2

O nosso professor de OKRs no Startup Academy, Francisco H. de Mello, fala sobre empreendedorismo e educação.

318Pontos

hace 2 años

Academia de Statups
Academia de Statups

Academia de Statups

Aprenda com os fundadores das principais startups brasileiras a tirar sua ideia do papel e transformá-la em uma startup unicórnio. Startup Academy by Platzi é um curso online e gratuito que te ensina todos os conceitos envolvidos na criação, gestão e fundraising de uma startup.

O Francisco H. de Mello é nosso professor no Startup Academy, alumni na Y Combinator e fundador da startup Qulture.Rocks, que ajuda companhias de médio porte a implementar 1:1s, feedbacks, metas e análises de desempenho. Nós conversamos com ele sobre os desafios de empreender, rotina de estudos e liderança. Confira abaixo:

Platzi: Em algum momento da sua vida você imaginou que estaria à frente de uma startup? Qual é o sentimento disso?

Francisco: Quando eu era pequeno não existia esse conceito de startups, Vale do Silício e etc. Então a minha influência maior, que foi do meu pai e de pessoas próximas à família, era sim de empresários que tocavam suas empresas. Elas não tinham essa cara de startup, eram negócios mais tradicionais, tipo construtora, shopping center, e por aí vai. Mas eu sempre quis ser empresário, no sentido de criar uma empresa e construir uma coisa desse tipo. Eu acho que esse sonho ficou no mudo por um tempo, quando eu trabalhei no mercado financeiro, mas voltou com tudo há alguns anos atrás e eu fundei a Qulture.Rocks. Hoje em dia tenho uma admiração muito maior por empreendedores como meu pai foi, dadas todas as dificuldades, desafios e percalços que um empreendedor vive.

Platzi: Nós sabemos que empreender é uma luta diária. Sua startup tem 5 anos e está se reinventando constantemente. Conta pra gente qual é o seu maior desafio na Qulture.Rocks hoje.

Francisco: O nosso maior desafio, acho que de todos os empreendedores, é equilibrar os incêndios do dia a dia com o plano de médio e longo prazo, que é super importante. É muito perigoso que a gente se distraia com os desafios do dia a dia e acabe perdendo referência do plano e do que é importante no longo prazo. Então eu diria que meu maior desafio é garantir que o que é urgente e menos importante não fique na frente do que é menos urgente e mais importante.

Platzi: Qual a sua rotina de educação hoje, dado que você é uma pessoa extremamente ocupada? Como você faz para nunca parar de aprender?

Francisco: Esse é um tema super importante sobre o qual eu converso muito com os Q Players, que são os colaboradores da Qulture.Rocks. A gente realmente tem que estudar, incansavelmente, o tempo todo. O que eu tento fazer é encaixar leituras, vídeos e cursos em qualquer tempo livre que eu tenho. Então claro que a gente tem que fazer sacrifícios importantes. Não dá pra ter um super hobby, pra trabalhar bastante, pra estudar e pra ter a melhor vida social do mundo. Eu tenho que fazer escolhas, e as minhas escolhas são: trabalhar, minha família e estudar. Então eu estudo em todo tempo livre que eu tenho, basicamente. Assisto pouco Netflix, e tento concentrar toda minha atenção em estudar quando estou no táxi, no escritório com tempo livre e antes de dormir na cama.

Gostou? O Francisco é professor da aula de OKR (Objectives and Key Results) na Startup Academy, nosso curso 100% gratuito ensinado por fundadores de importantes startups brasileiras. Para ter acesso ao conteúdo, é só se inscrever aqui. As aulas começam dia 05 de março. Corre lá.

Academia de Statups
Academia de Statups

Academia de Statups

Aprenda com os fundadores das principais startups brasileiras a tirar sua ideia do papel e transformá-la em uma startup unicórnio. Startup Academy by Platzi é um curso online e gratuito que te ensina todos os conceitos envolvidos na criação, gestão e fundraising de uma startup.
marian
marian
Escreva o seu comentário
+ 2