Sim, é isso mesmo! Nós lançaremos em março um curso livre e 100% gratuito na área de empreendedorismo tecnológico, o Startup Academy.
Com um índice de quase 20% dos estudantes da Platzi abrindo suas próprias empresas ao cncluírem seus estudos, nossos fundadores Freddy Vega e Christian Van Der Henst decidiram assumir a responsabilidade de orientar estes novos empreendedores em sua brava jornada. ******
Conhecendo o ciclo de vida das startups
Em se falando de empreendedorismo tecnológico, não é segredo para ninguém que a tarefa de manter uma startup funcionando é difícil, terminando na maioria das vezes em fracasso.
O ciclo de vida de uma startup geralmente começa com uma boa ideia. Aliás, será que a ideia que você tem é mesmo boa? É possível testar antes de dar um grande passo e lançar este empreendimento?
Além disso, ter uma boa ideia é apenas 0,0001% do que você precisa fazer para se tornar um empreendedor de alto impacto.
Depois de ter a ideia, é preciso lançá-la, criar seu MVP (produto mínimo viável) definido pela capacidade de criar uma primeira versão do seu produto de forma rápida e barata, para que você possa ir ao mercado e obter feedback e insights. Também é preciso encontrar seus primeiros clientes com poucos recursos financeiros. Trata-se de encontrar o famoso equilíbrio product/market fit antes que você possa começar a crescer.
Aliás, como você definiria product/market fit? Quais são os indicadores de que você alcançou este equilíbrio? Este período de testes pode ser muito longo, e quanto mais demora, mais escassos se tornam os seus recursos. O caminho não é bem definido, então você precisa experimentar, aprender, iterar e começar de novo. Este é o momento difícil do vale da morte. Normalmente muito mais árido e difícil em mercados emergentes do que em países desenvolvidos e confortáveis como os Estados Unidos ou a minha terra natal, a Suíça.
Eventualmente, você vai superar este desafio e então se deparará com um novo: Crescer, escalar. É importante ter claro qual é o lugar que você deseja alcançar, qual caminho você deve testar e priorizar. Na linguagem das startups, trata-se de definir seus Objetivos, seus Key Results – juntos chamados OKRs. É hora de definir quais são as principais métricas a serem rastreadas de acordo com o seu negócio. Na Platzi, por exemplo, nós acompanhamos o número de alunos ativos mensalmente.
Crescer também exige que seu time cresça. Qual é o perfil de profissional que você quer ter dentro da sua startup? Como atrair os talentos certos? E talvez um dos maiores desafios de todos: estabelecer a cultura da organização. Você já pensou sobre a cultura da sua empresa? Quais valores são importantes para sua companhia?
Crescer é muito mais complexo do que pensamos. Existem muitas estratégias para se chegar lá: lançamento de novos produtos, internacionalização, como a Easy Taxi fez, ou criação de nova estrutura de indústria. Um exemplo disso pode ser a fusão da Yellow & Grin no Brasil para criar um ecossistema de micro mobilidade mais eficiente e democrático.
Todos esses passos devem ser tomados com cuidado, mas com rapidez, para respeitar a dinâmica e sobreviver. Você precisará de mais um pouco de combustível. Você deve arrecadar dinheiro – como o Liftit, que em menos de um ano havia levantado 14 milhões de dólares? Ou será que se tornar um rei das vendas poderia salvá-lo da árdua tarefa de encontrar e gerenciar investidores?
A principal razão pela qual estamos produzindo este curso é: fundar e escalar uma startup é trabalho DURO. E se você está se perguntando se estamos apenas reproduzindo um discurso genérico, lembre-se de que nós também somos empreendedores e, há alguns anos, fomos uma startup recém-nascida na América Latina. Nós passamos por tudo isso e sabemos do que estamos falando.
Com fundadores brasileiros de startups de destaque
Melhor do que ter aula com um professor universitário, nós trazemos para você professores com experiência: Bruna Guimarães, co-fundadora da Gupy, Brian Requarth do Viva Real or Gustavo Gorenstein da bxblue, só para citar alguns exemplos.
Qual é o formato?
A Startup Academy é composta por 20 aulas de no máximo 10 minutos que tratam da escolha de uma boa ideia até sua expansão. Cada aula é dada por um fundador de uma startup de sucesso.
Lançaremos 2 aulas todas as quintas-feiras. Você é livre para organizar seu tempo e assistir as aulas no melhor momento para você.
Nosso time estará presente o tempo inteiro para responder suas dúvidas. Você pode falar conosco a qualquer momento em [email protected]. Ou você pode usar o nosso fórum interativo durante o curso.
O curso foi feito para você?
Este curso foi feito para você se:
-
Você tem uma startup em estágio incipiente. Além de conteúdo relevante para você e seu time, você encontrará uma comunidade de professores e alunos com quem poderá trocar experiências;
-
Quer aprender de gente que já fez o que você está tentando fazer agora;
-
Quer criar uma startup e quer saber mais sobre a montanha-russa que espera por você;
-
Quer construir network;
-
Trabalha em uma aceleradora e quer aprofundar seu conhecimento;
-
Simplesmente ama inovação e o universo das startups.
Inscreva-se aqui
Você ainda tem dúvidas? Fale conosco em [email protected]