2

O que é a fotografia comercial de produtos?

75Pontos

hace 2 meses

Curso de Fotografia para Redes Sociais
Curso de Fotografia para Redes Sociais

Curso de Fotografia para Redes Sociais

Aprenda e aplique técnicas fotográficas aplicadas a produtos e retratos nas redes sociais. Aproveite a estética do Instagram para abordar a identidade de uma marca ou campanha. Aprenda a falar com seus clientes sobre a fotografia como profissão e faça do Instagram sua melhor ferramentas de trabalho.

A fotografia comercial de produtos tem um forte destaque atualmente nas redes sociais. Isso porque, principalmente o Facebook e Instagram, tem se tornado ferramentas cada vez mais elaboradas e vantajosas quando o assunto é divulgação de produtos e serviços.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre a fotografia comercial de produtos para postagens no Instagram, destacando suas vantagens, seus principais tipos e, também, mostrando como aprender mais sobre esta profissão. Confira!

O que é Fotografia comercial de produtos?

Na atuação da fotografia comercial de produtos, o profissional é responsável por capturar fotos dos objetos de diferentes maneiras com o intuito de que a marca contratante tenha impacto positivo em sua venda e divulgação.

É importante que o profissional tenha em vista que o objetivo final deste processo é a venda. Por isso, este tipo de material deve impactar o cliente, destacar aspectos positivos do produto e, também, mostrá-lo como ele é e sua usabilidade. Assim, é necessária a habilidade de transmitir emoções, sentimentos e informação através do clique e da edição fotográfica.

Para isso, a seguir mostraremos 3 estilos comuns da fotografia comercial. Cada um deles destaca esta habilidade de venda de uma forma diferenciada. Você, como fotógrafo(a), pode focar seu nicho no desenvolvimento de todos estes tipos ou se especializar em um deles. Tudo isso vai depender do seu próprio objetivo de mercado.

Confira agora os três tipos de fotografia de produto:

Tipos de fotografia comercial de produto

Fotografia Still

A palavra “still” deriva do termo em inglês “still life”, ou seja, natureza morta, em português. Esse é um conceito artístico do universo das artes plásticas usado para denominar registros de assuntos estáticos, como vasos, flores, frutas e outros objetos. A fotografia posteriormente se apropriou deste termo para denominar fotos de objetos que não incluem o fator humano ou animal à composição.

Estes registros são amplamente usados na publicidade, por ter um alto potencial de mostrar o objeto em contexto de uso e, também, sentimentos e valores associados à marca e ao produto.

Ou seja, nestas fotos é importante uma preocupação em colocar cenários e objetos de cena que ajude a contextualizar os objetos. Para isso o(a) fotógrafo(a) deve pensar em:

  • Cenários interessantes que contextualizam o objeto na cena;
  • Objetos que agreguem à composição;
  • Trabalhar cores de forma interessante, que ressaltam o produto na fotografia;
  • Trazer texturas e sensações através da imagem.

Fotografia de Fundo Infinito

Outro tipo de fotografia comercial de produto são as fotos de fundo branco ou fundo infinito. Estas fotos geralmente são usadas em e-commerces, pois destacam de forma objetiva o item fotografado, já que não pode haver outros elementos na foto além do produto fotografado.

Para esta foto é importante o foco em todo produto, ou seja, uma fotografia com grande profundidade de campo, e também atenção ao enquadramento que mostre da melhor forma o objeto em sua totalidade. É comum também que se tome 2 ou 3 fotos do mesmo produto para mostrar outros ângulos.

Outro detalhe é que as cores precisam ser fiéis ao objeto fotografado, por isso, o trabalho da edição é o de realçar a coloração de forma real para que os clientes consigam ver de maneira clara o produto que estão adquirindo.

Fotografia de retrato

A fotografia comercial também pode ser de retrato. Neste caso, a intenção é fazer o consumidor ver como aquele item pode ser utilizado ou de, até, causar identificação com a pessoa da foto, aumentando, assim, o desejo de consumo.

Dessa forma a fotografia de retrato tem vários benefícios, como:

  • Mostrar a proporção do produto em relação à pessoa;
  • Evidenciar o caimento da roupa ou do acessório;
  • Mostrar a forma de utilização do produto;
  • Realçar sentimentos e emoções que a marca quer mostrar ao consumidor.

Para estas fotos é importante pensar em cenários e modelos adequados para a cena fotográfica que você pretende criar para o produto. Os resultados deste tipo de fotos são ótimos para redes sociais como o Instagram, pois retratos tendem a gerar mais engajamento, principalmente se a pessoa fotografada tiver um público na internet engajado e com interesses de consumo parecidos com o nicho da marca.

Onde posso aprender sobre a fotografia comercial?

Gostou de saber um pouco mais sobre como funciona a fotografia comercial? Se você quer aprender os detalhes de como fotografar produtos para o Instagram de forma prática, a Platzi tem um curso que vai te ajudar!

No Curso de Fotografia Comercial para Redes Sociais, a fotógrafa e especialista em Marketing Digital, Jéssica Lane, ensina o passo-a-passo para desenvolver fotos “still”, fundo infinito e retrato com qualidade profissional. O curso também mostra como compor estes elementos em uma arte gráfica e postar de uma maneira otimizada para ter maior engajamento no Instagram. Participe!

Curso de Fotografia para Redes Sociais
Curso de Fotografia para Redes Sociais

Curso de Fotografia para Redes Sociais

Aprenda e aplique técnicas fotográficas aplicadas a produtos e retratos nas redes sociais. Aproveite a estética do Instagram para abordar a identidade de uma marca ou campanha. Aprenda a falar com seus clientes sobre a fotografia como profissão e faça do Instagram sua melhor ferramentas de trabalho.
Jessica
Jessica
Escreva o seu comentário
+ 2