A importância dos Sistemas de Controle de Versão (SCV)

A partir da década de 1970, até início do ano 2000, muitos profissionais (principalmente de software) encararam o desafio de desenvolver projetos de uma maneira complexa.

Existiam 3 problemas principais:

  • Projetos de difícil gestão e liderança.

  • Riscos de que o código de uma pessoa pudesse introduzir uma sobrescrita no avanço formal da equipe.

  • Centralização e baixa probabilidade de trabalho remoto.

Como resposta a este cenário complexo, foram criados diferentes Sistemas de Controle de Versão (SCV):

  • SCCS (1972)

  • RCS (1982)

  • CVS (1986-1990)

  • SVN (2000)

  • BitKeeper SCM (2000)

  • Mercurial (2005)

Apesar de que a evolução acontecia com sucesso, foi com a última tecnologia que o quadro ficou completo, com todas as peças encaixadas de forma funcional e útil. Além disso, a internet como meio de comunicação principal ofereceu tudo para que essa tecnologia fosse de destaque no mundo inteiro.
A chegada de Git no ano 2005 mudou a forma como gerenciamos o código, nos comunicamos e colaboramos com profissionais em projetos de software. Criado por Linus Torvalds, hoje Git faz sucesso na implementação de startups e empresas do setor tecnológico porque oferece segurança, comodidade e velocidade. Apesar de que os outros SCV ainda são utilizados, o Git conseguiu se posicionar no mercado e tudo parece indicar que continuará na conquista. Um grande número de empresas reconhece o prestígio do Git, além disso, a plataforma conta com apoio da legião de fãs do GitHub, uma comunidade que cresce dia a dia.

imagengit.jpg

Qual é o propósito dos sistemas de controle de versão?

Gerir os projetos de forma eficiente e rápida. Possibilitar o retorno a um estado anterior do projeto e conhecer o histórico do projeto ao longo do tempo, desde o começo até a última atualização.

Podemos pensar nos SCV como máquinas do tempo, que permitem voltar a qualquer momento do seu projeto. Por exemplo, o projeto Mestres da web começou com uma primeira versão funcional do website. Mas foi muito tranquilo. Com o passar do tempo continua melhorando e hoje conhecemos uma sexta versão. Se um desenvolvedor novo quer conhecer o trabalho e o processo durante todos esses anos, ele pode conferir sem problemas toda a informação do projeto, pois o Git foi utilizado desde o começo e conserva o registro histórico das mudanças e evoluções.

Cada nova versão introduz melhorias no código, imagens, organização das pastas, etc. O repositório (histórico) criado pelo Git salva e conserva TUDO. É como criar um livro do teu projeto!

Vamos fazer uma outra analogia, temos o famoso CTRL + Z. Quando você está no Word, às vezes acontece que você precisa voltar ao estado anterior porque cometeu um erro. O histórico temporal do Word permite proceder de forma ágil com os erros. Os SCV seguem o mesmo objetivo, a diferença é que os SCV têm um ecossistema para a gestão de cada mudança.

Como realizam a gestão? A metodologia segue 3 bases:

  • Registro de cada modificação do projeto. Cuidam e vigiam todas as modificações.

  • Permitem acesso ao registro. Você pode gerir, compartilhar, administrar e editar o registro do seu projeto.

  • Você pode navegar nas diferentes versões do seu projeto.

Um SCV pode localizar arquivos HTML, CSS, JS, Py, Rb, entre outros, porque é um código fonte de texto plano. No caso das imagens, PDFs, Zip, também pode localizá-los, mas só de forma binária (abre uma imagem com Sublime Text e apresenta a informação no formato binário). Nestes últimos elementos, você não pode identificar onde estão as modificações, porém o Git pode localizá-las e apresentá-las junto com o projeto.

Se você quer saber mais sobre o melhor sistema de versões existente atualmente, não pode deixar de lado o curso de Git e GitHub na Platzi. Comece agora mesmo a criar e gerir seus projetos de forma fácil e rápida!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que