1

O que é programação estruturada? Entenda!

6551Pontos

hace 3 años

Curso de Programação Estruturada
Curso de Programação Estruturada

Curso de Programação Estruturada

Conheça os conceitos básicos da programação para entrar neste mundo. Use todos os elementos da linguagem C para criar seus primeiros programas

Que existem várias técnicas de programação você já sabe, mas se você quer aprender mais sobre programação estruturada, nós precisamos começar do começo.

Neste artigo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber para entender esse conceito e aprofundar seus conhecimentos nele.

O que é programação?

A programação é o processo de projetarcodificardepurar e manter o código-fonte de programas de computador. Devemos escrever um código em uma linguagem de programação para que se crie um software, e para que o computador o interprete e execute as instruções escritas por ele.

👉 Ainda não sabe muito bem o básico da programação? Confira o Curso de Programação Web para iniciantes!

Antes, os computadores interpretavam apenas instruções de uma linguagem específica, do nível mais baixo possível, conhecida como linguagem de máquina, sendo esta extremamente complicada de programar.

De fato, um programa consiste em apenas cadeias de números 1 e 0 (sistema binário).

Os primeiros cientistas que trabalhavam na área decidiram substituir as sequências de uns e zeros por palavras provenientes do inglês. Eles as codificaram e, assim, surgiu uma linguagem de nível maior (mais parecida com textos), conhecida como Assembly ou linguagem de montagem.

No final dos anos 70, surgiu uma nova forma de programação que não só permitia desenvolver programas estáveis e eficientes, como também que eles fossem escritos de uma maneira que facilitava a sua compreensão em fases de melhora posteriores.

O que é programação estruturada?

programação estruturada é um paradigma de programação que tem como objetivo melhorar a clareza, qualidade e diminuir o tempo de desenvolvimento de um programa de computador, utilizando sub-rotinas e três estruturas básicas: sequência, seleção (if e switch) e iteração (laços for e while).

É considerado desnecessário e contra-produtivo o uso de goto, uma estrutura de controle que permite pular instruções incondicionalmente, o que pode gerar código espagueti, muito mais difícil de acompanhar e de manter, e é fonte de numerosos erros de programação.

Vantagens da programação estruturada

Entre as vantagens da programação estruturada em relação ao modelo anterior, vale a pena citar as seguintes:

  • Os programas são mais fáceis de entender, podem ser lidos de forma sequencial e não há necessidade de localizar saltos de execução nas linhas dentro dos blocos de código para tentar entender a lógica interna.
  • A estrutura do programa é clara, já que as instruções estão mais conectadas ou relacionadas entre si.
  • O esforço necessário nas fases de testes e depuração é minimizado. A localização das falhas e erros do programa, e, com isso, sua detecção e correção, são facilitadas enormemente.
  • Os custos de manutenção são reduzidos. Assim como na depuração, modificar ou estender programas fica mais fácil na fase de manutenção.
  • Os programas são mais simples e rápidos de criar.
  • O rendimento dos programadores também é otimizado.

Quais são as linguagens de programação estruturada

As linguagens de programação estruturada mais comuns são C e Cobol. Outras linguagens usam elementos de outros paradigmas fora a programação estruturada, como PHP e Go.

Diferença entre programação estruturada e orientada a objetos

Enquanto a programação estruturada é voltada a procedimentos e funções definidas pelo usuário, a programação orientada a objetos é voltada a conceitos como o de classes e de herança.

Quer aprender programação estruturada?

Esse post é apenas uma introdução aos conceitos de programação estruturada. Se você quer aprender mais, confira agora mesmo nosso Curso de Programação Estruturada, onde você poderá colocar em pratica todos esses conceitos e muito mais.

Te esperamos lá!

Curso de Programação Estruturada
Curso de Programação Estruturada

Curso de Programação Estruturada

Conheça os conceitos básicos da programação para entrar neste mundo. Use todos os elementos da linguagem C para criar seus primeiros programas
Rodrigo Davy
Rodrigo Davy
RodrigoDavy

6551Pontos

hace 3 años

Todas as suas entradas
Escreva o seu comentário
+ 2