Por que você precisa de um portfólio?

Você é o que você faz, não o que você diz, por isso os currículos, há anos, estão se extinguindo. Um portfólio é a melhor carta de apresentação que você tem, nada fala melhor de você do que o seu trabalho. Sim, por anos você achou que isso é “apenas para designers”, mas não importa a profissão que você tenha, sempre chamará mais a atenção do contratador ver o que você sabe fazer ao invés de imaginar.

Ter um portfólio tem essa e muitas vantagens:

  • Demonstra o seu potencial profissional
  • Demonstra as suas habilidades de maneira prática, mesmo sem experiência profissional
  • Dependendo da ferramenta que utilize, te põe a frente dos seus competidores

Pode te servir para conseguir um novo trabalho ou conseguir novos projetos como freelancer. É um meio para fazer conhecida a sua Marca Pessoal.. A seguir, te damos algumas dicas para criar o seu próprio portfólio:

Defina as suas metas

Um portfólio de projetos pode ser uma faca de dois gumes se o que você apresentar não for claro. Defina o perfil profissional que você propõe e que tipo de trabalho você quer realizar, desta maneira, resuma os trabalhos que você vai mostrar aos 2 ou 3 mais importantes que demonstrem o que você quer atingir.

Demonstre o processo

Muitas vezes, se confunde o portfólio com o lugar onde se mostra o lado bonito das coisas. Se você se pôr no lugar de alguém que busca um novo empregado ou companheiro para trabalhar num projeto, o que importa é que entenda como você chegou a tais conclusões ou como você trabalha com outras equipes, não só que tudo esteja lindo. Documentando e tomando nota do processo por trás de cada projeto, o seu portfólio fica mais completo e útil.


Nunca pare de aprender

Atualizar-se sempre é essencial na era da informação e, na Platzi, você encontra todas as ferramentas de que você precisa para aprender novos conteúdos, criar novos projetos com eles e mostrá-los ao mundo.

Crie uma equipe

As ideias não servem de nada se não forem executadas e há muitas delas que permanecem ideias. As razões são muitas, mas a mais comum de todas é que são tão grandes que não bastam só um par de mãos para realizá-las. Faça conexões com pessoas com interesses e habilidades parecidas aos seus, a humanidade está repleta de pessoas que querem impactar o mundo assim como você, só falta você se conectar a elas.

Mas onde encontrar essas pessoas? A Platzi te permite não apenas aprender conteúdos, como fazer conexões com outros usuários e está cheio de pessoas determinadas e talentosas.

O que você seria capaz de conseguir ao conectar as suas ideias com o talento de uma comunidade?

Traduzido do blog em espanhol: https://platzi.com/blog/portafolio-connect/

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que