Guia básico para entender o que é um hacker e como se tornar um | Platzi

Ser hacker o hackear é todo o esforço técnico para manipular um sistema, já seja para conseguir algum beneficio ou para encontrar vulnerabilidades e prevenir sua exploração indevida.

Dizem que existe Black Hat hackers, esses são os maus, os que querem quebrar coisas. E dizem que há White Hat hackers, esses são os bons, os que nos protegem. Outra forma em que se diferenciam ambos bandos é com os términos hacker (os bons) e cracker (os maus), mas para términos práticos e porque é a forma mais comum, dizemos apenas hacker.

O que é um hacker e o que constrói?

Um hacker não destrói, um hacker cria.

Os criadores do Arduino, o chip mais barato com a menor placa possível para realizar experimentos eletrônicos, os criadores do Raspberry Pi, o menor computador do mundo, os dois foram de grupos de hackers. Nada foi destruído, um novo sistema foi construído.

Mesmo aquelas pessoas que viram o surgimento e o potencial do GitHub, porém seu código-fonte é fechado (muito mais agora que foi adquirido pela Microsoft) e queriam uma versão livre e gratuita, essas pessoas criaram o GitLab e eles também são hackers.

Zero Day Exploit

O iPhone possui um ótimo sistema FaceID e há telefones com reconhecimento de impressão digital muito eficaz e seguro. Mas esses telefones nem sempre eram seguros, as primeiras versões de reconhecimento tinham vulnerabilidades.

Se alguém descobrir pela primeira vez uma falha em qualquer um desses sistemas de segurança, por qualquer motivo, essa primeira "descoberta" será conhecida como Zero Day Exploit ou exploits de “dia zero”

Muitas dessas vulnerabilidades são corrigidas com atualizações, e é por isso que é tão importante manter nossos computadores com a atualização mais recente.

Há também um mercado legal e aberto para esses exploits. O mais popular de todos é chamado Zerodium.

image (48).png

Zerodium paga grande quantias de dinheiro às pessoas que obtêm Zero Day Exploit no Android ou iOS e até aplicativos como o WhatsApp. Eles podem pagar até dois milhões de dólares.

Os clientes desses tipos de empresas são organizações de espionagem ou organizações dedicadas a atacar outras organizações. Por exemplo, o hack no telefone de Jeff Bezos, que encerrou seu casamento após a descoberta de sua infidelidade, ocorreu devido a uma Zero Day Exploit comprado pelo governo da Arábia Saudita.

Nada pode parar essa prática. Ele sempre existirá e existe um mercado dedicado a encontrar exploits, aproveitando-as e até vendendo-as.

Investigação vs. Execução

Existem hackers que fazem investigação e outros que ele fazem execução.

Sendo inexperientes, nos preocupamos mais com a execução do que com a investigação. Começamos a baixar exploits e a tentar parecer legal com os amigos sem saber o que está realmente acontecendo. Esses tipos de hackers são os que acabam na cadeia. Eles não sabem o que estão fazendo e acham que é uma brincadeira.

Pelo contrário, se você deseja fazer uma pesquisa profunda sobre hackers e como implementar esse conhecimento para o benefício da sociedade, da indústria e da sua carreira, o que você precisa fazer é saber como programar, saber sobre sistemas operacionais, sobre redes, para conhecer em profundidade como nossos dispositivos funcionam.

  • Os hackers que fazem investigações e as utilizam são os que constroem os novos sistemas operacionais, os que ultrapassam os limites de nossa indústria e os que nos protegem descobrindo sistemas vulneráveis.

Leis e contra-ataque

Quando você é vítima de um ataque, deve revidar. Mas isso não significa destruir o equipamento da outra pessoa. Não se trata de invadir e excluir o banco de dados.

O contra-ataque correto é descobrir quem fez isso e prosseguir legalmente.

Um hacker deve saber sobre leis, todos os países as têm, e se você acha que o governo é incompetente e a polícia não sabe sobre a Internet, é mentira. Todos os países possuem uma unidade dedicada a crimes de segurança informática.

Como começar a aprender hacking

Você pode começar com estes cursos disponíveis na sua assinatura da Platzi:

Os hackers não estão aí para causar prejuízos e esse não deveria ser o motivo pelo qual você deveria se tornar um. Se você quer ser um hacker, que seja porque você deseja criar novos sistemas ou tornar os sistemas existentes muito mais fortes para proteger a segurança de milhões de pessoas em todo o mundo.

Aprenda como funciona as Redes de Internet e outros muitos cursos que pode torná-lo um especialista contra certos tipos de hacking.

E lembre-se: nunca pare de aprender! �

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que