Pé na estrada para produzir o Startup Academy – 3 países em 15 dias

Pé na Estrada para produzir o Startup Academy

O Startup Academy foi uma ideia de Freddy Vega, um dos co-fundadores da Platzi. O conceito é simples, criamos um curso que:
(1) foi feito para quem faz parte da comunidade das startups, ou quem ainda está tentando ser empreendedor
(2) realmente permite que os alunos aprendam, usando nossa metodologia
(3) entrega aos alunos conteúdo de alta qualidade.
(4) democratiza o acesso à educação tecnológica empresarial em estágio inicial; por isso criamos um curso gratuito, e por isso ele está online.

Freddy e Christian, nossos co-fundadores, sempre lembram a importância que a aceleradora Y Combinator teve no processo de alcançar a escalabilidade. Eles também são os tipos de fundadores que sempre procuram retribuir ao ecossistema. Mas quando um deles tem uma ideia, sai de baixo. É a famosa atitude #getshitdone. Então, quando Freddy teve a ideia de criar este curso, suas instruções para o time foram: “Pessoal, vocês tem 90 dias para produzir este curso. Me avisem quando estiver pronto, ok?”

Manda quem pode, obedece quem tem juízo. E foi assim que Helton Souza, nosso VP de estratégia global, Marian Travassos, nossa gerente de marketing no Brasil, Carolina Boquin, diretora de cursos, e mais alguns outros membros da produção Platzi, embarcaram neste trem em altíssima velocidade.

1º etapa – Concebendo o curso e encontrando os professores.

O primeiro passo foi elaborar o currículo do curso. Eu sou uma grande amante de startups. De alguma forma, tive que lançar a LatAm, uma das maiores aceleradoras para mercados emergentes. Vi startups lutando para alcançar o product/market fit, lutei para fazer nossa empresa crescer com questões de geração de receita, processo de recrutamento e ajuste de cultura, orçamento, etc.

Portanto, considerando minhas próprias experiências, aprendizados e a conversa com fundadores de startups como Celcoin, Trigg, Ribbon ou investidores como Monashees, Astella Investment ou Redpoint.Ventures, montei um currículo de aulas com o objetivo de abordar desde o início de uma ideia, a avaliação de sua pertinência e sua expansão. Sim, nós queremos incentivar nossos alunos a pensarem GRANDE!

Durante o curso, você também aprenderá sobre algumas metodologias relevantes para os fundadores de startups, como OKRs ou Experimentation. Você terá um vislumbre de recrutamento, vendas e finanças. Obviamente, discutiremos a captação de recursos, mas também o Bootstrapping.

Tentamos pensar nos principais desafios que um fundador pode enfrentar quando começa. Como também somos empreendedores, sabemos do que estamos falando. �

2ª etapa – Encontrando os professores “Feito por empreendedores para empreendedores”

Quem melhor do que fundadores de startups com vasta experiência para ensinar à nova geração de empreendedores? Tínhamos claro desde o primeiro dia. Para ter um curso de qualidade, com conteúdo relevante, precisávamos de professores fundadores. Então começamos a “caçar” nossos rockstars.

Novamente aprendemos sobre o poder da comunidade. Helton entrou em contato com o grupo de whatsapp de fundadores da Y Combinator do Brasil, e em menos de um dia conseguimos três professores: Diego Fisher, da Carupi, Gustavo Gorenstein, da bxblue, e Vinicius Neris da InEvent. Como o Helton é brasileiro, ele convenceu outros grandes empreendedores. Em seguida, adicionamos as redes de Freddy e Christian, Marian e a minha rede. Em cerca de uma semana, tínhamos o nosso time de professores completo.

Ser empreendedor não significa necessariamente ser professor. Todos os professores da Startup Academy tiveram que começar gravando uma aula teste para obter feedback da diretora do curso, Carolina. Assim a qualidade de suas respectivas aulas estaria garantida. Deixe-me dizer a você que todos eles são rockstars, mas mais importantes que isso: são empresários humildes. Eles obedecem as regras do jogo e têm sido muito abertos para receber nossos feedbacks e tutorias. #NuncaPareDeAprender

Currículo feito, professores recrutados, vamos à parte mais emocionante da produção … pé estrada!

3ª Etapa – Três semanas, três países e 20 aulas

Normalmente, produzimos todos os nossos cursos em nosso estúdio profissional em Bogotá, onde fica nossa sede, ou no México, em nosso belo escritório perto do Angel. Mas desta vez, para terminarmos as coisas a tempo e de acordo com a agenda de nossos professores, produzimos nosso primeiro curso em uma viagem!

1ª escala – São Paulo, Brasil

gupy.jpg
Na Gupy, com Bruna Guimarães.

Helton voou de Bogotá para São Paulo com Carolina e Sebastian, da nossa amada equipe de produção. Em SP eles se juntaram à Marian.

Lá eles tiveram o prazer de encontrar Bruna Guimarães, Carolina Schulz, Bernardo Bonjean, Francisco de Melo e Mateus Magno. As gravações foram feitas, na maioria das vezes, nos escritórios de nossos professores. A equipe teve a chance de visitar o Cubo, o maior centro de startups da América Latina, para gravar a classe de Francisco.

Cinco aulas produzidas em menos de uma semana, é uma corrida e tanto! Ainda sobrava tempo para parar em uma lanchonete e comer uma coxinha.

2ª escala – São Francisco, EUA

Depois de um pouco de samba, Carolina e Sebastian voltaram para Bogotá enquanto Helton continuou o caminho para se juntar a Diego Fisher, Gustavo Gorenstein e Brian Requarth. Sim, Brian, o fundador do Viva Real! Ninguém mais, ninguém menos.

Screen Shot 2020-03-06 at 14.09.42.png

Nosso queridíssimo Winiberto, chefe de produção, se juntou ao Helton para gravar os cursos em SF antes de voar para a próxima cidade.

Image from iOS (1) (1).jpg
Gravação de Gustavo Gorenstein em San Francisco

3ª escala – Nova York, EUA

Screen Shot 2020-03-06 at 14.12.43.png
Em Nova York, Win e Helton encontraram Vinicius Neris. Desta vez, a aula foi produzida no WeWork.

4ª escala – Bogotá, Colombia

Enquanto Helton & Win estavam em NY, Carolina e a equipe de produção davam as boas-vindas a Milton e Luis, que gentilmente viajaram ao nosso QG em Bogotá para gravar suas aulas. Luma Boaventura, da AI Robots, também está voando para a Colômbia dia 25 de março para gravar. E depois dela teremos terminado de gravar.

Durante essa louca viagem, Freddy, Helton e Caro também bloquearam suas agendas para gravar algumas das aulas do Startup Academy. Vou deixar você descobrir quais no curso. �

Deu pra ter uma ideia da aventura que foi gravar o Startup Academy? Em números, podemos dizer que foram:

  • 3 países para produzir as aulas

  • 15 fundadores nos dando um pouco de seus preciosos tempos

  • Mais de 100 horas de gravação com os professores sob a direção de Winiberto

  • 9 vôos pegos pelo exausto Helton

Screen Shot 2020-02-28 at 21.20.28.png

Temos muitas lembranças e histórias pra contar depois desta maratona. Vamos revelar algumas delas nas próximas postagens do blog. Mas, por enquanto, convidamos você a se juntar a nós e fazer o curso. As aulas começam hoje, dia 05 de março, e são de graça. Basta registrar-se aqui.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que