O que é um Networker – O perfil daquele que domina a arte de conectar pessoas

Conhecer pessoas, ser ávido por interagir com elas, e realizar essa façanha com maestria é um superpoder daqueles que detêm o conhecimento na arte de fazer networking. Contudo, a desarticulação, o medo, a ansiedade e a baixo autoestima podem ser a criptonita para aqueles que não dominam essa arte.

Você já conheceu um palestrante que agitou as suas ideias? Já seguiu alguém nas redes sociais que tem uma incrível história de ascensão profissional e se inspirou nela para alcançar seus objetivos? Esses indivíduos que nos mobilizam, nos tiram da nossa zona de conforto e nos inquietam, são bons networkers.

Segundo Reid Hoffman, um empresário norte-americano, conhecido por ser cofundador do LinkedIn, “a forma mais fácil de se transformar, é conviver com aqueles que já são o que você quer ser.” Observar bons networkers e inspira-se em suas experiências poderá nortear as suas estratégias, além de te ajudar a identificar que competências e habilidades você deverá desenvolver para ser um influenciador, um ativo de inestimado valor para uma empresa onde você deseja trabalhar, ou para um parceiro com o qual você deseja realizar um negócio.

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Aptidões dos Bons networkers:

1. São amigos do espelho:
Eles sabem o que são e o que tem para oferecer. Conhecem seus pontos fortes e fraquezas e utilizam as oportunidades para se destacarem dentre os demais, oferecendo o que tem de melhor. Não têm medo de encarar o espelho e reavaliar suas ações, ou reconhecer os seus erros.

2. Têm visão de longo alcance:
Estudam cenários, avaliam desempenhos, identificam pontos de melhorias e calculam como pode agregar valor a uma empresa ou negócio em questão.

3. Pacientes e perseverantes:
Compreendem que a escala para o resultado pode tomar tempo, mas perseveram com um bom exercício tático de planejamento e manutenção de contato.

4. Influenciadores:
São convictos de suas crenças, do seu valor ou do valor de seu negócio, e estão dispostos a disseminar suas ideias ou seus serviços a outros para contagiá-los, atrair sua atenção ou convencê-los.

5. Possuem uma reputação sólida:
São honestos, consistentes, justos, fiéis, pois fidelizam os seus clientes ou as empresas com as quais se relacionam e entregam o prometido muitas vezes indo além das expectativas.

6. Não temem o fracasso:
Se planejam para mitigar os riscos e os danos com bom planejamento. Mas sabem que só tem se êxito tentando e só se pode esperar resultados arriscando!

7. Agregam valor e deixam um legado:
Suas práticas servem de referência para pavimentar o caminho daqueles que desejam seguir os seus exemplos. São mentores e por terem consciência do trajeto, não se esquivam ao transferir o que sabem, não vem no compartilhamento de saberes uma ameaça, mas sim uma oportunidade de ajudar outros e continuar desenvolvendo e crescendo.

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Networking é a arte de conectar pessoas, empresas ou serviços. É a capacidade de construir vínculos duradouros. É o momento compartilhado que gera oportunidades. É a força motriz que potencializa crescimento pessoal, profissional ou nos negócios
Por ser uma arte dinâmica, exige foco, objetivo e estratégias bem elaboradas para ser bem-sucedido.

Inspirar-se em networkers bem-sucedido é uma forma de se preparar para desenvolver conexões mais duradouras. Mas investir tempo, dedicação e estratégia é o que vai te proporcionar galgar o caminho para a realização de networking de forma efetiva.

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