O que é para que serve um Design Sprint?

Logo após o boom das startups e de começar a ver como muitas delas pereciam, o Google criou o Google Venture com os seus melhores especialistas para dar assessoria a empreendimentos que estavam no início da vida.

Depois de escutar os problemas de diversos grupos de trabalho, seus desafios a nível de comunicação e execução de ideias, foram melhorando e refinando uma metodologia que chamaram de Design Sprint.

Esta metodologia busca resolver desafios ou problemas em 5 dias, trabalhando com o problema em diversas equipes e dividindo-os em etapas.

Em cada dia, você foca todas as suas energias em um tipo de atividade.

A seguir, te mostraremos um resumo do que você faz durante o processo de Design Sprint. Você pode ver o processo com mais detalhes no Curso de Design Sprint para conhecer os exercícios e desafios pontuais a serem resolvidos em cada dia.
1.png

Dia 1: Defina o desafio ou objetivo ao longo prazo
2.png

Aqui analisamos entre todos os integrantes de um sprint (idealmente, não mais que 7 pessoas) as informações que temos do produto e do problema. Para isto, você pode usar dados quantitativos e qualitativos que tenha de pesquisas prévias ou de ferramentas como o Google Analytics que te informem sobre os seus usuários.

Você também pode aprender entrevistando os especialistas responsáveis pela confecção/ideia inicial desse produto, e definindo o seu usuário alvo.

Dia 2: Busque inspiração
3.png
Neste dia, nos concentramos em gerar soluções em um processo estruturado. Pode usar técnicas de prototipação veloz como o Crazy Eights (ou os “8 loucos”).
Cada pessoa prototificará ou desenhará formas distintas de resolver o problema, e as contará para o resto da equipe. Ainda não se decide nada, apenas pensamos e criamos diversas soluções individualmente.

Dia 3: A decisão
4.png
Em grupo, votamos nas melhoras propostas. Analisar a viabilidade e o potencial de cada uma nos ajuda a entender as necessidades de cada equipe e as possibilidades reais que temos.

Dia 4: Protótipo
6.png
Neste dia, nos focamos em criar um protótipo o mais perto possível da realidade, de acordo com o que decidimos em grupo no dia anterior. O protótipo deverá ficar pronto para ser testado no dia seguinte com 5 usuários.

Dia 5: Entrevistamos usuários
7.png
Antes de começar o Design Sprint, assegure-se de conseguir 5 usuários alvo da aplicação ou produto que você quer testar. Neste dia, nos dedicaremos a entrevistá-los e apresentar o protótipo para que interajam com ele. Aprenda a reconhecer os momentos mais dolorosos da experiências dos seus usuários, suas expectativas e a ajustar o seu modelo de negócio ao contexto deles.

Ao acabar a jornada, a equipe faz um Reporte sumário no qual refletem sobre todo o aprendizado principal do processo, especialmente no que diz respeito à interação com os usuários. Com esta informação, poderão determinar os próximos passos a seguir com o produto. Também será útil para futuras interações que detalham o tipo de feedback que receberam: foi positivo? Negativo? Em respeito ao quê? Validaram alguma hipótese? Tudo o que possa ser útil no futuro, é melhor deixar elaborado.

Que tipo de problemas você resolveria com um Design Sprint? Descubra a metodologia e os exercícios que mudarão a forma de ver os desafios do seu produto.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que