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O que é e o que faz um Community Manager

309Pontos

hace 2 años

Curso de Community Manager
Curso de Community Manager

Curso de Community Manager

Crie conteúdo engajador para redes sociais. Monitore mídias sociais, agende publicações, interprete métricas e faça relatórios para os clientes. Gerencie redes sociais de forma profissional e torne-se um community manager incrível com o Curso de Community Manager da Platzi.

Podemos dizer que um community manager é, em sua tradução, um gerente de comunidades e redes sociais, mas não é só isso.

Se você chegou até aqui procurando entender melhor o que é um community manager e o que faz, este artigo é para você!

O profissional que atua nessa área é responsável por construir e gerenciar as comunidades e redes sociais. Ele não somente vai cuidar daquela marca no mundo on-line, mas também vai criar e nutrir relacionamentos com os clientes, seguidores e interessados.

Quer saber mais a fundo sobre a profissão? Então leia este artigo e saiba tudo sobre o universo do community manager!

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O que é e o que faz um Community Manager?

Esse tipo de profissional precisa ter sensibilidade e capacidade analítica para notar as oportunidades que surgem nas mídias sociais. Ele precisa compreender o que os seguidores desejam e demandam, e conseguir ser capaz de transformar essas informações em ações úteis para o fortalecimento da marca.

O profissional que atua nessa área é responsável por construir e gerenciar as comunidades e redes sociais.

Assim, o community manager deve estar antenado o tempo todo e ter bastante criatividade para propor soluções inovadoras e se conectar com as pessoas.

O seu trabalho é de grande importância estratégica para as empresas que buscam uma presença digital sólida e trabalham para captar clientes na internet.

Dentre as funções de um community manager, podemos citar:

  • Criação de conteúdo para sites, redes sociais, blog, newsletters, releases, etc.
  • Definição estratégica do conteúdo: quais os melhores horários para publicações, agendamento, frequência de postagem e tipos de conteúdos.
  • Análise do público-alvo e prospects.
  • Definição das estratégias de marketing nas redes sociais, criando, realizando e monitorando.
  • Monitoramento das publicações — veja as métricas mais importantes para Facebook e as métricas do Instagram.
  • Análise da concorrência e monitoramento das postagens e novidades do mundo. Isso é ideal para, por exemplo, ficar por dentro de virais na internet, como memes, etc.
  • Planejar eventos.
  • Construir e manter um relacionamento com os seguidores.
  • Gerenciar crises on-line.

A importância do Community Manager

Graças à importância das mídias sociais para a estruturação de uma estratégia digital, o Community Manager tem um papel essencial no desenvolvimento de processos na internet.

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Além da estruturação do conteúdo, é o Community Manager quem ficará à frente de todo o processo de gerenciamento das redes sociais. Ele irá será responsável por criar processos que garantam a comunicação adequada da marca com o público nos diferentes canais, com foco em gerar credibilidade, conversões, novos clientes e, consequentemente, promotores da marca.

Além disso, precisará gerenciar crises, administrar comentários nas redes sociais e analisar o sentimento de todas as menções à marca. Essas análises devem ser apresentadas em relatórios e insights de marketing e negócios.

Perfil do profissional: as habilidades para ser um Community Manager

Agora que você entendeu o que é um community manager e o que ele faz, chegou a hora de conhecer algumas características essenciais do perfil desse profissional:

  • Facilidade para gerenciar projetos paralelos.
  • Empatia.
  • Criatividade.
  • Ser detalhista.
  • Perfil analítico.
  • Perfil crítico para construir relações sólidas e confiáveis.
  • Ter boa comunicação interpessoal.
  • Curiosidade.
  • Vontade de aprender.
  • Ligado nas tendências e novidades do mundo e do mercado.
  • Ter jogo de cintura para lidar com as diversas situações.
  • Boa comunicação escrita.
  • Organização e proatividade.
  • Dedicação.
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Obviamente, além das características de perfil, o Community Manager precisa de uma série de conhecimentos técnicos que envolvem conceitos do marketing digital e o uso de ferramentas. São eles:

  • Ferramentas de Social Ads.
  • Ferramentas gráficas como Photoshop e Illustrator.
  • Ferramentas de monitoramento e gestão de redes sociais.
  • Ferramentas para gestão de projetos, como Trello, Asana.
  • Pacote Office e etc.
  • Conhecimentos em Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO são diferenciais que elevam a capacidade desse profissional.

Community Manager e o mercado de trabalho

Um community manager precisa, através de seu trabalho, gerar credibilidade, conversões, novos clientes e, consequentemente, promotores da marca.

As mídias sociais exigiram um novo comportamento das empresas, pois tratam-se de plataformas criadas para a construção de relacionamentos.

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Não basta montar um perfil e tratá-lo como mais um canal corporativo. É preciso mais: as pessoas querem manifestar suas opiniões e dialogar com as marcas.

Dessa forma, as corporações têm buscado humanizar as suas marcas para construir relacionamentos próximos e duradouros com seus clientes.

O Community Manager é essencial nesse sentido, pois é capaz de aplicar a linguagem necessária e avaliar o resultado de cada uma das ações.

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Rafael
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