No jornalismo digital, ou mesmo no marketing de conteúdo, existem algumas técnicas que garantem uma eficácia maior do conteúdo produzido (seja no que diz respeito aos objetivos de negócio atrelados a ele, seja no que diz respeito a como o público o consome). Uma dessas técnicas é a pirâmide invertida.
Nesse conteúdo vamos falar um pouco sobre o que é pirâmide invertida, como funciona essa estratégia e como colocá-la em prática. Além disso, também falaremos sobre o que é e quais as diferenças em relação a pirâmide deitada.
O que é a técnica da pirâmide invertida?
Pirâmide invertida é uma técnica de jornalismo digital que garante que o leitor encontre a informação que procura e saiba, logo em seu primeiro contato com o texto, do que se trata aquele conteúdo.
Podemos usar a metalinguagem aqui e exemplificar com esse próprio texto: você provavelmente tem o interesse de saber mais sobre a técnica da pirâmide invertida. Esse é o terceiro parágrafo de nosso conteúdo e você já teve acesso ao contexto no qual o termo tem sido usado (primeiro parágrafo), todos os tópicos que trataremos ao longo do texto (segundo parágrafo), definição do termo (terceiro parágrafo) e, agora, um exemplo prático (quarto parágrafo).
Conheça mais técnicas como essa no Curso de Jornalismo Digital.
Prós e contras de usar pirâmide invertida
Essa estratégia de escrita é usada há várias décadas, pois permite que o leitor entenda melhor o que aconteceu sem ter que percorrer todo o texto, pôr os fatos mais importantes ou mais interessantes em primeiro lugar é ótimo para atrair a atenção e também permite fazer textos curtos, ideias para leitores que não querem investir muito tempo em um só texto.
Esse formato, por outro lado, pode deixar os textos muito rígidos e formulaicos e não deve ser encarado como uma solução para todos os casos. Porém, o princípio de apresentar “de cara” aquilo que é mais chamativo, curioso e intrigante é um bom ideal que pode ser aplicado em vários tipos de conteúdo.
Como funciona a técnica de pirâmide invertida?
A pirâmide invertida pode ser resumida em poucas palavras: trata-se de apresentar primeiro informações essenciais e só depois informações secundárias.
É uma técnica que entrega de forma hierárquica o conteúdo, de forma que o que seja mais importante e essencial apareça primeiro e o conteúdo adicional que dá detalhes extras apareça depois.
Ela é uma importante ferramenta do jornalismo pois ajuda a criar textos que chamam a atenção do leitor e transmitem o mais essencial primeiro.
Além disso, podem trazer vantagens de SEO (uma das áreas do Inbound Marketing) para o conteúdo, já que os mecanismos de busca (como o Google) conseguem entender rapidamente a informação contida na página e, portanto, podem priorizá-la na hora de responder a uma dúvida de algum usuário.
Como fazer uma pirâmide invertida?
Para usar essa técnica é preciso, primeiro, entender qual é a informação mais importante (e mais procurada) no texto que você está escrevendo.
Caso você receba um briefing pronto, essa informação provavelmente é aquela evidenciada no título. Caso você mesmo escolha o assunto sobre o qual escreve, pesquise sobre ele no Google e dê uma olhada no que os outros sites nas primeiras posições estão fazendo.
A partir daí, é só seguir a estrutura de parágrafos abaixo:
O primeiro parágrafo deve conter o lead: “quem, o que, quando, onde, por que e como”, ou seja: “quem estava envolvido?”, “o que aconteceu?, “onde aconteceu?”, “por que aconteceu?” e “como aconteceu”. Essa é uma fórmula para relatar de forma eficiente algum evento ou acontecimento e entra dentro da informação mais importante que temos que passar.
Nos parágrafos seguintes, entramos com os detalhes mais importantes que ajudam a contextualizar a notícia e que são vitais para o melhor entendimento desta. Por último deixamos informações menos essenciais como curiosidades, informações gerais e dados de menos relevância.
Uma outra dica é fazer como neste conteúdo e usar subtítulos para ajudar o leitor a encontrar informações que podem ser de interesse, além de deixar o texto organizado.
Qual a diferença entre pirâmide deitada e pirâmide invertida?
Ao contrário da pirâmide invertida, que entrega a informação que o usuário busca, a pirâmide deitada não oferece o conteúdo procurado de uma só vez. Ela busca trabalhar a curiosidade e atenção ao longo do texto.
O objetivo dessa técnica é prender a atenção do leitor, bem como sua curiosidade.
Não é possível definir uma técnica que funcione como uma receita de bolo e possa ser aplicada a todos os casos. O importante é conhecer o máximo de estratégias possíveis e usá-las como ferramentas nos diferentes contextos que se apresentem.
O foco deve sempre ser entregar um texto de qualidade e com informação relevante. Assim, a maneira de construir a narrativa é essencial e precisa ser pensada estrategicamente.
Para aprender as melhores técnicas e saber como aplicá-las com sucesso, conheça o nosso Curso de Jornalismo Digital!