Ser líder no mundo empreendedor

Estão em destaque, na crista da onda. O mundo empreendedor na América Latina ganhou uma posição de destaque. Os empreendedores passam das ideias aos negócios, alguns sobrevivem, outros ficam pelo caminho e se reinventam.

Entre os que sobrevivem, alguns decolam, o negócio cresce por resposta do mercado e esforço de sua gente. A liderança se estressa, porque, no final das contas, as oportunidades para seguir crescendo estão nos resultados que as pessoas obtêm e as que, potencialmente, podem subir no barco. Esses resultados tem a ver, primeiramente, com agradar aos clientes, que são a razão de ser do empreendimento.


Se sobreviver não é simples, permanecer e crescer significativamente requer um esforço superlativo. O negócio funciona e isso os encoraja. É a hora de aprender a maneira de dirigir uma empresa com outra lógica: mais foco em liderar as pessoas, em compartilhar um propósito, em assegurar-se que toda a equipe entende e executa os processos com excelência.

Como liderar estas organizações, que enfrentam a novos desafios, novos cenários e dinâmicas de mudança exponencial?

Vejamos um exemplo:

Existe uma empresa uruguaia com clientes no Silicon Valley e que não para de crescer. Suas equipes participaram de várias conferências de capacitação em liderança. O que gerou mais resultados foram as ferramentas que lhes permitiram co-construir, compartilhar os objetivos com a equipe, os conceitos e as técnicas que os ajudam a ser uma empresa de alto desempenho: uma empresa sustentável que gera resultados para agora e para o futuro.

Quando se chega a determinados níveis de crescimento, é necessário mudar muito. A mudança tem a ver com o descarte de hábitos que funcionaram para ser o que hoje são. Mas mudar é difícil, duro e, às vezes, traumático. Façamos as seguintes perguntas:

• É necessário revisar a nossa estratégia?
• Nós definimos a cultura que queremos e quais valores promover nas tomadas de decisão?
• Temos que modificar a estrutura?
• É precisa reformular os processos?
• Nossos chefes sabem liderar?
• Como vamos adquirir as habilidade que nos faltam?
• Temos um método para identificar os futuros líderes para futuras posições?
• Temos um plano para desenvolvê-los?

Por exemplo, ter metas da equipe e não só individuais nutre a co-responsabilidade e isso alimenta a sinergia e a colaboração. Alinhe os esforços. Estar atento ao desenvolvimento das pessoas da equipe é uma das outras chaves. Gere satisfação com o trabalho e, definitivamente, como que cada um conquista para o cliente, os acionistas, a equipe e para si mesmo.


Se alguém me perguntasse durante o café: qual analgésico a minha empresa tem que tomar para que se transforme e cresça minimizando as dores do crescimento? Poderia dizer: “um comprimido cujos componentes são: uma cultura organizacional de equipe onde está claro o propósito final, o da sua equipe e seus objetivos pessoais. O complemento da pílula é deixar claro -todos- os valores essenciais”. “Ah! E quem são os médicos que prescrevem e acompanham o tratamento?”. “São todos os líderes que conseguem, a partir de uma visão, fazer que as coisas se realizem por meio das pessoas”.

Curso de Liderança Organizacional na Platzi

O primeiro passo para começar o caminho da liderança é identificar e potencializar as suas habilidades, redefinir as limitações e focar as suas ações no alcance de metas. Conheça os diferentes tipos de líderes e se transforme num modelo para a sua equipe.

Traduzido do blog em espanhol: https://platzi.com/blog/liderazgo-mundo-emprendedor-latinoamerica/

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que