Se você tem uma empresa ou um site, você pode garantir que as pessoas te encontrem usando SEO, Search Engine Optimization. Com SEO local, você pode levar essas otimizações para o próximo nível e aumentar a visibilidade de seus negócios no mercado local onde você se encontra.
O que é SEO local?
O SEO local é um conjunto de técnicas para melhorar o seu posicionamento em mecanismos de buscas, para que você apareça nos primeiros resultados de pesquisa do Google, com foco no público local. Isso inclui ações simples, como incluir nomes de cidades ou áreas específicas em suas palavras-chave, registrar o seu negócio em Google My Business e até receber e gerenciar reviews de redes sociais.
Google Snack Pack
Quando uma busca local é feita, como “cafeteria em Curitiba”, o Google fornece um tipo de resposta em uma caixa como a de imagem, o que é conhecido como Google Snack Pack, Local 3 Pack ou Google 3 Pack. O que aparece na caixa são os três primeiros resultados, que por estarem nesse formato receberão mais cliques e consequentemente mais visitas.
Para aparecer nestes resultados, devem ser aplicadas várias táticas de SEO, como ter backlinks suficiente (outros sites que apontam para o seu), uma boa quantidade de reviews e boa classificação, conteúdos altamente relevantes e as palavras-chave que você usa no seu website. Na verdade, não existe truque além de ter um bom SEO, pois no final os sites que aparecem no Snack Pack são aqueles que ocupam as três primeiras posições nos resultados da busca.
SEO local e SEO para celular
A maioria das pesquisas locais é feita com um dispositivo móvel. É por isso que é importante otimizar seu website para esse tipo de dispositivo. As versões para computador são difíceis de usar em celulares ou tablets, portanto, o tempo de uma visita a um site que não é otimizado para celular pode ser muito baixo em relação a um que atenda a essas condições.
Em termos técnicos, uma página web otimizada para celular terá uma taxa de rejeição menor, consequentemente, terá um melhor posicionamento nos resultados da pesquisa.
Existem outras opções para implementar um website que atenda a diferentes dispositivos, como publicações dinâmicas ou URLs independentes. Estes não são tão recomendáveis, pois, na primeira, é gerado um código HTML diferente para cada dispositivo e, na segunda, se redireciona para uma página correspondente. Embora o Google não discrimine nenhuma dessas técnicas, a verdade é que, se a experiência do usuário for afetada, o posicionamento também será. É por isso que o Google recomenda o Design responsivo como um padrão de design para otimização de dispositivos móveis.
Verifique se o seu site está otimizado para dispositivos móveis com esta ferramenta do Google.
Google My Business
Depois de dar os passos básicos para começar com o SEO local, como fazer um keyword research focado e uma implementação de seu site para ser adaptável a qualquer dispositivo, vem um dos pontos-chave do SEO local: registrar o seu site no Google My Business.
O Google My Business é uma ferramenta que permite criar e atualizar seu perfil de negócios para atrair mais clientes. Você pode criar um novo negócio ou reivindicar um existente, se alguém tiver criado seu negócio antes. O processo é bastante simples, você pode começar aqui.
No processo, você pode se deparar com perguntas como o que colocar no campo de endereço, se oferecer produtos ou serviços em uma determinada área, mas não tiver uma loja física. Não se preocupe, você verá que o Google resolveu tudo e que há opções para que você possa marcar para deixar isso claro, até mesmo adicionando um endereço que você não deseja que seja público. Você também precisará confirmar que o site pertence a você. Isto pode ser feito através de um telefonema, correio ou e-mail.
O importante é que, além da criação ou reivindicação do site, você pode enriquecê-lo com mais dados, como fotos, telefones, horas de atenção, etc.
Como o Google obtém dados de pesquisa local
Se você passar pelo processo de reivindicar da sua empresa no Google My Business, provavelmente verá que seu site já existia. Isso acontece porque provavelmente havia rastros de sua empresa na internet, mesmo que não tenham sido criados por você.
As fontes que o Google usa para obter dados corporativos são chamadas de agregadores de dados. Estes variam em cada país, de acordo com sua relevância. Eles podem ser sites de jornais, listas telefônicas, blogs reconhecidos e sites de resenhas. Com certeza você conhece alguns deles como o TripAdvisor, Yelp e até mesmo o Foursquare. É por isso que vale a pena também assumir o controle desses perfis em redes sociais, de onde as informações da sua empresa podem ser obtidas, para que se possa manter uma consistência com todos os dados.
Em muitos sites, como blogs ou jornais locais, geralmente há artigos que listam lugares para visitar. Certamente você leu coisas como: Os 10 melhores lugares para comer sanduíche de mortadela em São Paulo. Esses sites geralmente criam listagens com este formato:
Nome do site
Endereço
Telefone
Este formato é conhecido como NAP Citation ou Local Citation, em português poderíamos chamar de “Referência Local”. Esta informação pode ser fornecida de forma estruturada com as diretrizes de web semântica do W3C, que consistem em adicionar dados estruturados com certas tags dentro do código de um site; ou não estruturada, que é simplesmente fornecer as informações em formato de texto.
O importante das NAP Citations é que estas referências não necessariamente estão sob seu controle, pois aparecem em um agregador de dados que você provavelmente não controla. Aqui a sugestão é que você faça uma revisão dessas referências com esta ferramenta de Moz que lhe dará um diagnóstico de como está a sua empresa nos diferentes agregadores de conteúdo e até mesmo poderá ver como atualizar os pontos incompletos, inconsistentes e duplicados para melhorar seus posicionamento no ranking.
Diga-me nos comentários se este artigo o ajudou a melhorar o posicionamento do seu site e se você implementou alguma dessas ações. Te convidamos a fazer o Curso de SEO: Otimização para Mecanismos de Busca da Platzi.