O Paradoxo do on-line: você usa a seu favor?

Não há dúvidas de que estamos imersos em uma vida digital. Celulares e computadores já fazem parte da nossa rotina e constituem, atualmente, dispositivos indispensáveis no desenrolar da vida.
O avanço da tecnologia – apesar de uma de suas funções ser a de otimizar tempo – permitiu acesso a uma gama de informações, submetendo-nos a um ilimitado número de opções que, se somadas, superam o tempo médio de vida de um ser humano.
É fato que essa acessibilidade facilita nossa vida em muitos aspectos. A automação nos faz ganhar tempo. As informações estão a nosso dispor a um só clique e é indubitável que a conectividade permite o encurtamento de distâncias.


Os riscos de não organizar sua vida on-line

O problema é que, se não tomarmos cuidado, estaremos conectados 24 horas por dia, consumindo informações em excesso, sem, contudo, refletir a respeito. E é justamente nesse ponto que mora o perigo.

Há uma frase de Catherine Price, autora do livro Celular: como dar um tempo [1], que representa bem o momento vivenciado:

Ao mesmo tempo que estamos ocupados, também nos sentimos ineficientes. Estamos conectados, mas somos solitários. A mesma tecnologia que nos dá liberdade também funciona como uma prisão – quanto mais ficamos presos, nos perguntamos com mais frequência quem está realmente no controle.

Ao permitir uma vida online no piloto automático, o risco de se tornar um acumulador digital é enorme! Temos a ilusão de que guardar milhões de e-mails, informações e deixar as fotos se acumularem em nosso rolo de câmera em nada afetará a nossa vida!
Será?


De acordo com artigo extraído do site da BBC News [2], pesquisas recentes sobre acumulação digital sugerem que esse hábito pode nos fazer sentir tão estressados e sobrecarregados quanto o acúmulo de objetos materiais.
É preciso, então – para construir uma relação saudável com o online e manter uma vida offline também em evidência – refletir sobre o nosso comportamento digital, de modo a se ter mais consciência e controle de como estamos consumindo tais dados e informações.
E um bom início para isso é passar a se questionar:

  1. Quantos dispositivos digitais você se conecta atualmente?

  2. Quantos e-mails não lidos você possui hoje?

  3. Quanto tempo você passa no celular diariamente?

  4. Há controle na quantidade de informações diárias consumidas?


Por que você deveria assumir o controle da sua vida digital?

Abrir-se à reflexão significa perceber qual parte da sua relação online está dando certo e a que precisa urgente de sua atenção. Significa, pois, tornar-se mais consciente de que, ao cuidar da sua vida digital, você cuida, em verdade, de você!

E aí a importância da organização: uma das ferramentas mais eficazes para acabar com a bagunça e ressignificar o uso dos dispositivos digitais. Com ela, há melhor gestão do tempo, das informações e maior controle dos hábitos digitais!
É por isso, então, que, caso queira uma vida online mais saudável, com mais controle de seus dados e arquivos, organizar-se é um fator indispensável. Aprenda como no Curso de Organização Digital. Mãos à obra!

[1] PRICE, Catherine. Celular : como dar um tempo — o plano de 30 dias para se livrar da ansiedade e retomar a sua vida. Tradução Guilherme Miranda. — 1ª ed. — São Paulo : Fontanar, 2018.
[2] Vide https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-47272594

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que