A importância do email marketing
Dentro das estratégias de marketing digital, a considerada com mais eficácia para criar relações de longo prazo com cliente é a de e-mail marketing.
Se você pensa que os e-mails não têm tanto poder de marketing hoje em dia, talvez não conheça o verdadeiro potencial de um e-mail, e nem as boas práticas e componentes principais para criar um e-mail impactante.
Benefícios do e-mail
Fazer uma campanha de marketing baseada em e-mails traz muitas vantagens:
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É econômico já que existem plataformas onde você pode inclusive fazer campanhas gratuitas.
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Graças à segmentação, você pode conhecer melhor os seus usuários e oferecer-lhes conteúdo mais relevante.
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Você sempre pode trabalhar na melhoria contínua de alguma métrica mediante o Teste A/B.
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Conta com o retorno de investimento mais alto.
Você deve ter em mente que hoje em dia as pessoas veem seus e-mails através de dispositivos móveis, por isso tenha sempre presente um design mobile first.
Tipos de e-mail
Dependendo da estratégia que vamos executar, o conteúdo do nosso e-mail varia:
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E-mail Marketing: Os e-mails têm um objetivo comercial, são enviados a clientes potenciais e têm enfoque em realizar uma conversão.
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E-mail Transacional: São os e-mails enviados para acompanhar as ações do usuário. Sua taxa de abertura é um pouco mais alta que os demais.
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Automatização: Nos permite interagir de forma automática com os usuários.
Não importa o tipo de estratégia que vamos utilizar, todos os e-mails são formados pelos mesmos elementos principais:
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Header: Primeira zona visível aos nossos usuários, é importante que tenhamos a nossa marca presente.
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Conteúdo personalizado: Utilize os dados que você conhece sobre os usuários, um cliente se sente mais interessado quando lhe enviam um e-mail que menciona o seu nome e leva em conta os seus interesses.
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Imagens: Bem que se diz que uma imagem vale mais do que mil palavras e é um conteúdo que chama bastante a atenção dos usuários. Busque usar com parcimônia as imagens, que elas sejam leves e estejam otimizadas para a internet.
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Call To Action: Deve estar associado aos objetivos da sua estratégia, é um texto curto e conciso que busca chamar a atenção do usuário para levá-lo a uma conversão.
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Footer: Espaço útil para fornecer informação da marca, também devemos incluir a parte legal do e-mail.
Passos para seguir em frente com a sua estratégia
O primeiro que você deve definir é a estratégia e o objetivo da sua campanha. Se não estiver claro como definir uma estratégia para email marketing, recomendo o curso de email marketing
Assim que souber claramente a campanha que você vai desenvolver, deve escolher uma plataforma de envios massivos. O Mailchimp pode ser de grande ajuda, já que fornece muitas ferramentas para análise e design de e-mails.
E lembre-se de escolher os tipos de e-mail que melhor cumpram os objetivos da sua estratégia.