Em 2018, mais de 50% do tráfego da web foi gerado através de dispositivos móveis, por isso vale a pena conferir seu site para ter certeza de que sua estrutura e conteúdo estão otimizados para serem consultados com um celular, um tablet ou qualquer outro dispositivo que você pode carregar na palma da sua mão.
O que é SEO para celular?
SEO para dispositivos móveis é o conjunto de otimizações que você pode aplicar ao seu site ou aplicativo da web para se posicionar melhor nos resultados da pesquisa que aparecem depois de fazer uma consulta em um dispositivo móvel. As estratégias de SEO mobile estão muito ligadas ao SEO comum, pois os usuários que querem encontrar negócios ou fazer compras locais costumam fazê-lo através de seus celulares ou tablets, enquanto caminham ou dirigem.
Como fazer SEO para celular?
A primeira e mais importante coisa a fazer com o SEO móvel é garantir que seu site tenha uma estrutura projetada para dispositivos móveis. Boas práticas de desenvolvimento web estão totalmente relacionadas a isso e, em princípio, não se trata do conteúdo, mas da forma.
Se você já tem um site criado há algum tempo, pode usar esta ferramenta do Google para verificar se ele está otimizado para dispositivos móveis. Lá, você também pode ver o relatório Mobile Usability e se aprofundar um pouco mais nas melhorias que você pode fazer no seu website com o Search Console, um conjunto de recursos do Google que permite monitorar a indexação de páginas do seu site, seu desempenho e visibilidade.
Primeiro design móvel e responsivo
Se você pretende criar um site ou ter um que foi feito há vários anos, o mais aconselhável em termos de SEO para dispositivos móveis é usar a metodologia Mobile First, que implica que o design e o desenvolvimento web sejam concebidos como se o site fosse consultado através de dispositivos móveis. O Google dá prioridade a páginas com uma versão móvel em sua indexação.
Responsive Design é uma configuração que permite que você crie seu site com o mesmo código HTML e modificar o processamento da página com CSS para adaptá-la ao maior número de telas possíveis. Você provavelmente já viu isso ao visitar uma página no seu celular ou tablet, a URL que normalmente é www.website.com muda para m.website.com. Isso acontece porque talvez o site www.website.com não tenha sido projetada para ser acessada por um telefone celular, então o site teve que criar outra página para essa finalidade.
O mencionado acima é certamente uma maneira de resolver o fato de que seus usuários podem encontrá-lo em uma versão para celular. No entanto, pense no que isso significa: em termos de tráfego, o website tem duas URLs diferentes, por isso suas métricas são divididas e o posicionamento, em geral, pode ser afetado em termos de relevância e até mesmo de conteúdo duplicado, o que nos leva a um segundo problema, que são os recursos que o site requer para manter dois sites em vez de um.
Tempo de carregamento e desempenho em consultas de dispositivos móveis
O SEO está sempre relacionado à experiência dos usuários dentro do seu site. Nesse sentido um dos fatores mais importantes é o tempo que leva para carregar o seu conteúdo e, desde julho 2018 Google anunciou o Speed Update, como um ponto-chave do SEO móvel.
Você pode usar o PageSpeed Insights para verificar a velocidade do seu site e as formas de melhoria que você pode implementar. Lá você pode verificar os tempos de carregamento nas versões para dispositivos móveis e computadores, assim como um diagnóstico do desempenho de seu site e ações que você pode tomar.
Se você fizer a revisão do seu site e ir para a parte das auditorias aprovadas, você encontrará uma lista de boas práticas que são levadas em conta no SEO móvel. Formatos de imagens e vídeo, compactação de texto, redirecionamento e redução de arquivos CSS e recursos JavaScript são alguns dos exemplos que você encontrará nesta seção.
Recomendações para o seu site ser indexado com os padrões de SEO para dispositivos móveis:
- Se você for criar um site a partir do zero, escolha Design responsivo como o padrão de design.
- Evite bloquear partes do seu site com o arquivo robots.txt. Se você usar o design responsivo, o algoritmo do Google poderá detectá-lo ao fazer o rastreamento.
- Certifique-se de otimizar seu site para ter baixos tempos de carregamento e bom desempenho.
- Evite o uso de janelas pop-up.
- Se você tiver uma versão móvel como a de Website (m.website.com):
- Certifique-se de que ambas as versões ofereçam o mesmo conteúdo e tenham os memos dados estruturados.
- Teste ambas versões com o Google Analytics e Search Console para monitorar o comportamento de usuários e métricas.
- Tenha certeza de que o arquivo robots.txt contem o mesmo sitemap em ambas versões.
- Utilize o atributo canonical para canalizar o tráfego à URL original do seu site, mantendo a versão móvel. Vocês só precisa acrescentar estas linhas ao header do código da sua página principal:
E pode também acrescentar versões em outros idiomas, caso tenha:
https://m.sitioweb.com/en/”> https://m.sitioweb.com/es/”>