Inbound X Outbound. Sem dúvida, faça os dois!

O mercado hoje oscila entre o “novo” Inbound e o “velho” Outbound Marketing. Mas será que todos conhecem, entendem o que são, o que significa e diferencia cada um deles?

De forma resumida, Inbound é o Marketing de Atração, que usa de conteúdo relevante para atrair e converter o mercado-alvo em LEADS e consumidores. Já o Outbound é uma forma de fazer marketing que se coloca em frente ao consumidor, chamando a atenção e até mesmo interrompendo ações e contatos do consumidor para levar mensagens e promoções.

Simplificando: o Outbound é uma estratégia de atração ativa, que busca, vaia atrás do consumidor aonde ele estiver. Já o Inbound é uma técnica mais passiva, que busca atrair o consumidor com conteúdos de interesse.

Qual o melhor?

Nenhum. Inbound e Outbound tem características, ações e estratégias específicas, que se relacionam com determinados tipos de mercado e consumidores. Ambos utilizam de conteúdos, das redes digitais, de SEO e SEM, e todos os meios de comunicação e abordagem ao consumidor. E ambos convertem consumidores ou desconhecidos em clientes ativos, com prazos e resultados efetivos em curto, médio ou longo prazo.

O Inbound tende a gerar relações mais duradouras e efetivas, mais vendas de uma mesmo consumidor. Mas o Outbound tende a ser mais rápido, mas imediatista, tem resultado efetivos mais rápido e um ROI que tende a ser maior.

Então, é preciso, antes e tudo, saber o perfil, o comportamento de consumo do mercado-alvo, para com isso saber como abordá-los, onde abordá-los, onde encontra-los. E então decidir qual a melhor estratégia, se abordar ou atrair, e gerar as ações necessárias.

Por isso, na dúvida, use os dois, pois tanto o Outbound como o Inbound tem pontos positivos, ferramentas e estratégias que atraem o consumidor e oferecem o melhor dos dois mundos para a empresa, e certamente traz os melhores resultados a curto, médio e longo prazos.

Então? Ficou curioso? Interessado? Quer saber mais? Aprenda com os cursos de Inboud e de Outbound Marketing com a Platzi, e fique a frente de seu mercado.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que