Urban Roosters, startup ganhadora do primeiro Platzi DemoDay, expandiu da Espanha à América Latina.
Urban Rooster é uma startup da Espanha, foi a primeira plataforma online para batalhas de Rap e também o primeiro ganhador do Platzi DemoDay em 2015. Neste post, te contamos sobre como começaram, sua evolução depois do Platzi DemoDay e como vão hoje com a COVID-19. Se você também quer ser o próximo ganahdor da Platzi DemoDay, encontre toda a informação e o link para se inscrever aqui.
Como começou a Urban Roosters?
UrbanRoosters nasceu da paixão em comum pelas batalhas de Rap Freestyles e pela cultura Hip Hop, que têm Pedro e Asier, os fundadores.
“Começamos com uma plataforma de batalhas online em 2014. Tínhamos uma rede onde você poderia batalhar com outros usuários e uma audiência assistia e votava em tempo real, com o Facetime ou Zoom”, explica Pedro.
Se te interessar, os fundadores do Urban Roosters contam sua história de uma maneira diferente, em um vídeo aqui.
“Conhecíamos a Platzi a partir de um vídeo de Freddy e Christian fazendo streaming de dentro de um carro no Vale do Silício. Naquela época (2015) estávamos participando do Startup Chile e utilizamos a Platzi como forma de conhecer e aprender mais sobre startups. Lembro que tinha recém lançado o curso de startup”, conta Pedro.
Onde andam depois do Platzi DemoDay?
Depois do Demo Day, criaram a primeira liga profissional de Rap Freestyle, onde os Freestylers assinam contrato e recebem um salário para competir.
A liga FMS (Freestyle Master Series) começou na Espanha, em 2017, e expandiram para a Argentina em 2018, México e Chile em 2019 e este ano incorporam Peru.
O sistema de votação da FMS transformou algo completamente subjetivo como o Rap e o Freestyle em algo puramente matemático, baseado em dados e status.
Quando ganharam o Demo Day eram 4 pessoas na equipe e, atualmente, são mais de 40 pessoas em 6 países.
Em 2015, sua comunidade contavam com 20.000 apaixonados pelo freestyle e pela cultura Hip Hop, e em 2019, chegaram a 12 milhões.
Como estão lidando com o COVID-19?
O impacto da COVID-19 tem sido importante. Grande parte do modelo de negócio se baseia em eventos físicos, tiveram que mudar o produto quase que completo em 2 meses.
“O positivo é que a reorganização de toda a empresa, estamos cada vez mais voltados a criação de conteúdo, entretenimento e explorar novas formas de negócio que não estão diretamente relacionadas aos eventos”, comenta o fundador.
Por mais que tenham sofrido alguns cortes de renda e mudanças de contratos com os patrocinadores, Pedro comenta que por causa da relação de confiança com seus clientes o impacto não foi tão forte:
“Somos muito gratos pela boa relação que temos com as marcas que apoiam a UR e a FMS, mesmo com a crise, todas as marcas continuam com a gente e seguem apoiando o projeto”.
Aprendendo compartilhando
O aprendizado mais importante, segundo Pedro, é o de “não ter medo, entender que tem coisas que estão fora do nosso controle e que jamais deve se arrepender”.
Como nos comentou Pedro, a COVID-19 atingiu eles mas puderam aprender e confirmar a importância de construir um relacionamento de qualidade e confiança.
Seus programadores ainda são estudantes da Platzi. “Buscamos que toda a equipe tenha passado pela plataforma. Nós adoramos a cultura da Platzi e os valores que passam aos estudantes, creio que é algo único!”, explica Pedro.
Na verdade, eles estão buscando um front-end!
Inscrições do Platzi DemoDay 2020
Não se esqueça, se você também tem uma startup, queremos saber mais dela. Buscamos fundadorxs latinxs com grande ambição e um produto digital com grande potencial de escalabilidade.
Inscreva-se aqui.
Podem aplicar ao Platzi DemoDay todas as startups que:
-
Têm um MVP antes da Série A
-
Podem apresentar seu pitch em inglês, caso sejam semifinalistas em setembro.
-
Priorizaremos as startups que têm assinatura Platzi Expert ativa. Se você ainda não tem sua assinatura ativa, este é a hora perfeita para adquirir o Plano Expert.