Qual linguagem de programação eu devo aprender?

Escolher uma linguagem de programação é assunto de considerável debate e pontos de vista.


Antes de começar, gostaria de contar alguns pontos gerais que me ajudaram com a lista acima e gostaria de saber se você tem alguém que está apenas começando no mundo da programação com quem você queira compartilhar: caso sim, deixe a suas recomendações nos comentários.

Como escolher uma linguagem de programação?

  • Não existe uma melhor linguagem de programação … e isso é bom

Não existe linguagem de programação perfeita. Todos eles têm sua própria sintaxe e detalhes, por isso é o tipo de projeto que você quer desenvolver o que vai determinar qual é a linguagem ideal para você. Há casos em que uma linguagem será altamente portável em qualquer sistema operacional, enquanto outras serão mais difíceis de gerenciar. Não se esqueça de ter isso em mente ao decidir.

  • Conheça a comunidade: o ciclo de vida de uma linguagem depende disso

Toda linguagem de programação anda de mãos dadas com uma comunidade que apoia e patrocina as ferramentas dela. Quanto maior o grupo, maior a probabilidade de encontrar o feedback necessário para completar o seu projeto. Pelo contrário, se a linguagem que você gosta tem uma comunidade difícil, também será a sua manutenção ou inovação.

Assim, a comunidade é o que determina o sucesso de uma linguagem ou, em outras palavras, quanto mais pessoas envolvidas, mais possibilidades de criar ferramentas, soluções e repetição delas.

A comunidade é o que determina o sucesso de uma linguagem

  • Não se limite a aprender uma única linguagem

Este é um conselho pessoal: não aprenda uma única linguagem de programação.

Eu sei que, como nerds, adoramos criar coisas, defendemos tudo o que amamos: nosso console de videogame favorito, nosso sistema operacional e a linguagem de programação que aprendemos e usamos todos os dias. No entanto, simplesmente usando a mesma coisa não aumenta o seu crescimento pessoal. Eu sei, pela minha própria experiência, que quando você domina uma linguagem é muito mais fácil aprender os outros: a partir daí cada uma torna-se mais fácil de internalizar e aplicar. Faça o teste e você verá todos os problemas que resolverá.

Linguagens populares que devem permanecer fortes em 2019

for-bonus-points-heres-the-chart-showing-these-languages-relative-popularity.jpg

O Github nos ajuda muito com o seu relatório anual de linguagens populares, então esse será nosso ponto de partida:

JavaScript

Não há dúvida de que o JavaScript possui uma das maiores comunidades. Seu crescimento nesses anos não permaneceu no desenvolvimento web, mas também se expandiu para hardware, dispositivos móveis e até mesmo em algumas aplicações de desktop. É uma linguagem ideal para iniciar a programação, pois permite que você comece a usá-la dentro do seu navegador.

Tecnologias recomendadas para o aprendizado: WebPack, React, ReactNative, VueJS, Electron, NextJS ou qualquer biblioteca de Renderização de Servidores.

Python

Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial são coisas que usamos no dia-a-dia, consciente ou inconscientemente. Estes, sem dúvida, são dois dos grandes representantes da atual inovação.

O Python sempre teve uma sintaxe limpa e intuitiva e com muitas bibliotecas que nos ajudam com cálculos numéricos e funções matemáticas. Além disso, há uma que permite usar TensorFlow, a biblioteca do Google de inteligência artificial.

Tecnologias recomendadas recomendadas para o aprendizado: Django, TensorFlow, Pandas, Jupyter NoteBook.

C-Sharp

O grande representante da Microsoft que agora pode rodar até no seu Macbook ou distribuição Linux favorita porque agora é open source.

C # é o coração de muitos programas e jogos que você usa. Além disso, o Azure é uma plataforma na nuvem que possui aplicativos muito interessantes e exclusivos, como todos os Cognitive Services. Você quer criar um aplicativo móvel multi-plataforma? Claro que você pode fazer isso

Tecnologias recomendadas recomendadas para aprender: Xamarin, Xamarin Forms, Unity, .NET core.

Go

Se eu pudesse descrever de alguma forma o que o Go é, eu diria: “tão fácil de aprender quanto o Python, mas com o poder do C ++”. Sua biblioteca padrão permite que você tenha um grande poder. Ela tem muitas funções focadas em nossa produtividade como programadores e é amplamente utilizada para o gerenciamento e análise de grandes quantidades de dados.

Go: tão fácil de aprender quanto o Python, mas com o poder do C ++.

Tecnologias recomendadas para o aprendizado: TensorFlow, Connectordb, neural-go, microservices.

Swift

O Swift agora é open source e, apesar do fato de que ainda não tem representantes fortes – fora os aplicativos para produtos da Apple – ainda é um idioma muito interessante, fácil de usar e inclusive pode-se rodá-la no seu iPad.

Talvez o iOS não seja a língua que domina o mercado; no entanto, é um dos mais rentáveis ​​quando você está tentando monetizar seu aplicativo.

Tecnologias recomendadas recomendadas para o aprendizado: Objective-C, Kit AR, Kit ML, Gestor de Pacotes Swift, Unity

Kotlin e Java

Java continua sendo um protagonista em muitos aplicativos de negócios; no entanto, seu grande potencial e apelo continua sendo o desenvolvimento de aplicativos nativos para o Android. Lembre-se de que muitas pessoas estão conhecendo a internet graças a um dispositivo Android e seu aplicativo pode ser a primeira coisa que eles vão usar.

Eu coloquei Kotlin neste lugar, uma linguagem menos complexa de entender, mas tão eficaz quanto. Tem um futuro muito interessante e ambos podem coexistir com Java no mesmo projeto.

Tecnologias recomendadas recomendadas para aprender: AR Core, Unity.

Scala (Programação Funcional)

Aqui foi difícil escolher uma linguagem focada em programação funcional, porque existem vários aspectos; no entanto, porque é a mais popular, recomendo o SCALA.

A programação funcional é responsável por manter ótimos produtos como o Twitter e é um paradigma que deu muito o que falar em 2018.

Por último

Podem não estarem listadas outras linguagens, como PHP, Ruby ou aquele você mais gosta, mas isso não significa que elas são ruins, mas que, comparadas com o que foi mencionado acima, não inovaram fora de seus campos de uso particular. Além disso, como eu disse antes, nada de bom sai de se dedicar a apenas uma linguagem, então se você tiver alguma referência interessante que queira compartilhar conosco, não hesite em deixar nos comentários.

Não esqueça que o mais importante é que você nunca pare de aprender.

P.S: recomendo que você aprenda essa que, embora não seja de programação, não deixa de ser uma linguagem: Curso de Inglês Básico

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que