OKR (Objectives and Key Results), é uma metodologia criada basicamente para o gerenciamento de metas, que busca obter resultados em uma organização.
Os OKRs diferem das ferramentas de produtividade, como os TO-DO (lista de coisas a fazer) porque os segundos são ações, enquanto os primeiros são os resultados obtidos por meio dessas ações.
Segundo essa metodologia, a organização é o ponto central de tudo e cada indivíduo que a compõe se torna parte fundamental do processo, de maneira comprometida e responsável. Dessa forma, rompe com o sentimento habitual de obrigação e conforto, que muitas vezes levam em conta o ambiente de trabalho, em detrimento dos resultados e da organização.
Grandes corporações como Google, Twitter e LinkedIn adotaram os OKRs e vêm obtendo resultados cada vez melhores.
Mas, somente grandes empresas podem adotar a metodologia OKRs?
A resposta é simples, NÃO!
Qualquer empreendimento pode (e deve) estabelecer OKRs, independentemente do tamanho, desde que sejam orientados para a produção de resultados para a organização.
Uma grande vantagem que vemos com os OKRs, é que o profissional envolvido no processo saberá realizar suas funções de forma eficaz, sem gastar energia desnecessária. Além disso, sua produtividade será alta, ao mesmo tempo em que o estresse no ambiente de trabalho diminuirá, aumentando a auto-estima.
Quais são as características dos OKRs?
-
Os ciclos devem ser curtos para que o cumprimento das metas seja trimestral e anual.
-
Eles devem ser simples, mensuráveis e fáceis de entender, garantindo que qualquer pessoa na organização possa entendê-lo.
-
Estes devem ser publicados de uma maneira que seja de conhecimento público para toda a organização.
-
As metas exigem que a equipe coloque as mãos na massa, repensando a maneira de trabalhar.
-
A avaliação ótima do OKR é de 60% a 70%; Se alguém atinge plenamente seus objetivos, seus OKRs não são suficientemente ambiciosos e a organização deve pensar em torná-los maiores.
Quando os OKRs são bem usados, eles podem ser uma ferramenta de transformação cultural. Obviamente isso não acontece instantaneamente.
A grande vantagem do OKR é que ele pode ser aplicado em qualquer empresa.