O mercado hoje oscila entre o “novo” Inbound e o “velho” Outbound Marketing. Mas será que todos conhecem, entendem o que são, o que significa e diferencia cada um deles?
De forma resumida, Inbound é o Marketing de Atração, que usa de conteúdo relevante para atrair e converter o mercado-alvo em LEADS e consumidores. Já o Outbound é uma forma de fazer marketing que se coloca em frente ao consumidor, chamando a atenção e até mesmo interrompendo ações e contatos do consumidor para levar mensagens e promoções.
Simplificando: o Outbound é uma estratégia de atração ativa, que busca, vaia atrás do consumidor aonde ele estiver. Já o Inbound é uma técnica mais passiva, que busca atrair o consumidor com conteúdos de interesse.
Qual o melhor?
Nenhum. Inbound e Outbound tem características, ações e estratégias específicas, que se relacionam com determinados tipos de mercado e consumidores. Ambos utilizam de conteúdos, das redes digitais, de SEO e SEM, e todos os meios de comunicação e abordagem ao consumidor. E ambos convertem consumidores ou desconhecidos em clientes ativos, com prazos e resultados efetivos em curto, médio ou longo prazo.
O Inbound tende a gerar relações mais duradouras e efetivas, mais vendas de uma mesmo consumidor. Mas o Outbound tende a ser mais rápido, mas imediatista, tem resultado efetivos mais rápido e um ROI que tende a ser maior.
Então, é preciso, antes e tudo, saber o perfil, o comportamento de consumo do mercado-alvo, para com isso saber como abordá-los, onde abordá-los, onde encontra-los. E então decidir qual a melhor estratégia, se abordar ou atrair, e gerar as ações necessárias.
Por isso, na dúvida, use os dois, pois tanto o Outbound como o Inbound tem pontos positivos, ferramentas e estratégias que atraem o consumidor e oferecem o melhor dos dois mundos para a empresa, e certamente traz os melhores resultados a curto, médio e longo prazos.
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