Entenda mais sobre pensar seu negócio como projeto

Desde o início do século XX, com a chegada dos computadores, o mundo vive a Era da Informação.
Neste período, a livre circulação de conhecimento e know-how tornou o mundo mais competitivo e neste mercado de constantes novidades, as empresas que mais se destacam são as que melhor se organizam e otimizam os recursos que possuem.

Se você está pensando em abrir uma empresa, saiba que pensar o negócio é importantíssimo para ter sucesso, mas se você já tem uma empresa, não se preocupe, organização e planejamento são fundamentais para melhorar a administração de um negócio já constituído.

As grandes empresas são grandes porque entendem que para sobreviver e se destacar, devem estar em constante inovação, investindo em diversos meios ao mesmo tempo, diversificando e remanejando seu esforço ocioso. Porém estas empresas tem um movimento mais lento, assim como um grande navio que para fazer qualquer mudança de direção leva bem mais tempo e esforço, diferente de uma pequena lancha.
Atualmente vivemos o tempo das startups que já nascem rápidas e inovadoras com foco em “pivotar” seus negócios para validar o quanto antes e escalar ao máximo.

Sendo uma grande empresa ou uma startup, é preciso que organização não desperdice os recursos disponíveis, sendo essencial um Planejamento Estratégico bem feito. Muitas startups já nascem fracas por não terem uma visão de planejamento clara.

jo-szczepanska-5aiRb5f464A-unsplash.jpg

O nome parece complicado, mas seguindo algumas diretrizes é possível elaborar um bom Planejamento Estratégico. Ele serve como um guia importante na definição de quais projetos devem ser executados para que a empresa concretize sua Missão e Visão.
Outro ponto importante é acompanhar periodicamente os projetos definidos no Planejamento Estratégico.
Atrasos e gastos excessivos, por exemplo, devem ser prontamente identificados e, nesse momento, é preciso ter um plano de ação para correção da rota da empresa.

Para ter êxito, deve-se acompanhar um ciclo que tem por objetivo organizar a empresa e seus processos para melhor performance, de acordo com os seus objetivos estratégicos que são os resultados que a organização pretende atingir dentro de uma perspectiva de tempo.
Além disso, qualquer organização deve ter bem claros as suas metas que apontam o desempenho desejado para um determinado indicador. Estes indicadores mostram se os esforços para alcançar os objetivos estão indo de acordo com o esperado.
E uma forma muito utilizada para desenvolver objetivos estratégicos são os projetos. Um projeto é um esforço temporário empreendido exclusivamente criar um produto, serviço ou resultado único. Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos.

Com a mudança de mindset que vem junto com as novas gerações, também ganham força os métodos ágeis como uma alternativa à gestão tradicional de projetos.

Eles nasceram nos braços do desenvolvimento de software, mas hoje podem ser aplicados a qualquer tipo de projeto, inclusive os que não se remetem ao software. Os métodos ágeis vem ajudando muitas equipes a encarar a imprevisibilidades dentro de um projeto através de entregas incrementais e ciclos iterativos.

Os métodos ágeis buscam promover um processo de gerenciamento de projetos que incentiva a inspeção e adaptação frequente. É uma quase uma filosofia que acaba por incentivar o trabalho em equipe, a auto-organização, a comunicação frequente, o foco no cliente e a entrega de valor.
Essa visão de otimização não abandona os preceitos da gestão de projetos, mas basicamente, propõem práticas eficazes que se destinam a permitir a entrega rápida e de alta qualidade do produto, tendo uma abordagem de negócios que alinha o desenvolvimento do projeto com as necessidades do cliente e os objetivos da empresa.

helloquence-5fNmWej4tAA-unsplash.jpg

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que