Como escolher entre uma Aceleradora ou Incubadora de Startups?

Quando falamos de startups, uma das questões que sempre recebo é relacionada às Incubadoras ou Aceleradoras de startups.
Existe uma diferença histórica nos modelos de negócio de cada uma delas, apesar de os dois termos serem usados como sinônimos.

As Incubadoras em geral são entidades sem fins lucrativos, geralmente fundadas por órgãos do governo, grandes instituições de ensino ou, associações com interesses diversos no campo das empresas incubadas por elas.
De acordo com o MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) em 2019 existiam 363 Incubadoras ativas no Brasil, destaque para os estados de São Paulo (57), Rio Grande do Sul (40), Minas Gerais (37), Paraná (30) e Rio de Janeiro (28). Acesse o mapeamento oficial do MCTIC aqui

Screen Shot 2020-03-08 at 11.37.52 PM.png

As Aceleradoras de startups, em geral, são entidades com fins lucrativos e o seu modelo de negócio depende que as startups aceleradas por elas sejam bem sucedidas, gerando lucro, sendo vendidas para uma empresa maior ou se tornando uma empresa com ações públicas, comercializadas nas bolsas de valores.
De acordo com a pesquisa do MCTIC em 2019 existem 29 Aceleradoras de startups no Brasil com destaques em São Paulo (7), Paraná (4), Minas Gerais (3), Rio Grande do Sul (3) e Rio de Janeiro (3).

Screen Shot 2020-03-08 at 11.36.46 PM.png

Internamente os programas funcionam de forma semelhante, as Incubadoras ou Aceleradoras se dedicam a auxiliar o desenvolvimento de suas empresas, oferecendo um processo de seleção, mentorias com profissionais especializados em diversas áreas com acesso privilegiado ao mercado e sua rede de conexões. Em muitos casos um aporte financeiro inicial também é oferecido, tudo isso troca de uma porcentagem da startup acelerada ou incubada.

Existe ainda um terceiro tipo de organização que também oferece ajuda às startups brasileiras, conhecido como Laboratório Aberto de Prototipagem.
Estas entidades focam em fornecer um ambiente com espaços de uso variado e diversos tipos de equipamentos especializados, que em geral são de acesso restrito à grandes organizações.
Os Laboratórios Abertos de Prototipagem ainda são novidade no Brasil e tem ganhado bastante tração nos últimos três anos devido à alta demanda e também custo mais baixo para aquisição dos equipamentos especializados em fabricação digital e construção de protótipos físicos (hardware).

Algumas das Aceleradoras de startups Brasileiras que tem ganhado atenção são: StartupFarm (várias cidades e estados Brasileiros), Fábrica de Startups (Rio de Janeiro) e Darwin Startups (Florianópolis, SC). Vale lembrar que a Platzi não tem nenhuma ligação com as Aceleradoras citadas e não endossa nenhum dos nomes acima.

Além dos programas brasileiros você também pode aplicar e fazer o processo de seleção nas maiores Aceleradoras do mundo daí mesmo, de dentro da sua casa, escola ou escritório!
A YCombinator (YC) por exemplo, tem processo de seleção aberto duas vezes por ano, completamente online. Se sua startup for aceita, eles investem US$150k nela e você passa três meses no Silicon Valley trabalhando intensamente com os principais especialistas em tecnologia do mundo.

Eu tive o prazer e privilégio de fazer parte do programa do YC em 2015 com minha segunda startup, o Labdoor. A experiência foi realmente intensa e transformadora, muitos dias e noites sem dormir, melhorando nosso produto e também encontrando respostas para perguntas muito difíceis colocadas diariamente diante de nós pelos mentores e associados da Aceleradora.

Vale lembrar que passar por um programa de Aceleradoras ou Incubadoras não garante que sua startup vai ser bem sucedida.
Na Startup Academy by Platzi (curso 100% gratuito) nosso professor e meu amigo Gustavo Gorenstein, fundador da BxBlue, nos lembra em sua aula “Selecionando Uma Boa Ideia”, que uma startup não segue uma linha reta rumo ao sucesso, o processo é sempre muito mais longo e trabalhoso do que o previsto inicialmente.
Os recursos fundamentais para ter uma melhor chance com sua startup são perseverança, muita leitura, estudos e referências, procurando se rodear sempre de pessoas mais “inteligentes” e experientes que você.
Lembre-se também de que compartilhar o seu conhecimento é uma das melhores maneiras de aprender mais e se conectar melhor com pessoas na sua área de atuação profissional.

Te desejo muito boa sorte na sua jornada e não seja tímido, mande suas perguntas e comentários aqui!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que