Podemos dizer que um community manager é, em sua tradução, um gerente de comunidades e redes sociais, mas não é só isso.
Se você chegou até aqui procurando entender melhor o que é um community manager e o que faz, este artigo é para você!
O profissional que atua nessa área é responsável por construir e gerenciar as comunidades e redes sociais. Ele não somente vai cuidar daquela marca no mundo on-line, mas também vai criar e nutrir relacionamentos com os clientes, seguidores e interessados.
Quer saber mais a fundo sobre a profissão? Então leia este artigo e saiba tudo sobre o universo do community manager!
Esse tipo de profissional precisa ter sensibilidade e capacidade analítica para notar as oportunidades que surgem nas mídias sociais. Ele precisa compreender o que os seguidores desejam e demandam, e conseguir ser capaz de transformar essas informações em ações úteis para o fortalecimento da marca.
O profissional que atua nessa área é responsável por construir e gerenciar as comunidades e redes sociais.
Assim, o community manager deve estar antenado o tempo todo e ter bastante criatividade para propor soluções inovadoras e se conectar com as pessoas.
O seu trabalho é de grande importância estratégica para as empresas que buscam uma presença digital sólida e trabalham para captar clientes na internet.
Dentre as funções de um community manager, podemos citar:
Graças à importância das mídias sociais para a estruturação de uma estratégia digital, o Community Manager tem um papel essencial no desenvolvimento de processos na internet.
Além da estruturação do conteúdo, é o Community Manager quem ficará à frente de todo o processo de gerenciamento das redes sociais. Ele irá será responsável por criar processos que garantam a comunicação adequada da marca com o público nos diferentes canais, com foco em gerar credibilidade, conversões, novos clientes e, consequentemente, promotores da marca.
Além disso, precisará gerenciar crises, administrar comentários nas redes sociais e analisar o sentimento de todas as menções à marca. Essas análises devem ser apresentadas em relatórios e insights de marketing e negócios.
Agora que você entendeu o que é um community manager e o que ele faz, chegou a hora de conhecer algumas características essenciais do perfil desse profissional:
Obviamente, além das características de perfil, o Community Manager precisa de uma série de conhecimentos técnicos que envolvem conceitos do marketing digital e o uso de ferramentas. São eles:
Um community manager precisa, através de seu trabalho, gerar credibilidade, conversões, novos clientes e, consequentemente, promotores da marca.
As mídias sociais exigiram um novo comportamento das empresas, pois tratam-se de plataformas criadas para a construção de relacionamentos.
Não basta montar um perfil e tratá-lo como mais um canal corporativo. É preciso mais: as pessoas querem manifestar suas opiniões e dialogar com as marcas.
Dessa forma, as corporações têm buscado humanizar as suas marcas para construir relacionamentos próximos e duradouros com seus clientes.
O Community Manager é essencial nesse sentido, pois é capaz de aplicar a linguagem necessária e avaliar o resultado de cada uma das ações.
Gostou deste post? Agora que vo Então inscreva-se no curso exclusivo da Platzi comigo para ser um Community Manager!