Por que usar o Webpack?

Para entender por que você deve usar o webpack, vamos recapitular como usavamos o JavaScript na web antes dos empacotadores.

Existem duas maneiras de executar o JavaScript em um navegador

  1. Primeiro, incluir um script para cada funcionalidade; É difícil dimensionar essa solução, pois carregar muitos scripts pode causar um gargalo no site.
  2. A segunda opção é usar um grande arquivo .js contendo todo o código do seu projeto, mas isso leva a problemas de escopo, tamanho, legibilidade e facilidade de manutenção.

Se você precisar concatenar ou combinar com segurança os arquivos sem se preocupar com a colisão do escopo aí que entra o empacotador, neste caso, webpack, prazer.

Make, Gulp, Grunt, Broccoli ou Brunch são ferramentas conhecidas como executores de tarefas e concatenam todos os arquivos do seu projeto juntos.

No entanto, alterar um arquivo significa que você deve reconstruir tudo. A concatenação facilita a reutilização de scripts entre arquivos, mas torna as otimizações de construção mais difíceis. Como você pode descobrir se o código está realmente sendo usado ou não?

Mesmo se você usar apenas uma única função do lodash, precisará adicionar a biblioteca inteira e agrupá-la. Como você elimina as dependências do seu código? Há pedaços de código de carregamento que podem ser difíceis de serem executados em escala e exigem muito trabalho manual do desenvolvedor.

O nascimento dos módulos JavaScript aconteceu graças ao Node.js

O webpack é executado no Node.js, um JavaScript runtime (tempo de execução) que pode ser usado em computadores e servidores fora de um ambiente de navegador.

Quando o Node.js foi lançado, uma nova era começou e trouxe novos desafios. Agora que o JavaScript não está sendo executado em um navegador, como os aplicativos Node devem carregar novos blocos de código? Não há arquivos html e tags de script que possam ser adicionados a ele.

O CommonJS foi lançado e apresentou o require, que permite carregar e usar um módulo no arquivo atual. Este problema de escopo resolvido fora da caixa importando cada módulo conforme necessário.

Coleta automática de dependências: os executores “old school” e até o Google Closure Compiler exigem que você declare manualmente todas as dependências antecipadamente. Enquanto empacotadores como o webpack criam e inferem automaticamente suas dependências com base no que é importado e exportado. Isso, juntamente com outros plugins e carregadores, cria uma ótima experiência para o desenvolvedor.

Não seria legal ter algo que não apenas nos permita escrever módulos, mas também suporte qualquer formato de módulo (pelo menos até chegarmos ao ESM) e manipular recursos e ativos ao mesmo tempo?

É por isso que o webpack existe. É uma ferramenta que permite agrupar seus aplicativos JavaScript (com suporte para ESM e CommonJS) e pode ser estendida para suportar muitos ativos diferentes, como imagens, fontes e folhas de estilo.

O webpack, por fim, se preocupa com o desempenho e o tempo de carregamento; está sempre aprimorando ou adicionando novos recursos, como carregamento e pré-busca de partes assíncronas, para oferecer a melhor experiência possível para seu projeto e seus usuários.

Não perca tempo e comece agora aprender Webpack com a Platzi. Te vejo no curso!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que