Que perfis existem no UX design

O âmbito da experiência do usuário está composto por muitos perfis profissionais diferentes e cada um cumpre um papel importante no desenvolvimento de projetos e aqui vamos te contar quais. O grau de especialização de cada perfil dependerá do tamanho da equipe e da magnitude dos projetos. Vou centrar nos que são, para mim, os 6 perfis principais:

  1. UX Researcher
  2. UX Writer
  3. UX Designer
  4. UI Designer
  5. UX Manager
  6. UX Strategist

UX Researcher

O perfil de UX Researcher é quem será responsável pela investigação de usuários e deberá ser capaz de conduzir investigações qualitativas e quantitativas. Também tem que ter desenvolvidas as soft skills necessárias para se relacionar continuamente com os usuários e assim poder tomar decisões baseadas nas evidências extraídas das investigações.

Para obter essas evidências, realizará entrevistas com usuários, criará mapas de experiência de usuário, fará provas A/B, enquetes e outros entregáveis. E, claro, deverá analisar e apresentar os resultados obtidos com essas provas.

UX Writer

Um UX Writer se dedica a utilizar os textos para criar uma imagem de marca sólida e assim conseguir uma conexão com o cliente. A meta final do trabalho desses profissionais é guiar e facilitar o caminho dos usuários através das tarefas e objetivos que pretendem conseguir.

Nesta parte são incluídos tanto textos extensos quanto microcopy em um CTA (call to action). Também são responsáveis por criar guias de estilo para definir o tom do produto, fazendo com que exista uma unidade entre todas as partes envolvidas no desenvolvimento de um projeto.

UX Designer

O perfil de UX Designer é o que normalmente nos vem à cabeça quando falamos de experiência do usuário, e também recebem outros nomes como designer de interação ou designer de produto, inclusive se referindo às partes que se especializaram. Entre as atividades que este perfil tem que realizar está a criação de user personas, mapas de jornada do cliente ou protótipos e wireframes tanto de baixa fidelidade quanto de alta fidelidade.

Um UX Designer terá que participar nas 5 fases do processo de Design Thinking e, além disso, ter um papel muito ativo. Lembre-se quais são essas fases:

  • Empatizar
  • Definir
  • Idealizar
  • Prototipar
  • Avaliar

UI Designer

Por outro lado, um UI Designer é um perfil especializado em interfaces e trabalhará no desenho da experiência digital, apesar de que também terá um grande conhecimento da marca para incorporar os valores e a identidade visual no desenho.

Se você gosta da criação de protótipos interativos e de guias de estilo visual e branding, provavelmente você tem esse perfil. Porém não esqueça que você precisará escrever as especificações do design para que depois, na fase de desenvolvimento, possam implementar tudo o que foi planejado.

UI Strategist e UX Manager

Os perfis de UX Strategist e UX Manager podem ser desempenhados pela mesma pessoa em equipes pequenas, apesar de que é melhor que sejam separados, já que o debate interno entre equipes é sempre enriquecedor. A parte estratégica se encarrega de criar uma base sólida na experiência do usuário em todo o ambiente do negócio, enquanto que o UX Manager está responsável por estrutura a equipe de UX.

Esses são os perfis básicos dentro da experiência de usuário, mas podemos encontrar outros perfis mais específicos dependendo da magnitude dos projetos, como, por exemplo, especialistas em arquitetura da informação ou Content Strategist.

Também não podemos esquecer o conhecido Unicornio UX, o nome dado a um UX Designer que também tem habilidades de desenvolvimento front-end, sendo capaz de conduzir o processo completo.

Além disso, a medida que a tecnologia avança e o setor de experiência do usuário cresce, outras necessidades aparecerão que terão que ser desempenhadsa por outros perfis diferentes.

Se você não está seguro de que perfil representa cada pessoa da sua equipe UX, recomendo que você conduza um UX Skills Map. Com essa ferramenta você poderá visualizar as fortalezas e debilidades de cada pessoa da equipe e melhorá-las de acordo com as necessidades específicas, tanto individuais como de grupo.

Essa ferramenta também é completamente adaptável aos requerimentos concretos de cada equipe, então você poderá utilizá-la independente da sua situação atual.


Exemplo de um perfil de UX Research

O mundo da experiência de usuário é muito amplo e é nutrido de disciplinas muito diferentes, desde psicologia, passando pelas artes até a tecnologia. Se você está pensando em entrar nesse mundo e não sabe onde se encaixa melhor, te recomendo começar por um perfil mais generalista e, aos poucos, vá se especializando.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que