Recrutamento: Um dos maiores desafios de uma startup

A escolha dos melhores talentos

Ao longo do árduo caminho de criação da sua startup, você teve que encontrar as pessoas certas para fundar sua empresa junto com você. Vocês têm a ambição de resolver um problema, compartilham ideais e criaram uma cultura organizacional forte.

Mas agora é hora de ir além: conseguir as pessoas certas para ajudar a desenvolver as soluções propostas por sua startup. Comece se perguntando:

Por que os melhores talentos se interessariam por minha startup?

As pessoas mais capacitadas têm mais chances de serem contratadas por um número maior de startups e empresas. Então, como fazer sua startup se destacar nesse meio e ser escolhida pelos melhores candidatos?

Uma forma simples de responder isso é através do EVP (Employee Value Proposition), que representa toda a proposta de valor que você entrega ao funcionário, em troca do tempo, trabalho e expertise dele.

O EVP é uma combinação de fatores tangíveis e intangíveis que irão encantar candidatos e colaboradores, convencendo-os a escolherem sua startup e permanecerem lá.

Os tangíveis são mais fáceis de compreender porque estão presentes em qualquer vaga de trabalho. Representam a remuneração, férias, benefícios, participação nos resultados, etc. São fatores extremamente importantes e que já vão tornar sua startup competitiva no mercado.

Mas e os fatores intangíveis? As recompensas estão relacionadas a:

  • Forte cultura organizacional da sua startup que cria ambientes de trabalho agradáveis;

  • Apoio quanto ao bem-estar físico e emocional;

  • Forte propósito organizacional, enraizado nos funcionários;

  • Valorização e reconhecimento do trabalho dos colaboradores.

E vão além disso: cobrem os aspectos de como a startup gera oportunidades de desenvolvimento e traça planos de carreira, pratica a constante avaliação e feedbacks. Isto é, foca no desenvolvimento dos funcionários, pois são eles que fazem a sua startup crescer.

Para saber mais sobre como atrair os candidatos certos assista ao curso Startup Academy da Platzi, onde você aprenderá com os fundadores, os CEOs, os CROs e os COOs das principais startups brasileiras assuntos como recrutamento, cultura, fundraising, MVP e muito mais.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que