Você busca por Marketing Digital no Google. Deve receber alguns milhares de retornos, alguns de empresas e profissionais com boas estratégias de SEM ou SEO, outros orgânicos. Algumas mais antigos, outros mais recentes. E muitos falando de forma diferente coisas parecidas, como uso das redes digitais para estratégias de comunicação, ou conjunto de estratégias para promover uma marca na internet, ou … bem, a variedade é grande, mas a variação nem tanto.
Todos corretos, mas também todos carecendo de um foco mais específico naquilo que é o marketing. Então, vamos voltar ao básico, ao Marketing, para depois entender o Digital?
Já na década de 1960 Kotler definiu Marketing como “o processo social e gerencial onde grupos e pessoas obtém o que necessitam e desejam através de troca de valor com outros”. Aqui faço uma pausa: quem nunca ouviu falar em Kotler, sugiro que pare agora, abra uma nova aba e faça uma ampla busca no Google e YouTube sobre ele, Philip Kotler. Não tem como querer saber de marketing sem conhecer ele e seu trabalho.
Bem, olhando então para a definição do Kotler vemos 3 elementos importantes: processo, pessoas e trocas. Sim, pois o Marketing é um processo, algo que está acontecendo, não para. Não é um planejamento que olhamos de temos em tempos. É algo que a gestão tem que estar preocupada o tempo todo, pois tem a ver com sua reputação, com a forma como as pessoas percebem o que faz, o que entrega e como entrega.
E trocas, pois são a essência do mercado. Trocamos nosso tempo por um salário, e este salário por coisas que precisamos, e que outros produzem em nosso lugar, sejam produtos físicos ou serviços, seja algo que precisamos sempre ou eventualmente. Seja uma necessidade básica ou o desejo amis caprichoso.
Mas, acima de tudo, Marketing tem a ver com pessoas, e este deve ser o foco. Como elas se comportam, como se formaram, que expectativas têm? Que desejos manifestam ou até mesmo escondem? Como reagem aos estímulos que recebem? Como se relacionam com as demais pessoas, com o mundo? Como entendem seu papel neste mundo? E o que buscam, o que desejam, o que valorizam, em suas relações com empresas, instituições? E como isso pode ser usado em prol dos nossos resultados.
Então, o que isso tem a ver com o Digital? Bem, podemos entender que Marketing Digital tem a ver com como as pessoas usam, reagem, se relacionam, enfim, utilizam e tem nos meios digitais algo que faz sentido para si, para sua vida como um todo. E como as empresas e profissionais podem compreender isso e utilizar em prol de melhores relacionamento e mais resultados.
Para que isso aconteça o Marketing Digital traz para os profissionais uma série de recursos e ferramentas: SEO, SEM, redes sociais, e-mail, métricas instantâneas, monitoramento e engajamento, e muito, muito mais. Não é à toa que o marketing Digital tem crescido em importância e gerado tanto investimento de pessoas e empresas.
Falaremos mais sobre isso mais adiante.
César