Francisco H. de Mello, fundador da Qulture.Rocks, fala sobre empreendedorismo e educação.

O Francisco H. de Mello é nosso professor no Startup Academy, alumni na Y Combinator e fundador da startup Qulture.Rocks, que ajuda companhias de médio porte a implementar 1:1s, feedbacks, metas e análises de desempenho. Nós conversamos com ele sobre os desafios de empreender, rotina de estudos e liderança. Confira abaixo:

Platzi: Em algum momento da sua vida você imaginou que estaria à frente de uma startup? Qual é o sentimento disso?

Francisco: Quando eu era pequeno não existia esse conceito de startups, Vale do Silício e etc. Então a minha influência maior, que foi do meu pai e de pessoas próximas à família, era sim de empresários que tocavam suas empresas. Elas não tinham essa cara de startup, eram negócios mais tradicionais, tipo construtora, shopping center, e por aí vai. Mas eu sempre quis ser empresário, no sentido de criar uma empresa e construir uma coisa desse tipo. Eu acho que esse sonho ficou no mudo por um tempo, quando eu trabalhei no mercado financeiro, mas voltou com tudo há alguns anos atrás e eu fundei a Qulture.Rocks. Hoje em dia tenho uma admiração muito maior por empreendedores como meu pai foi, dadas todas as dificuldades, desafios e percalços que um empreendedor vive.

Platzi: Nós sabemos que empreender é uma luta diária. Sua startup tem 5 anos e está se reinventando constantemente. Conta pra gente qual é o seu maior desafio na Qulture.Rocks hoje.

Francisco: O nosso maior desafio, acho que de todos os empreendedores, é equilibrar os incêndios do dia a dia com o plano de médio e longo prazo, que é super importante. É muito perigoso que a gente se distraia com os desafios do dia a dia e acabe perdendo referência do plano e do que é importante no longo prazo. Então eu diria que meu maior desafio é garantir que o que é urgente e menos importante não fique na frente do que é menos urgente e mais importante.

Platzi: Qual a sua rotina de educação hoje, dado que você é uma pessoa extremamente ocupada? Como você faz para nunca parar de aprender?

Francisco: Esse é um tema super importante sobre o qual eu converso muito com os Q Players, que são os colaboradores da Qulture.Rocks. A gente realmente tem que estudar, incansavelmente, o tempo todo. O que eu tento fazer é encaixar leituras, vídeos e cursos em qualquer tempo livre que eu tenho. Então claro que a gente tem que fazer sacrifícios importantes. Não dá pra ter um super hobby, pra trabalhar bastante, pra estudar e pra ter a melhor vida social do mundo. Eu tenho que fazer escolhas, e as minhas escolhas são: trabalhar, minha família e estudar. Então eu estudo em todo tempo livre que eu tenho, basicamente. Assisto pouco Netflix, e tento concentrar toda minha atenção em estudar quando estou no táxi, no escritório com tempo livre e antes de dormir na cama.

Gostou? O Francisco é professor da aula de OKR (Objectives and Key Results) na Startup Academy, nosso curso 100% gratuito ensinado por fundadores de importantes startups brasileiras. Para ter acesso ao conteúdo, é só se inscrever aqui. As aulas começam dia 05 de março. Corre lá.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que