Melhore sua relação com o dinheiro!

Imagina se sentir pleno financeiramente, e não me refiro a ter saldo de 7 dígitos na conta bancária, mas que, a partir de sua renda, você possa gerar um bem-estar pessoal com suas finanças. E como diz Tim Maurer: “As finanças pessoais, são mais pessoais que financeiras”.

Para que funciona o dinheiro e por que você deveria se importar?

Muitas vezes nos disseram que o dinheiro não traz felicidade, e de fato ele não traz sozinho, mas ele te permite alcançar situações e coisas que fazem parte de uma vida tranquila e que, em geral, não deveriam ser um problema.

A que me refiro com coisas que não deveriam ser um problema? Aluguéis de casa, alimentação, serviços básicos e acesso ao sistema de saúde. Bom, conseguir isso é possível principalmente com duas ferramentas:

  1. Nunca pare de aprender para melhorar pessoal e profissionalmente.
  2. Planejamento para seu bem-estar financeiro.

Se você está aqui é porque provavelmente já conta com a primeira, então, vamos falar da segunda.

O que é bem-estar financeiro?

Quando falamos de bem-estar financeiro nos referimos a um conceito que se baseia em 4 fatores. Se trata de ter a maior tranquilidade possível sem que suas finanças te dêem dor de cabeça todo mês, toda vez que surge um imprevisto na sua vida, quando antes de gastar você diz “o dinheiro vai e vem, o que importa é minha felicidade” ou quando você tem um objetivo de mudar de casa, viajar, empreender, etc.

Vejamos quais são os 4 fatores que nos dão bem-estar financeiro:

1. Segurança no presente

Ter controle sobre suas finanças diaria e mensalmente, de maneira que você possa cumprir suas necessidades básicas e responsabilidades financeiras. A ideia é que não sobre mês no final do seu salário, mas sim, sobrar salário no final do mês, inclusive depois de pagar o aluguel, os serviços, alimentação e saúde. Com este ponto você resolve a primeira parte: fazer com que as coisas que não devem ser uma problema, não se tornem um.

2. Segurança no futuro

Capacidade para absorver um choque financeiro (olá COVID-19). Poder seguir cumprindo com suas necessidades básicas e responsabilidades financeiras, ou bem adaptá-las a sua nova realidade sem que isso te afete negativamente. Isso pode ser desde ter poupanças, para seguir mantendo seu mesmo nível de vida, até reduzir seus gastos mensais, ou ajustar para prolongar a duração de suas economias enquanto você gera novas rendas. Pronto, segundo ponto está resolvido! Saber sobreviver diante de qualquer eventualidade.

3. Liberdade no presente

Autonomia financeira para tomar as decisões que te permitem desfrutar da vida. Este ponto é fundamental e, na minha opinião, o mais importante.

Se trata de alcançar um equilíbrio justo entre gastos básicos e a possibilidade de se dar os prazeres que te fazer feliz, sempre com responsabilidade, prevendo que estes gastos não devem representar uma felicidade passageira, e que no futuro se transformem em uma preocupação; ou seja, que esses gastos não te impeçam de cumprir suas obrigações.

Vamos muito bem: temos os primeiros 3 pontos completos e já entendemos como fundamentar nossa liberdade no presente de maneira responsável.

4. Liberdade no futuro

Seguir o caminho correto para alcançar seus objetivos. Sabemos que 20% dos estudantes da Platzi querem ou já criaram sua própria empresa de tecnologia. Se você é um deles, este ponto é muito importante. Se não é seu caso, também vai te servir para seus objetivos pessoais a médio e longo prazo.

Quando nos referimos a liberdade no futuro, falamos de que, a partir dos nossos objetivos pessoais – como viajar e se mudar – ou profissionais – como começar um empreendimento -, devemos desenvolver um planejamento onde os objetivos sejam:

  • Específicos em tempo: define quando você deve cumprir com um espaço de tempo definido: uma data concreta.
  • Mensuráveis: quão próximo ou longe estamos de poder ver nossos avanços e retrocessos.
  • Realistas: não quer dizer que o objetivo deve ser simples, mas que devemos estar conscientes de nossas capacidades econômicas, do tempo e dos conhecimentos que devemos ter para alcançar, com responsabilidade e esforço, os nossos objetivos.

Agora que você já sabe porque deve melhorar sua relação com o dinheiro e conhece a estrutura que você precisa para alcançar seu bem-estar financeiro, você se perguntara: como posso alcançá-lo? Que passos devo seguir? Mas não se preocupe, porque na Platzi sempre pensamos no seu crescimento e por isso trouxemos o Curso de Finanças Pessoais, com seu professor Luis Fernando Roquette.

Neste curso você fará um diagnóstico completo de suas finanças e estruturará seus objetivos com um planejamento específico, mensurável e realista que te levará a melhorar sua relação com o dinheiro e a ter um bem-estar financeiro para sempre.

O que você está esperando para começar? Acesse o curso agora!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que