Os 4 maiores segredos dos profissionais inovadores

Você sabia que profissionais inovadores têm mais oportunidades para cargos de liderança em empresas e são mais desejados como profissionais autônomos na maioria dos mercados?

Ter ideias criativas e comercializáveis, que geram lucro e valor para a marca e negócios está valendo muito.

Como ser um inovador?

Em primeiro lugar, saiba que temos que estar atentos às oportunidades: se ficar sentadinho esperando algum convite para criar algo novo será provável que alguém crie antes de você.

Eu, inclusive, já acompanhei alguns casos de profissionais que buscaram a inovação e não alcançaram, nem para o seu perfil, nem para a sua empresa, não só por falta de ideias. Mas também por falta de coragem de colocar elas em prática.

Sim, a inovação é uma boa ideia colocada em ação! E ela acontece a partir de um processo claro que inicia com pesquisas e finaliza com o lançamento de um produto ou serviço que surpreende o mercado.

nerses-khachatryan-f-G9evV04QE-unsplash.jpg

4 segredos para a inovação

É isso que vou contar para você, a partir das minhas observações práticas e estudos nos mais de 10 anos que já trabalho nessa área.

1. Proatividade Positiva

Um profissional inovador é dinâmico, questionador e busca sempre fazer parte da solução e não do problema.

Pessoas negativas dificilmente serão inovadoras, pois elas não acreditam que poderá haver uma solução melhor. E acabam gastando a sua energia com foco nos pontos negativos ao invés de buscar alternativas mais positivas para ampliar o resultado dos negócios.

2. Mente aberta para o novo

Quem já é cheio de certezas, não tem espaço para novos aprendizados. Portanto, inovadores mantém a curiosidade pelo desconhecido e o que não é de conhecimento comum.

Lembre-se: você nunca vai saber tudo. Aliás, nosso destino é saber muito pouco frente a tudo que existe e há por vir. E é dessas doses de “novo” (tecnologias, comportamentos, parcerias) que nascerá a inovação.

3. Muita coragem

Inovadores têm coragem de se expor. Arriscar ter suas ideias rejeitadas ou errar em alguma etapa do processo.

Mas nem por isso eles desistem. Ao contrário: têm consciência de que é no risco que mora a possibilidade, também, de acertar.

E estão sempre dispostos a aprender com o erro caso ele chegue. Pois, sabem que depois de errar, podem estar mais próximos de acertar.

4. Adotar um método

Um profissional inovador conhece os caminhos da inovação. Não deixa para ter um momento eureka por sorte ou por acaso.

O mercado atual não aceita mais amadorismo, demora ou confusão. Ele busca criatividade, agilidade e organização como rotina.

Então saiba: para se alcançar tudo isso, existe método.

joshua-sortino-LqKhnDzSF-8-unsplash.jpg

E o que eu quero apresentar a você é o Wake UP. Um método de inovação baseado no Design Thinking e na Inteligência Emocional.

Ele foi criado para desenvolver projetos e soluções de forma atualizada e criativa, através de ferramentas ágeis. E com um diferencial fundamental: por adotar em seu processo o reconhecimento das emoções, ele transforma mais rapidamente o mindset e vence as objeções que nos distanciam de inovar.

Você pode aprender o método WAKE UP aqui na Platzi. Acesse o link e saiba de todas as informações.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que