O que são os OKRs e por que eles são tão importantes para sua empresa?

OKR (Objectives and Key Results), é uma metodologia criada basicamente para o gerenciamento de metas, que busca obter resultados em uma organização.

Os OKRs diferem das ferramentas de produtividade, como os TO-DO (lista de coisas a fazer) porque os segundos são ações, enquanto os primeiros são os resultados obtidos por meio dessas ações.

Segundo essa metodologia, a organização é o ponto central de tudo e cada indivíduo que a compõe se torna parte fundamental do processo, de maneira comprometida e responsável. Dessa forma, rompe com o sentimento habitual de obrigação e conforto, que muitas vezes levam em conta o ambiente de trabalho, em detrimento dos resultados e da organização.

Grandes corporações como Google, Twitter e LinkedIn adotaram os OKRs e vêm obtendo resultados cada vez melhores.

Mas, somente grandes empresas podem adotar a metodologia OKRs?

A resposta é simples, NÃO!

Qualquer empreendimento pode (e deve) estabelecer OKRs, independentemente do tamanho, desde que sejam orientados para a produção de resultados para a organização.

Uma grande vantagem que vemos com os OKRs, é que o profissional envolvido no processo saberá realizar suas funções de forma eficaz, sem gastar energia desnecessária. Além disso, sua produtividade será alta, ao mesmo tempo em que o estresse no ambiente de trabalho diminuirá, aumentando a auto-estima.

Quais são as características dos OKRs?

  • Os ciclos devem ser curtos para que o cumprimento das metas seja trimestral e anual.

  • Eles devem ser simples, mensuráveis ​​e fáceis de entender, garantindo que qualquer pessoa na organização possa entendê-lo.

  • Estes devem ser publicados de uma maneira que seja de conhecimento público para toda a organização.

  • As metas exigem que a equipe coloque as mãos na massa, repensando a maneira de trabalhar.

  • A avaliação ótima do OKR é de 60% a 70%; Se alguém atinge plenamente seus objetivos, seus OKRs não são suficientemente ambiciosos e a organização deve pensar em torná-los maiores.

Quando os OKRs são bem usados, eles podem ser uma ferramenta de transformação cultural. Obviamente isso não acontece instantaneamente.

A grande vantagem do OKR é que ele pode ser aplicado em qualquer empresa.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que