Entrevista com o fundador da Avante, Bernardo Bonjean, professor da Startup Academy

Nosso professor da Startup Academy, Bernardo Bonjean, respondeu algumas perguntinhas sobre empreendedorismo e educação. Confira abaixo a entrevista.

Em primeiro lugar, professor, fale um pouquinho de você pra nossa comunidade te conhecer.

Eu sou Bernardo Bonjean, tenho 42 anos e sou fundador da Avante, uma empresa que tem como propósito dar um presente e um futuro melhor para o microempreendedor.
Antes de fundar a Avante, eu trabalhei 15 anos no mercado financeiro. Lugar, na minha opinião, onde é mais fácil ganhar dinheiro e onde mais se cria pessoas arrogantes. Mas foi fazendo Rally, como o Rally dos Sertões e o Paris Dakar, que eu conheci um pouco da realidade do microempreendedor. E foi esse problema que eu escolhi pra resolver, na minha vida.
Fui buscar ajuda, fui estudar na universidade de Harvard antes de fundar a Avante, e hoje estamos aí nessa guerra que é empreender.

Em algum momento da sua vida você imaginou que estaria à frente de uma startup? Qual é o sentimento disso?

Não. Nunca tinha imaginado que eu estaria à frente de uma startup porque eu trabalhei 15 anos no mercado financeiro. Era muito bem sucedido, até que um dia eu tava numa aula na universidade de Harvard e um professor perguntou para todos os alunos o que nós gostaríamos de contar para nossos filhos de 15 anos de idade. Nesta ocasião meu filho tinha 1 ano e eu pensei que teria uma vergonha danada de contar que eu ganhava dinheiro apostando contra o meu país comprando dólar, vendendo bolsa, e naquele momento momento me deu um estalo. Eu falei “preciso criar algo diferente”. E pensei em criar uma empresa do zero.

Nós sabemos que empreender é uma luta diária. Você que já fundou sua startup há 9 anos, conta pra gente qual é o seu desafio na Avante hoje.

Tem vários desafios, né? Mas acho que um desafio que qualquer empresa tem é contratar os melhores talentos. Porque a ideia fica obsoleta, o mercado muda, mas no final do dia, gente é pedra pra tudo. Como a gente consegue o melhor talento pra vir trabalhar com a gente? Tem que ter um propósito, tem que ter um plano de crescimento, esse jovem quer aprender, esse jovem, hoje, entra e fica pouco tempo. Então atrair talento é sempre um desafio.

Qual a sua rotina de educação hoje, dado que você é uma pessoa extremamente ocupada? Como você faz para nunca parar de aprender?

_Eu acho que o saber é o nosso maior patrimônio. A startup pode deixar de existir mas conhecimento é uma coisa que ninguém pode tirar da gente. E a gente tem que ter uma evolução contínua, a gente tem que estar incansavelmente buscando conhecimento.
Eu busco conhecimento de 3 formas:

  1. Eu adoro ler biografia
  2. Estudo cases, porque case não é teoria, são coisas reais
  3. E principalmente converso com outros empreendedores. Eu constantemente procuro por empreendedores que já passaram por aquele desafio, que já erraram. E tento fazer mentoria, bater papo, pedir conselhos.
    São essas três formas. Eu fujo da teoria.
    _
    Como você vê a educação formal e informal abrindo portas para que você chegasse até aqui?

_As escolas estão no séc XIX, os professores tão no séc XX e os alunos tão no séc XXI. Então tá mudando muito, estão surgindo novos modelos de ensino, eu tento fugir hoje um pouco da academia e ir para plataformas, livros recém lançados que estão à frente do que hoje se vê no mundo acadêmico tradicional. _

Gostou da visão do Bernardo? Ele faz parte do nosso time incrível de professores fundadores das principais startups brasileiras. Inscreva-se agora no Startup Academy e aproveite tudo o que eles têm a ensinar.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que