O primeiro ganhador do Platzi DemoDay e sua evolução

Urban Roosters, startup ganhadora do primeiro Platzi DemoDay, expandiu da Espanha à América Latina.

Urban Rooster é uma startup da Espanha, foi a primeira plataforma online para batalhas de Rap e também o primeiro ganhador do Platzi DemoDay em 2015. Neste post, te contamos sobre como começaram, sua evolução depois do Platzi DemoDay e como vão hoje com a COVID-19. Se você também quer ser o próximo ganahdor da Platzi DemoDay, encontre toda a informação e o link para se inscrever aqui.

Como começou a Urban Roosters?

UrbanRoosters nasceu da paixão em comum pelas batalhas de Rap Freestyles e pela cultura Hip Hop, que têm Pedro e Asier, os fundadores.

“Começamos com uma plataforma de batalhas online em 2014. Tínhamos uma rede onde você poderia batalhar com outros usuários e uma audiência assistia e votava em tempo real, com o Facetime ou Zoom”, explica Pedro.

Se te interessar, os fundadores do Urban Roosters contam sua história de uma maneira diferente, em um vídeo aqui.

“Conhecíamos a Platzi a partir de um vídeo de Freddy e Christian fazendo streaming de dentro de um carro no Vale do Silício. Naquela época (2015) estávamos participando do Startup Chile e utilizamos a Platzi como forma de conhecer e aprender mais sobre startups. Lembro que tinha recém lançado o curso de startup”, conta Pedro.

Onde andam depois do Platzi DemoDay?

Depois do Demo Day, criaram a primeira liga profissional de Rap Freestyle, onde os Freestylers assinam contrato e recebem um salário para competir.

A liga FMS (Freestyle Master Series) começou na Espanha, em 2017, e expandiram para a Argentina em 2018, México e Chile em 2019 e este ano incorporam Peru.

O sistema de votação da FMS transformou algo completamente subjetivo como o Rap e o Freestyle em algo puramente matemático, baseado em dados e status.

Quando ganharam o Demo Day eram 4 pessoas na equipe e, atualmente, são mais de 40 pessoas em 6 países.

Em 2015, sua comunidade contavam com 20.000 apaixonados pelo freestyle e pela cultura Hip Hop, e em 2019, chegaram a 12 milhões.

Como estão lidando com o COVID-19?

O impacto da COVID-19 tem sido importante. Grande parte do modelo de negócio se baseia em eventos físicos, tiveram que mudar o produto quase que completo em 2 meses.

“O positivo é que a reorganização de toda a empresa, estamos cada vez mais voltados a criação de conteúdo, entretenimento e explorar novas formas de negócio que não estão diretamente relacionadas aos eventos”, comenta o fundador.

Por mais que tenham sofrido alguns cortes de renda e mudanças de contratos com os patrocinadores, Pedro comenta que por causa da relação de confiança com seus clientes o impacto não foi tão forte:

“Somos muito gratos pela boa relação que temos com as marcas que apoiam a UR e a FMS, mesmo com a crise, todas as marcas continuam com a gente e seguem apoiando o projeto”.

Aprendendo compartilhando

O aprendizado mais importante, segundo Pedro, é o de “não ter medo, entender que tem coisas que estão fora do nosso controle e que jamais deve se arrepender”.

Como nos comentou Pedro, a COVID-19 atingiu eles mas puderam aprender e confirmar a importância de construir um relacionamento de qualidade e confiança.

Seus programadores ainda são estudantes da Platzi. “Buscamos que toda a equipe tenha passado pela plataforma. Nós adoramos a cultura da Platzi e os valores que passam aos estudantes, creio que é algo único!”, explica Pedro.

Na verdade, eles estão buscando um front-end!

Inscrições do Platzi DemoDay 2020

Não se esqueça, se você também tem uma startup, queremos saber mais dela. Buscamos fundadorxs latinxs com grande ambição e um produto digital com grande potencial de escalabilidade.

Inscreva-se aqui.

Podem aplicar ao Platzi DemoDay todas as startups que:

  • Têm um MVP antes da Série A

  • Podem apresentar seu pitch em inglês, caso sejam semifinalistas em setembro.

  • Priorizaremos as startups que têm assinatura Platzi Expert ativa. Se você ainda não tem sua assinatura ativa, este é a hora perfeita para adquirir o Plano Expert.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que