O que são OKRs e como implementá-los

Os OKRs são um sistema de medição que permite quantificar o progresso de equipes de trabalho de alto crescimento. A sigla significa Objectives and Key Results (objetivos e resultados-chave) e é uma metodologia utilizada por empresas de tecnologia como Google, Intel e muitas startups do Vale do Silício.

Como funciona a metodologia de OKR vs KPI

A metodologia dos OKRs é ideal para aumentar o desempenho em equipes de trabalho, pois, diferente dos KPI (indicadores-chave de rendimento), os OKRs são propostos por cada pessoa e não são impostos pelo chefe ou líder. Isso é importante pois o rendimento sempre será maior a medida que existe mais compromisso com as metas propostas (Locke, E., Latham, G. y Erez, M. 1988 “The Determinants of Goal Commitment”).

Além de aumentar o desempenho, os OKRs permitem que todos os membros da equipe foquem nas mesmas prioridades. Assim, todos sabem em que devem focar e usar seus esforços e sabem como será medido o progresso ou o êxito dentro da empresa.

Como fazer OKR passo a passo

  1. Defina o objetivo que você quer alcançar. O objetivo deve ser:
  • Ambicioso ao ponto de que te faça se sentir incomodado no processo de alcançá-lo. Isso significa que isso vai exigir de você mesmo para atingi-lo.

  • Realista para equilibrar com a ambição, pois é importante que você não se frustre caso não atinja a meta.

  • Quantificável em números ou porcentagens. Assim, é fácil saber até onde você atingiu e te dá um ponto de partida para estabelecer o próximo período.

  1. Estabeleça um período de tempo em que você vai trabalhar para alcançar o seu objetivo. Sugiro que seja de 3 meses, que é tempo suficiente para que possa ver o progresso, mas não tanto para perder o foco.

  2. Defina os key results (resultados-chaves) que vão te permitir atingir seu objetivos. Dois ou três são suficientes.

  3. Pense em tarefas específicas que você pode fazer durante o período de tempo estabelecido para atingir seu objetivo. Isso não faz parte do OKR, mas dá uma ideia clara de como começar.

Okrs---Brasil.png

Exemplos de OKR

Suponha que você tenha um blog (ou trabalhe em Content Marketing de uma empresa) e que queira fazê-lo crescer. As métricas de crescimento de um blog podem ser determinadas por: visitas à home page, inscritos, quantidade de shares (compartilhamentos) de artigos, etc. Então, o primeiro passo é se comprometer com uma dessas métricas para definir nosso objetivo.

Um bom objetivo poderia ser:

> Aumentar o tráfego do blog em 30%

Considere que você sempre deve saber seu ponto de partida. Se você não sabe quantas visitas está recebendo no blog, esse não será um bom objetivo porque qualquer número que você obtenha no final será bom. Outro ponto importante do objetivo que estabelecemos é que ele é determinado por uma porcentagem, que também pode ser um número, por exemplo: receber 10.000 visitas mensais. Se você não fizer isso, será difícil medir o progresso e saber se você alcançou ou não a meta.

O segundo passo é estabelecer os resultados-chaves que te permitirão alcançar seu objetivo. Para criá-los, sempre se pergunte “como vou alcançar este objetivo no tempo em que me propus?”.

Exemplos de Key Results:

> Escrever 10 artigos por mês.

→ Este resultado-chave é enganoso, porque embora seja concreto e quantificável, não garante realmente que isso influencie o tráfego do blog, a menos que, no seu caso específico, você normalmente só escreva 5 postagens mensais e identificou que aumentar o número de publicações faz com mais pessoas visitem seu site.

> Faça uma pesquisa de palavras-chave.

→ Parece ser uma boa tarefa encontrar as palavras-chave que fazem seu site gerar mais visitas, no entanto, não é um bom key result porque fazer pesquisas de palavras-chave não aumentará o tráfego do seu site diretamente, além de não ser um indicador quantificável. Se você fizer isso, cumprirá 100% e, se não fizer, terá 0% desse resultado-chave.

Uma dica para esse caso é que sempre que você cria seus principais resultados, se pergunte “par que?”. E com essa pergunta chegará ao key result que você está procurando.

> Otimize os títulos das 50 publicações mais visitadas.

→ Esse seria um bom key result pensando na ideia da pesquisa de palavra-chave. Se você se perguntar “por que vou fazer um keyword research?” Provavelmente, a resposta pode ser: para encontrar palavras-chave que quero incluir nos meus conteúdos.

> Conseguir 10 publicações de outras mídias com links para o meu site.

→ Essa é outra maneira de aumentar o tráfego do blog, e que pode medir facilmente no final do período.

Dicas para escrever objetivos e principais resultados

  • Estabeleça períodos de tempo que permitam que você tenha prazos para cumprir os objetivos. Nas equipes de trabalho, funciona bem dividir o ano em quatro partes (quarters) e considerar a OKR para cada trimestre.

  • Não confunda os key results com suas funções ou com uma lista de tarefas. Eles devem descrever resultados e não atividades; portanto, evite palavras como “analisar”, “revisar” ou “participar” ao escrevê-las.

  • Revise os OKR constantemente para verificar se você está focado e se o seu trabalho diário obedece aos objetivos que você definiu para si mesmo.

  • Se, no meio do período, você perceber que definiu uma meta errada ou que está trabalhando em algo diferente, não há problema em fazer ajustes. O que não é certo é escrever os objetivos e apenas olhar pra eles novamente no final do período, porque você vai se sentir frustrado ao ver que trabalhou muito, mas não alcançou os objetivos.

  • Quando chegar o final do período, atribua uma porcentagem de cumprimento a cada resultado principal e a média representa o resultado do cumprimento do seu objetivo.

  • Se seu objetivo caiu abaixo de 50%, provavelmente não foi muito realista ou se baseou em você para alcançá-lo. Isso é comum quando você precisa trabalhar com outras equipes e exigir colaboração. Certifique-se de aumentar OKRs sobre os quais você tem controle.

  • O sweet spot ou ponto perfeito de um OKR é se você atingir 70%.

  • Se você atingir seu objetivo 100% ou mais (sim, às vezes acontece), significa que você não tinha ambição ao criá-lo. De qualquer forma, há momentos em que atingir 100% é meritório, pois mostra que isso foi feito com esforço e dedicação. Lembre-se sempre de mirar nas estrelas para chegar à lua.

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