Uma celebração às mulheres que empreendem, criam e investem

8 de Março Celebramos as Mulheres que Empreendem, Criam e Investem

Hoje é dia 8 de Março, o Dia Internacional das Mulheres. Na Platzi a gente quer dedicar esse dia a todas as mulheres fortes que estão criando novas tecnologias, que um dia se arriscaram e decidiram deixar tudo para empreender e gerar alto impacto, ou que decidiram ser líderes e protagonistas investindo em outras mulheres ou projetos de grande escalabilidade.

Tem muitas mulheres sensacionais assim no Brasil, e hoje eu decidi apresentar para você algumas delas. Para comemorar o dia 8, escolhi 10 mulheres que me inspiram. Preste atenção, elas são demais!

Camila Fernandez Achutti
Engenheira e ativista tech

camila.achutti.png

Camila é uma engenheira de Software. Ela cria tecnologia e tem uma carreira incrível com somente 27 anos. Ela é fundadora da consultoria em inovação Ponte 21 e da plataforma de educação em tecnologia Mastertech. Ela também iniciou em 2010 o grupo Mulheres na Computação para promover mulheres em tecnologia.

Lina e Helena, co-fundadoras da Aliança Empreendedora
Empreendedorismo Social

Lina.jpg
helena casanovas.jpg

Lina Maria Useche e Helena Casanovas Vieira são duas mulheres fantásticas de Curitiba que criaram em 2005 a Aliança Empreendedora. Junto à equipe, elas desenvolvem projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda, ampliando o acesso a conhecimento, redes, mercados e crédito para que desenvolvam ou iniciem seus empreendimentos.
Acreditam que todos podem empreender, que o empreendedorismo é o motor da economia e que somente a atuação conjunta de pessoas, empresas, empreendedores, governos e organizações impulsionará o desenvolvimento do Brasil. Entre outras coisas, a AE fez uma plataforma online com cursos para micro-empreendedores, a Tamojunto, que conta com mas de 30.000 usuários.

Renata Favale Zanuto, Co-Head Cubo
Ativadora de Ecossistemas

Renata Favale.jpg

A Renata é umas das mulheres mais conectadas dentro do ecossistema de startups e tecnologia do Brasil. A energia positiva dessa mulher é contagiosa! No momento, ela está liderando o maior Hub da América Latin, o CUBO, instituição sem fins lucrativos do Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint Ventures localizado em São Paulo. Não perca a oportunidade de dar uma volta lá, caso você esteja na cidade.
Antes de chegar no Cubo, Renata trabalhou durante 10 anos na IBM e, entre outros, foi líder do departamento de Startups e Ecossistema.

Marcela Miranda, Partner Seastorm Venture e fundadora da Trigg
Empreendedora

marcelatrigg-.jpg

A Marcela é uma mulher que vale a pena encontrar na sua vida se você quer empreender em tecnologia. Inteligente, diligente e muito atenciosa, ela é uma empreendedora em série. Fundou a Seastorm, uma holding de criação e desenvolvimento de negócios de tecnologia que, entre outros, deu origem à Trigg, uma fintech que funciona com um cartão digital com cashback. Marcela e sua equipe fizeram um exit no mês passado quando a Trigg foi adquirida pelo fundo do banco Omni.

Monica Saggioro Leal e Lara Leman, co-fundadoras do fundo Maya Capital
Investidoras Early Stage

maya capital.jpg

Monica e Lara co-fundaram o Maya, um fundo de investimentos dedicado a startups em estágio inicial da América Latina. (Pode ser bom anotar seus nomes ;D). As duas são amigas e estudaram juntas na Harvad Business School.

O portfólio do Maya Capital já conta com 12 startups, entre elas a NotCo, EmCasa e a Gupy, co-fundada pela Bruna Guimarães, umas das professoras do nosso curso Startup Academy!

Mariana Dias e Bruna Guimarães, Co-fundadoras da Gupy
As executivas que se tornaram fundadoras de startups

mariana e bruna.jpg

Mariana e Bruna se conheceram trabalhando na multinacional Ambev. Em 2015, a Mariana viu uma grande oportunidade de mercado para melhorar os processo de recrutamento das empresas.
As duas abandonaram o emprego confortável que tinham, venderam seus carros e foram morar juntas para lançar a Gupy, um aplicativo que usa ferramentas como análise de perfil e inteligência artificial para melhorar o processo de recrutamento em grandes empresas. A startup foi acelerada pela Wayra em 2016, e recebeu investimentos do Yellow Ventures e Canary em 2017, além do Maya Capital e Valor em 2018

Você pode encontrar a Bruna na aula de recrutamento do curso gratuito da Platzi, o Startup Academy.

Caroline Dalmolin Program Manager no Facebook
Desenvolvedora de comunidades

caroline damolin.jpg

A Caroline, se graduou na Universidade Federal de Santa Catarina. Jovem e entusiasmada, ela subiu muito rápido na carreira. Apaxionada pelo empreendedorismo e a tecnologia, trabalha no Facebook como Program Manager e apoia a Platzi a capactiar tantos desenvolvedores no Brasil.

Laura de Mello, Partner Astella Investment
Uma Venture Capitalist

laura.jpg

Encontrei a Laura em 2016 quando estava procurando uma jurada para a organisação do Seedstars World no Brasil, competição mundial de startups em mercados emergentes. Nessa época era ainda mais difícil encontrar mulheres investidoras para poder fazer parte do nosso painel de jurados. Aí a Laura chegou e foi sensacional! Ela tem um conhecimento muito bom em análise de startups. Além de ser uma VC e fundadora do fundo Astella Investimentos, ela faz parte do board de várias startups brasileiras, como por exemplo MGov o SumOne.

Cristina Junqueira, co-fundadora do Nubank
A Fundadora que está mudando todos os paradigmas

cristina-junqueira-capa-da-forbes-1583259131128_v2_817x1079.jpg

Não podemos escrever um blog post sobre mulheres empreendedoras do Brasil sem mencionar uma das rainhas deste mundo, a Cristina Junqueria, que co-fundou em 2013 o Nubank, o maior neobanco da América Latina.

Além de ser uma das empreendedoras de maior destaque, a Cristina também é investidora.
Por fim, é bom lembrar que ela é agora um ótimo exemplo das mulheres que equilibram maternidade e carreira. Ela falou sobre isso há pouco na revista Forbes Brasil.

Nina Silva, CEO Movimento Black
Executiva TI e Fundadora reconhecida por ser uma das mulheres mais poderosas do Brasil

xnina-silva.jpg.pagespeed.ic.DaGeTXNhCu.jpg

Executiva de Tecnologia da Informação com 17 anos de experiência no segmento de Produtos e Serviços de TI em empresas nacionais e multinacionais, como a SAP, Nina Silva nasceu no Jardim Catarina – RJ, umas das maiores favelas planas da América Latina. Ela construiu uma carreira fenomenal e hoje representa um exemplo para muitas. Reconhecida entre os 100 afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo, ela foi eleita uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes o ano passado. Por fim, a Nina também e empreendedora, co-fundadora do Movimento Black Money!

Se você também quer criar, empreender e crescer, venha aprender com a gente na Platzi. Comece com o nosso curso Startup Academy – 100% gratuito e feito com grandes fundadores brasileiros – inscreva-se aqui.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que