A importância do Email Marketing

A importância do email marketing

Dentro das estratégias de marketing digital, a considerada com mais eficácia para criar relações de longo prazo com cliente é a de e-mail marketing.

Se você pensa que os e-mails não têm tanto poder de marketing hoje em dia, talvez não conheça o verdadeiro potencial de um e-mail, e nem as boas práticas e componentes principais para criar um e-mail impactante.

Benefícios do e-mail

Fazer uma campanha de marketing baseada em e-mails traz muitas vantagens:

  • É econômico já que existem plataformas onde você pode inclusive fazer campanhas gratuitas.

  • Graças à segmentação, você pode conhecer melhor os seus usuários e oferecer-lhes conteúdo mais relevante.

  • Você sempre pode trabalhar na melhoria contínua de alguma métrica mediante o Teste A/B.

  • Conta com o retorno de investimento mais alto.

Você deve ter em mente que hoje em dia as pessoas veem seus e-mails através de dispositivos móveis, por isso tenha sempre presente um design mobile first.

Tipos de e-mail

Dependendo da estratégia que vamos executar, o conteúdo do nosso e-mail varia:

  • E-mail Marketing: Os e-mails têm um objetivo comercial, são enviados a clientes potenciais e têm enfoque em realizar uma conversão.

  • E-mail Transacional: São os e-mails enviados para acompanhar as ações do usuário. Sua taxa de abertura é um pouco mais alta que os demais.

  • Automatização: Nos permite interagir de forma automática com os usuários.

Não importa o tipo de estratégia que vamos utilizar, todos os e-mails são formados pelos mesmos elementos principais:

  • Header: Primeira zona visível aos nossos usuários, é importante que tenhamos a nossa marca presente.

  • Conteúdo personalizado: Utilize os dados que você conhece sobre os usuários, um cliente se sente mais interessado quando lhe enviam um e-mail que menciona o seu nome e leva em conta os seus interesses.

  • Imagens: Bem que se diz que uma imagem vale mais do que mil palavras e é um conteúdo que chama bastante a atenção dos usuários. Busque usar com parcimônia as imagens, que elas sejam leves e estejam otimizadas para a internet.

  • Call To Action: Deve estar associado aos objetivos da sua estratégia, é um texto curto e conciso que busca chamar a atenção do usuário para levá-lo a uma conversão.

  • Footer: Espaço útil para fornecer informação da marca, também devemos incluir a parte legal do e-mail.

Passos para seguir em frente com a sua estratégia

O primeiro que você deve definir é a estratégia e o objetivo da sua campanha. Se não estiver claro como definir uma estratégia para email marketing, recomendo o curso de email marketing

Assim que souber claramente a campanha que você vai desenvolver, deve escolher uma plataforma de envios massivos. O Mailchimp pode ser de grande ajuda, já que fornece muitas ferramentas para análise e design de e-mails.

E lembre-se de escolher os tipos de e-mail que melhor cumpram os objetivos da sua estratégia.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que