O que fazer ou não fazer em um processo de vendas

As vendas são a parte principal de qualquer negócio e executá-las bem e com enfoque determinará o sucesso da sua empresa. É comum, ao falar de vendas, pensar naquela pessoa invasiva e incômoda, porque estamos acostumados a um estereótipo muito negativo de alguém que te chama e não para de falar ou até quem te recebe numa loja e te persegue a cada passo para oferecer a calça mais cara sem saber se é isso o que você busca.

Ainda que não exista uma única forma de vender, é possível aplicar distintas metodologias que se adaptam aos processos e hábitos dos seus clientes e vendedores, que te permitiram gerar mais e melhores resultados.

O que funciona?


1. Use as pistas do seu lead antes de contactá-lo

Assim que conseguir um novo lead, é necessário identificar de onde ele veio: se foi de uma estratégia de Outbound ou Inbound e quais dados a mais você pode obter. Seja curioso, visite o website dele, analise a indústria a que ele pertence, seu papel dentro da empresa: se ele é o CEO, o diretor de vendas ou recursos humanos, e o que ele acha do seu produto ou serviço. Isto te dará dados a mais antes de mandar uma mensagem ou telefonar para ele.

2. Primeiro contato

Envie um email personalizado, busque seguir o percurso da conversa e gerar conexão sem vender nada, mostre interesse pelo que ele faz. Neste primeiro contato, aproveite para indagar um pouco sobre como ele conhece o seu produto e no que ele se baseará para adquiri-lo.

No meu caso, me dá melhores resultados escrever diretamente uma mensagem de Whatsapp. Não deixe que passe tanto tempo depois do primeiro contato, entre 5 a 30 minutos é perfeito para que você retome a conversa, seja qual for o meio em que ela está sendo feita.

Agende uma seguinte chamada ou reunião e procure sempre dar alternativas de data e horário (recomendo pelo menos duas). Confirme, usando o Google Calendar, para que nenhum dos dois se esqueça. Deixe claro que você está interessado em falar com ele.

3. Eduque o seu lead

Certifique-se de identificar o verdadeiro problema dele, por exemplo: “Quero melhorar as habilidades de minha equipe de marketing” ou “Precisamos migrar o banco de dados da minha empresa para a nuvem”. Com esta informação, você poderá trabalhar em uma estratégia de vendas personalizada em que você não só vende como educa o seu cliente e o guia para tomar a melhor solução para o seu problema ou objetivo.

4. Personalize a proposta

Não envie a mesma proposta para todos os seus leads, procure incluir ou remover dados que se ajustem à informação que você obteve até o momento. Aproveite para ressaltar como o seu produto o ajudará a resolver ou cumprir os objetivos traçados ao princípio.

O que não funciona?


1. Não abuse de e-mails em massa

Neste processo, é super importante ter cuidado com a lista de leads que você consiga. É essencial ter uma estratégia de e-mail bem estruturada, caso use essa estratégia.

2. Não envie uma proposta no primeiro contato

Se um lead te contactar e você enviar um proposta imediatamente sem haver perguntado o que ele realmente precisava, está fazendo o mesmo que o vendedor da loja que te oferece a calça mais cara sem saber o que você está buscando.

3. Não se atenha a e-mails

Ainda que o primeiro contato possa ser por e-mail, procure ter outros meios de contato como Hangout, Skype e Whatsapp, que são muito usados e, com certeza, será mais fácil de responder e avançar a conversa com o seu lead.

Te convido a se inscrever no curso de Estratégias de Marketing e Pauta Digital, para aprender melhor como fazer a sua estratégia de vendas e como se comunicar com seus leads.

Traduzido do blog em espanhol: https://platzi.com/blog/los-si-y-los-no-de-las-ventas/

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que