Como funcionam as metodologias ágeis, o Scrum e suas fases?

Você conhece a análise do balanço na árvore? É uma metáfora da realidade de muitos projetos que não deram certo. Não porque não sejam finalizados mas porque o resultado não é o esperado. Este exemplo evidencia a falta de comunicação e entendimento sobre as necessidade e como todos assumem perspectivas diferentes.


Um dos maiores desafios que enfrentamos ao desenvolver um projeto é organizar a equipe e os recursos disponíveis, facilitando a comunicação de todas as partes, incluindo o cliente. Hoje em dia, existem metodologias ágeis que facilitam as atividades, responsabilidades e relações das equipes permitindo criar melhores produtos e, consequentemente, clientes mais satisfeitos.

As metodologias ágeis permitem responder às necessidades do projeto de forma mais rápida e eficiente. Existem várias no mercado, mas uma das mais conhecidas e utilizadas é o SCRUM. Esta metodologia ágil propõe papéis e, com eles, responsabilidades, prazos e resultados são programados, e ela promove o uso de ferramentas que otimizam o trabalho num ciclo de interações constante, em prol de um uso ótimo de tempo e recursos do projeto.

Cada uma das figuras presentes no projeto é parte fundamental para o seu desenvolvimento e execução, mas não basta ter as pessoas corretas. É necessário clareza sobre o que deve ser feito, a quantidade de tempo disponível, quem será o responsável, além de uma comunicação fluida na equipe, onde o cliente está permanentemente envolvido. Com esta participação, as mudanças e retrocessos no projeto final são mitigados, o que se traduz também em custos menores.

Até poucos anos atrás, não se pensava muito na otimização do tempo, já que a estrutura de projetos estava definida de maneira que, ao realizar intervenções, seriam afetados os custos e prazos do projeto. A chegada de novas tecnologias, profissões e papéis criou uma oportunidade de intervir e mudar as coisas assim que fosse necessário deixando de lado o modelo de cascata.

O uso de uma metodologia ágil como o SCRUM tornou possível a participação e envolvimento do cliente, não como figura de comando, ao contrário, como um facilitador para a equipe já que, ao estar imerso, ele entende os processos e pode oferecer o seu conhecimento sobre o que busca criar.

Escolhidos os papéis e as responsabilidades, o tempo deve ser um aliado. Cada interação conta para o sucesso do projeto tanto em execução quanto em custo. Em SCRUM, estas interações são denominadas “Sprint”, estas “caixas de tempo” terão uma duração, seguimento e entregas que permitam construir e ampliar as necessidades do projeto a medida que se desenvolva.

Implemente na sua equipe uma metodologia que te permita ter sucesso nos seus projetos.

Agora, você está mais consciente da necessidade de utilizar uma metodologia que te permita organizar os seus recursos e, ao mesmo tempo, lhe dê mais possibilidades de obter sucesso com o seu cliente. Experimente no seu próximo projeto e você poderá se adaptar melhor ao mercado.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que