O valor do Scrum

Trabalhar em Projetos onde todos devem ter a visão de tudo que está acontecendo (transparência), onde tudo é inspecionado frequentemente para detecção de variações indesejadas (inspeção) e ajustes de processo e/ou produto são realizados de forma rápida e não traumática (adaptação), tudo isso alicerçado em uma cultura de valores como coragem, foco, respeito, comprometimento e abertura, para muitos pode parecer utopia corporativa. Entretanto, nos dias de hoje, esta é a mais pura realidade de muitas empresas e equipes de projetos que implementaram Scrum de forma correta.

Conforme definição do Guia do Scrum, este é o framework dentro do qual pessoas podem tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível.

Esta afirmação estabelece, em poucas palavras, uma série de conceitos profundos e importantes sobre a proposta do método. Destaque para: (1) pessoas, (2) resolver problemas complexos e adaptativos, (3) produtiva e criativamente e (4) entregam produto com o mais alto valor possível.

  1. Um dos principais valores das abordagens ágeis está no foco em pessoas, inclusive estabelecido no manifesto ágil.

  2. Problemas complexos aqui sugere que temos incertezas técnicas ou de negócios, sobre ao menos parte do produto que será elaborado. Adaptativos, neste caso, indica que o cenário disposto é dinâmico. Em suma, além do fator de complexidade do cenário estabelecido, as condições gerais que fundamentam tal cenário são mutáveis.

  3. O conceito de produtividade e criatividade, são também fomentados pelo próprio Manifesto Ágil, e aqui estabelecem que o time trabalhará visando a mais alta produtividade, inclusive buscando a melhoria contínua sempre que possível. Todavia, este time será incentivado a correr riscos (inovação), e talvez falhar, sempre que tais forem oportunidades de avanços de produto para organização.

  4. Por fim, no Scrum negócios e desenvolvimento de produto trabalham juntos. A participação de negócios dentro do time, materializada na figura de um Product Owner, além de dar o direcionamento ao projeto de quais funcionalidades agregarão mais valor ao negócio, permitirá ao próprio negócio aprender e, assim, tomar decisões rápidas sobre o melhor caminho para o produto.

O guia ainda acrescenta que o Scrum é um método leve, simples de entender e difícil de dominar.

Leve: Scrum estabelece apenas 3 papéis, 5 cerimônias e 3 artefatos o Scrum é um framework bastante leve em comparação com outras abordagens/processos disponíveis nos dias de hoje como PMBOK, Prince, CMMI etc.

Simples de entender: em apenas 20 páginas (incluindo capa e índice) o Guia do Scrum, desenvolvido e mantido pelos criadores do método Ken Schwaber e Jeff Sutherland, possibilita ao leitor, em uma leitura breve e prazerosa, ter conhecimento claro e integro sobre o método.

Difícil de dominar: este item está no caminho oposto dos dois primeiros itens. O fato de ser um método não prescritivo, traz bastante flexibilidade a implementação do Scrum, e deste modo, a grande dificuldade vem dos itens não estabelecidos no Scrum Guide, ou seja, incorporar, viver e promover os valores do Scrum.

Neste ponto surge um jargão muito comum no mundo ágil sobre a diferença em utilizar ágil e ser ágil. Ter um quadro kanban na parede, fazer gráficos de Burndown e executar reuniões diárias em pé, ou seja, conhecer as técnicas para concluir o trabalho, certamente lhe trará inúmeros benefícios, mas o verdadeiro potencial, o maior valor das abordagens ágeis, e neste caso o Scrum, se estabelece ao adotar uma nova cultura de trabalho baseada nos valores do framework, alicerçado nos valores e princípios do manifesto ágil.

O curso de Fundamentos em Scrum da Platzi, além de abordar os atributos e técnicas do Scrum, lhe trará os conceitos de agilidade e direcionamentos de aplicações destes, que fundamentarão seu entendimento sobre o framework e implementação do mesmo em sua companhia.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que