma startup de sucesso.
Lançaremos 2 aulas todas as quintas-feiras. Você é livre para organizar seu tempo e assistir as aulas no melhor momento para você.

Nosso time estará presente o tempo inteiro para responder suas dúvidas. Você pode falar conosco a qualquer momento em [email protected]. Ou você pode usar o nosso fórum interativo durante o curso.

O curso foi feito para você?

Este curso foi feito para você se:

  • Você tem uma startup em estágio incipiente. Além de conteúdo relevante para você e seu time, você encontrará uma comunidade de professores e alunos com quem poderá trocar experiências;

  • Quer aprender de gente que já fez o que você está tentando fazer agora;

  • Quer criar uma startup e quer saber mais sobre a montanha-russa que espera por você;

  • Quer construir network;

  • Trabalha em uma aceleradora e quer aprofundar seu conhecimento;

  • Simplesmente ama inovação e o universo das startups.

Inscreva-se aqui

Você ainda tem dúvidas? Fale conosco em [email protected]

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que