6 Fatores on-page que impulsionam seu site no ranking do Google em 2019

Em um mundo ideal, o Google revelaria todos os critérios utilizados pelo seu algoritmo. Mas nada é tão fácil assim. Pelo menos para quem quer trabalhar com SEO. Através de muitos testes, de muita tentativa e erro alguns fatores valorizados pelo maior site de busca ficaram evidentes.

Antes de começar é preciso saber que os fatores de classificação podem ser divididos em dois grupos, ou seja, “on-page” e “off-page”. Aqui vou tratar somente dos fatores on-page

Fatores On-Page

1. Conteúdo de qualidade

O Google está procurando conteúdo de alta qualidade. O buscador quer encontrar material relevante para a consulta de pesquisa. Ele examinará o idioma usado na página, as palavras e as frases relacionadas à consulta de pesquisa.

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É interessante investir em páginas consolidadas, que detalham o conteúdo. A inclusão de fotos e/ou vídeos também é um recurso interessante e,
além disso, fotos e vídeos também ajudam a manter o interesse do visitante.

O Google também observa o design das páginas e o que um visitante verá “acima da dobra” (antes de rolar para baixo). Enfim, o buscador valoriza uma boa experiência do usuário.

2. Tempo de Carregamento da Página

Ninguém gosta de esperar por uma página para carregar. Se suas páginas da Web levam cinco ou mais segundos para carregar, seus visitantes podem não aguentar e apertar o botão de voltar.

Segundo pesquisas, o usuário médio da web tem uma capacidade de atenção de apenas alguns segundos. Portanto, é importante que suas páginas sejam carregadas rapidamente. É improvável que os tempos de carregamento lento da página sejam diretamente penalizados pelo Google, o problema está na forma como um visitante reage. Se ele veio do Google, uma página de carregamento lento deixará o visitante irritado. A tendência, portanto, é clicar no botão voltar. O Google entende as taxas de “rejeição” e “saída” como ações negativas para sua página.

Um visitante infeliz significa um Google infeliz.

3. Links Internos

Se você olhar para um site como a Wikipédia, verá muitos links internos nas páginas. Os links internos vão de uma página em um site para uma página diferente no mesmo site. Atenção! Eles não podem ser confundidos com links externos, que são aqueles que apontam para um site diferente. Links internos, aliás, estão lá para ajudar o visitante a navegar pelas páginas do seu site.

Quando alguém lê uma página na Wikipédia, pode se deparar com uma palavra ou frase que não entende, ou talvez simplesmente quer saber mais sobre o assunto. Ao “internamente” vincular palavras-chave ou frases a outras páginas na Wikipédia, os visitantes podem navegar pelo site com mais facilidade e encontrar rapidamente as informações que estão procurando. Quando se trata de SEO, os links internos também ajudam o Google a indexar totalmente seu website.

4. Taxas de rejeição

As taxas de rejeição são um problema sério. Uma “rejeição” é simplesmente um visitante que clica em um link nas SERPs e depois retorna ao Google. Quanto mais rápido o retorno, pior é para a sua página, uma vez que informa ao Google que o visitante não estava nada satisfeito.

Inclusive, ao voltar para a página inicial do Google, o usuário pode escolher outro link disponível na SERP. O que isso informa ao Google sobre a primeira página? Que o conteúdo do seu site pode não ser tão relevante assim.

Lembre-se: as taxas de rejeição andam de mãos dadas com a intenção do usuário.

Se os visitantes acharem uma página relevante, eles permanecerão na página por mais tempo. Isso informa ao Google que o visitante ficou satisfeito com essa recomendação, o que o faz feliz.

5. Tempo que um visitante permanece na sua página/site.

O Google monitora o tempo que os visitantes gastam em páginas da web. Uma das maneiras de fazer isso é através da plataforma do Google Analytics, que é um serviço de análise da web freemium para proprietários de sites. O que ele faz é rastrear e informar sobre o tráfego do seu site.

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Porque é grátis, muitos webmasters o instalam em seus sites. Isso dá ao Google a capacidade de rastrear com precisão os visitantes do site: ele vai rastrear outras tantas variáveis, incluindo tempo gasto no site, a rota percorrida pelo visitante no site, páginas visitadas, qual sistema operacional ele usa, a resolução da tela, o dispositivo que esta usando e assim por diante. Mesmo que um site não tenha o Google Analytics instalado, é possível que o Google monitore o comportamento do visitante por meio de seu popular navegador da web Chrome.

6. Confiança e Autoridade

Confiança e autoridade são fatores muito importantes. Com a introdução do “Medic Update”, em agosto de 2018, esses dois elementos agora são vitais, por exemplo, para a classificação em nichos de saúde e finanças (e outros nichos se seguirão).

Qualidade sobre quantidade é a chave.

Essencialmente, se um site pode prejudicar sua saúde ou seu bem-estar financeiro com as informações (ou produtos) disponíveis, será preciso muito mais confiança antes que o Google ranqueie bem suas páginas. Votos (links de outros sites) transmitem essa autoridade.

Agora, mais do que nunca, é importante se concentrar em links de alta qualidade, links relevantes e autorizados, em vez de um grande número de links. Qualidade sobre quantidade é a chave. A confiança e a autoridade sejam algo que seu site precisa criar ao longo do tempo.

Agora que você conhece essas dicas, obtenha sucesso nos mecanismos de pesquisa aprendendo tudo sobre SEO com a Platzi.

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