O que é Frontend e Backend?

Frontend é a parte de um website que interage com os usuários, por isso dizemos que está do lado do cliente. Backend é a parte que se conecta com o banco de dados e o servidor que utiliza o website, por isso dizemos que o backend roda do lado do servidor. Esses dois conceitos explicam em termos gerais como funciona um website e são fundamentais para qualquer pessoa que trabalhe no mundo digital, seja em programação, marketing, design ou empreendimento.

O que é Frontend?

Frontend é a parte de um programa ou dispositivo a que um usuário pode acessar diretamente. São todas as tecnologias de design e desenvolvimento web que rodam no navegador e que são responsáveis pela interação com os usuários.

HTML, CSS e JavaScript são as principais linguagens de Frontend, e relacionadas a elas existem vários frameworks e livrarias que expande a capacidade para criar qualquer tipo de interface de usuário. React, Redux, Angular, Bootstrap, Foundation, Sass, Less, Stylus e PostCSS são alguns deles.

O que é Backend?

Backend é a camada de acesso aos dados de um software ou qualquer dispositivo, que não seja diretamente acessada pelos usuários, além disso contém a lógica da aplicação que gerencia tais dados. O Backend também acessa o servidor, que é uma aplicação especializada que entende a forma como o navegador solicita as coisas.

Algumas das linguagens de programação de Backend são Python, PHP, Ruby, C# e Java, e assim como Frontend, cada uma das anteriores têm diferentes frameworks que te permitem trabalhar melhor de acordo com o projeto que esteja desenvolvendo. Na Platzi temos Django, Laravel, Ruby on Rails e ASP.Net, escolhemos eles sobretudo porque têm respaldo de uma grande comunidade.

Como funcionam o Frontend e o Backend

A web é composta de um monte de documentos que estão conectados entre si, através de links. Quando você quer entrar na Platzi, digita a URL platzi.com.br na barra do navegador, isso quer dizer que você está solicitando que te mostrem uma página web.

Logo depois, seu computador verifica qual servidor de software está rodando no site. Aí o servidor identifica que tipo de petição você está fazendo. Se entra a https://platzi.com.br/cursos/ o site obtém uma petição GET, que tem que conectar ao banco de dados para obter a lista de cursos.

Algumas vezes não se requer uma conexão ao banco de dados, por exemplo: ao entrar a https://platzi.com.br/login não precisa conectar, mas quando você inicia um sessão, cria-se uma petição POST que se conecta ao banco de dados para validar os acessos e o tipo de conta ou inscrição que você tem, e com isso, o Backend devolve a resposta ao servidor para que o navegador use.

Finalmente entra o Frontend, que recebe a informação que o Backend passou e a organiza na interface do site, que neste caso seria o perfil do usuário. E isso é o que finalmente se mostra no navegador.

Se você está aprendendo a programar, com certeza vai encontrar muitos termos que ainda não conhece neste artigo. Além disso, em algum ponto vai ter que decidir se prefere desenvolvimento Frontend ou Backend, apesar de que, de fato, existem os desenvolvedores Fullstack que envolvem as duas áreas.

Conta nos comentários se você alguma dúvida, se você está aprendendo a programar e quais são suas linguagens favoritas.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que