O que é infográfico e como fazer um? Veja exemplos!

Se você já entrou no nosso Instagram, já deve ter visto um de nossos infográficos. Usamos tanto esse tipo de publicação porque sabemos que os infográficos são uma ferramenta extremamente prática para comunicar informações valiosas e dados importantes de forma visual.

Você já se perguntou como eles são feitos?

Neste post nós vamos explicar o que é um infográfico, como criar um e trazer ótimos exemplos para te inspirar!

O que é um infográfico?

Um infográfico é uma interpretação gráfica que permite visualizar dados ou qualquer outro tipo de informação de forma rápida e prática. Assim, seu principal objetivo é informar ou ensinar algo.

(Isso te lembra alguma empresa? � #NuncaPareDeAprender!)

Infográficos são peças bastante funcionais que unem um design de impacto, imagens, gráficos e cores. Tudo isso tem um grande impacto no storytelling dos dados apresentados. Esses elementos causam aquele “estalo” � de compreensão na cabeça.

Usar um infográfico como recurso faz parte de uma estratégia de marketing digital de sucesso! E, para isso, é preciso um designer habilidoso que possa traduzir tudo isso em uma única peça gráfica.

Para que serve um infográfico?

Infográficos são peças gráficas muito eficazes em resumir informações e torná-las mais fáceis de entender, uma vez que as pessoas tendem a se lembrar de uma imagem com muito mais facilidade do que de um texto longo.

Em algumas empresas, até mesmo templates de infográficos são desenvolvidos para cobrir vários aspectos com uma variedade de fontes de forma otimizada e conteúdo de qualidade.

Além disso, o uso de infográficos pode ser útil também para:

  • Capturar a atenção visual: há pessoas que preferem o visual a um texto, então um bom infográfico permitirá que eles entendam melhor qualquer informação;
  • Aumentar o reconhecimento de uma marca: por exemplo, publicar este conteúdo em suas redes sociais ajudará as pessoas a compartilhar o que você faz e estimulará que queiram saber mais sobre seu negócio;
  • Posicionar-se como um especialista: apresentar informações de forma simples e atraente em seu nicho fará com que você se destaque e se diferencie dos demais, principalmente se sua estratégia pretende fugir do tradicionalismo;
  • É um excelente material de marketing: um bom projeto pode até ser reaproveitado como ebook, carrossel para redes sociais, entre muitos outros canais.

Pro-tip: As informações obtidas a partir de pesquisas, censos, análises de big data e outras fontes, servem como material para a construção de um bom infográfico.

Tipos de infográficos e exemplos

Os infográficos podem conter diversos tipos de elementos, dependendo de sua complexidade. Os mais comuns são:

Infográficos de mapas ou geográficos

Utilizando padrões, guias, paletas de cores e outros elementos, permite estabelecer conexões entre a informação e seu contexto.

Infográficos de gráficos de barras, gráficos de linhas, gráficos de pizza

Por que apresentar um dado a partir de um gráfico do Excel ou do PowerPoint se você pode criar um infográfico e dar uma experiência única para sua audiência?

Dá uma olhada no infográfico que fizemos para esse post no nosso Instagram:

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Infográficos com esquemas

Semelhante aos infográficos de mapas, eles são ferramentas que permitem organizar as informações de forma mais clara por meio de linhas, conectores, ícones, criando relações entre o que é apresentado.

Esse aqui foi feito para contar um pouco sobre Ada Lovelace, a primeira programadora da história, e também está lá no Instagram da Platzi.

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Pro-tip: Nós temos cursos de programação incríveis para quem quiser seguir o legado da Ada!

Infográficos de texto ou informativos

Neste caso, a informação é apresentada de uma forma que conta uma história convincente. Para isso, o processo de coleta das informações é vital, pois vai permitir gerar um fluxo que torna o conteúdo mais atraente.

Vendo o infográfico abaixo a gente fica até com vontade de testar a técnica pomodoro, não fica?

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Infográficos de dados numéricos ou estatísticos

Um ótimo exemplo são infográficos feitos por organizações de saúde. Você deve ter visto dados da
pandemia representados de uma forma impactante, certo?

Um outro exemplo é esse infográfico abaixo, que combina a apresentação de dados com o uso de gráfico de barras e de pizza!

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Infográficos fotográficos

Uma imagem vale mais que mil palavras. E uma foto que conta uma história acompanhada de dados relevantes que formam um enredo passo a passo é uma boa estratégia! Ao invés de criar uma ilustração, você pode usar uma foto que expresse o que você pretende comunicar como foco do seu infográfico.

Infográficos de ilustração

Arte e design tornam-se uma ferramenta para comunicar informações sérias. A criatividade domina esse tópico e contribui enormemente para a compreensão do conteúdo.

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Pro-tip: Já conhece a English School? Se você se identificou e enfrenta os mesmos monstros que apresentamos nesse infográfico, nós podemos te ajudar!

Como fazer um infográfico

Agora que você já conheceu os tipos de infográfico e já se inspirou com nossos exemplos, que tal colocar a mão na massa?

Conte uma história

Costumamos ver infográficos que, apesar de terem um componente gráfico, acabam não prendendo o leitor. Isso acontece porque eles não contam uma história e não têm uma narrativa ou objetivo claros.

Quando você conta uma história e faz com que a pessoa se identifique com o que você está contando, é muito mais provável que ela queira consumir seu conteúdo e até mesmo compartilhá-lo com seus amigos.

Se você estiver explicando um tema complexo, sua audiência lhe dará muito mais credibilidade e reconhecerá sua autoridade no assunto.

Tenha uma estrutura definida

Definir uma ordem e uma hierarquia das informações do conteúdo que irá apresentar é muito
importante para que o infográfico cumpra seu objetivo final, que é explicar algo da forma mais clara possível.

Para isso, você deve definir uma paleta de cores, uma fonte legível e uma estrutura geral que conduza o leitor pelo caminho que você definiu. Pense em quais informações quer dar destaque e faça um rascunho, mesmo que à mão, para não esquecer nenhum detalhe.

Se ainda não tem certeza de qual estrutura pretende implementar, você sempre pode buscar inspiração e usar templates de infográficos como um primeiro rascunho enquanto desenvolve sua
ideia.

Só não se esqueça que, para atingir o potencial máximo desse tipo de conteúdo, é importante que ele seja único e traga uma voz própria, como destacado no tópico a seguir.

Traga algo novo

Um bom infográfico deve apresentar um ponto de vista incomum para se destacar da infinidade de informações visuais por aí. Ao criar algo inesperado, você garante que a imagem final seja atrativa o bastante para agregar valor ao conteúdo que está levando ao leitor. Quando você adiciona novos elementos, o design do infográfico que você cria se torna mais impactante.

Só tome cuidado para não adicionar elementos demais e acabar desviando a atenção do leitor daquilo que realmente interessa.

Tenha uma mensagem clara

Infográficos são uma boa maneira de resumir, mas há um limite para a quantidade de informações que você pode incluir em uma única imagem. Isso depende muito da mídia em que você vai publicar.

Por isso, antes de começar a criar, tenha em mente o projeto como um todo. Para um infográfico para o Instagram, por exemplo, pense se alguma informação precisa estar na imagem ou seria melhor comunicada na legenda que acompanhará o post.

Tenha um limite de texto

Embora a parte gráfica seja a mais importante em um infográfico, não podemos negligenciar o texto. Um texto claro e atrativo terá um impacto maior e reforçará o conteúdo visual.

Use um título marcante e textos curtos e precisos. Dessa forma, você garantirá que qualquer pessoa entenda todo o conteúdo sem problemas.

No texto também são muito importantes os estilos de fonte. Evite usar fontes difíceis de ler ou que
sobrecarregam demais sua história.

Quais programas usar para fazer infográficos?

Hoje em dia podemos encontrar infográficos em todos os lugares: nas redes sociais, jornais, revistas, livros e animações. Essa popularidade tem a ver com o fato de que nossa atenção está cada vez mais reduzida, por isso é tão importante ter algum tipo de auxílio gráfico que capte a atenção do espectador e o leve a ver o conteúdo completo e compartilhá-lo.

É por conta da alta demanda por esse tipo de material que existem tantas ferramentas para produzi-lo. Algumas das mais conhecidas são o Canva, o Illustrator e o Photoshop, mas além deles também podemos destacar o Infogram, o Visme e o Crello.

É possível construir um ótimo infográfico com ferramentas como o Canva, mas você perceberá que conhecer melhor ferramentas como as do Pacote Adobe impulsionará muito os resultados de seu trabalho.

Pro-tip: Neste Curso Básico de Adobe Illustrator você pode aprender inúmeras técnicas que vão te ajudar a levar produções gráficas como infográficos a outro nível!

Dicas finais

Uma dica útil é usar um banco de imagens para encontrar tanto inspiração quanto material
multimídia para utilizar em seu projeto.

Mas, não se esqueça: o importante na hora de criar um infográfico é ter em mente a informação que será comunicada e o olhar da sua audiência! Não se esqueça que esse olhar tem sido cada vez mais concorrido no mundo digital e que, para ganhar a atenção do público, você precisa criar uma peça única. �

Recomendamos fortemente o Adobe Illustrator para que você possa trabalhar com cada um desses elementos, de tipografia a vetores e ilustrações!

E, claro, sempre que quiser se inspirar você pode dar uma olhadinha no nosso Instagram!

Conta pra gente aqui nos comentários: qual é seu platzigráfico favorito?

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